quinta-feira, 8 de novembro de 2012

VAGAS TUTORIA - DIVERSOS LOCAIS‏

De cinco a 14 de novembro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de tutores presenciais para os cursos de graduação em Filosofia, Letras/Inglês e Letras/Português oferecidos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Polo de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil de Governador Valadares (Polo UAB/GV).
A seleção constará de duas etapas: prova online e análise de currículo seguida de entrevista por telefone. Podem se inscrever graduados com experiência de um ano no magistério (educação básica ou ensino superior presencial ou a distância), pós-graduados (Lato Sensu ou Stricto Sensu) ou estudantes vinculados a programas de pós-graduação Stricto Sensu. A carga horária é de 20 horas semanais, com bolsa no valor de R$ 765,00.

Clique AQUI e confira o edital.
_____________________

Em Bom Despacho, no Centro-Oeste do estado,  estão abertas as inscrições para o processo seletivo de tutores presenciais para o curso de Administração Pública. São quatro vagas – dois titulares e dois suplentes.
As inscrições ocorrerão no período de 05 a 14/11/2012, e serão realizadas por meio do preenchimento de Ficha de Inscrição disponível na página do CEAD (www.cead.ufla.br), que deverá ser impressa e enviada para a secretaria do CEAD/UFLA, acompanhada de uma cópia do Currículo Lattes do candidato e suas devidas comprovações.
__________________
O Campus Maracanã abriu, nesta quarta-feira (07), edital com quatro vagas para tutores presenciais da Rede e-Tec Brasil, nos municípios/polo de Tutoia e São Luis Gonzaga. Os profissionais atuarão no curso a distância de Agropecuária, que é oferecido nas formas Subsequente e Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
Como bolsista da Rede, os tutores presenciais receberão o valor mensal de R$ 765,00, que será pago pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).
As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas no período de 12 a 20 de novembro, das 8h às 12h e 14h às 17h, no município em que estiver concorrendo à vaga.
Para maiores informações, consulte aqui o edital.
_______________
Seleção de Pedagogos e Professores para atuarem como Tutores.
O presente Edital estabelece instruções especiais destinadas à realização de Processo de Seleção para pedagogos e professores do Quadro Próprio do Magistério para atuarem como Tutores de Cursos de Educação a Distância – EaD, visando suprir vagas que constam no Anexo I do Edital e compor Banco de Reserva.
O período é de 15 de dezembro de 2012 a 15 de fevereiro de 2013.
Para maiores informações, acesse aqui o edital.
__________________
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FERNANDÓPOLIS
Estabelece normas do Processo Seletivo para formação de cadastro de reserva de Tutores de Polo e Orientadores Acadêmicos para o Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade à distância.
Para maiores informações, acesse aqui o edital.
_____
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A MULHER
CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM/UFMG e o Centro
de Apoio à Educação à Distância da Universidade Federal de Minas Gerais –
CAED/UFMG – fazem saber que no período de 12 a 18 de Novembro de 2012 estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de 02 (dois) Tutores Presenciais, que realizarão o acompanhamento das disciplinas oferecidas no Curso de Extensão em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, na modalidade à distância, nos Polos de Confins e Itabira que integram o Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM/UFMG, com o apoio da Secretaria Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), da Secretaria Especial de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial SEPIR, do Ministério do Planejamento e do Fundo das Nações Unidas para a Mulher.
Para mais informações, acesse aqui o edital.
_______
A Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para a contratação de BOLSISTAS que atuarão como TUTORES A DISTÂNCIA no curso de graduação em Física na modalidade a distância da Universidade Aberta do Brasil – UAB, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
As inscrições deverão realizar-se no período de 30 de outubro e 14 de novembro de 2012.
Para maiores informações, acesse aqui o edital.
___________

Fontes: EADAMAZON, http://www.ufla.br/ascom/ e http://www.anated.org.br/

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Curso Online de Acessibilidade‏

O curso Acessibilidade por meio da Educação a Distância oferece aos participantes o conhecimento sobre a Lei da Acessibilidade e muito mais.Carga Horária: 4 horas / Duração: 30 dias
Documentos e publicações úteis:
Normas ABNT de Acessibilidade
 Lista de Verificação CREA–RJ Deficiência Auditiva
 Lista de Verificação CREA–RJ Deficiência Motora
 Lista de Verificação CREA–RJ Deficiência Visual
 Manual MTE Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho
 Manual Ministério do Turismo e Acessibilidade

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dez cantadas verdes‏

Dez cantadas verdes

Rio+20 chegou ao fim. Quem ficou na correria nas últimas semanas pode aproveitar um pouco a noite carioca nesta sexta-feira. Como é grande a chance de esbarrar com outros participantes da conferência e das dezenas de eventos paralelos que ocorreram (e ainda ocorrem) na cidade, o Blog do Planeta lista dez cantadas verdes. Será que funcionam?
1. Me recicla?
2. Tenho uma fonte renovável de energia!
3. Vamos perpetuar a espécie?
4. O clima vai esquentar.
5. Quer testar minha sustentabilidade?
6. Quero seguir sua pegada ecológica.
7. Adorei sua biomassa!
8. Se você verde é assim, imagina madura!
9. Vamos fazer uma conferência lá em casa?
10. Meu amor por você não é biodegradável. Vai durar mais do que copinho de plástico!
Alguma ideia a mais?
Brincadeiras à parte, navegue pelo Blog do Planeta e no site de ÉPOCA para ler as reportagens e os artigos que publicamos em nossa cobertura especial da Rio+20. Aqui, algumas delas:

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A Gafe para a História

Agora só se fala em gafe. É a nova moda da imprensa. Cobrir a gafe do Lula, a gafe do Bush, a gafe do William Bonner, etc. Pela regra, gafes são deslizes na forma de ações ou palavras impensadas que involuntariamente causam constrangimento ao autor ou às pessoas ao seu redor.
Há um pensador muito interessante que pode lançar luz sobre esse assunto tão atual. Trata-se de Erasmo de Rotterdam, um controverso humanista do século XV e autor de, entre outros livros, “O Elogio da Loucura” e “A Civilidade Pueril”. Este último, menos conhecido, porém um verdadeiro manual bizarro sobre como deve se portar um nobre.
Naquela época a nobreza européia se deparava com um “adversário” à altura, tratava-se da burguesia, uma classe de novos ricos que obtinham seus rendimentos de uma forma não tão honrada para aquele momento, através do comércio.
Quais eram as verdadeiras diferenças entre as pessoas dessas duas classes? Na verdade nenhuma, pelo menos até os nobres, ameaçados, inventarem um batalhão de frescuras, a fim de colocar o novo rico comerciante em situação constrangedora. Qualquer semelhança com a atualidade é mera coincidência, certo?
Porém, lembremos que no século XV as pessoas não tinham lá costumes tão “higiênicos” quanto hoje. Devido a isso, o manual de Erasmo se transforma em um verdadeiro catálogo de humor bizarro aos nossos olhos. Dentre as recomendações do pensador, destacam-se a limpeza dos dentes e o cuidado com os modos à mesa, nada mais correto. O problema é encontrado nos detalhes: “Limpem os dentes, de preferência à moda espanhola, com urina”. Atrativo, não?
À mesa, as coisas não eram nada menos asquerosas: a recomendação era não apoiar-se em apenas uma nádega, pois poderia parecer que o nobre estaria a eliminar gases. Caso realmente os estivesse eliminando, o recomendado era tossir para disfarçar o barulho. Erasmo enfatiza ainda que um verdadeiro nobre não deveria jogar os restos de comida debaixo da mesa.
Temos de cuidar para não julgarmos essas pessoas com os olhos do presente, pois estaríamos cometendo anacronismo. Entretanto, se Erasmo recomendou que não agissem dessa forma, certamente essas atitudes eram comuns para a época.
Enfim, o que podemos trazer desse tempo para o nosso presente? Observamos que desde 500 anos atrás, uma minoria vem se utilizando de normas de etiqueta para se engrandecer e reduzir os outros. Não seria essa atitude uma verdadeira gafe? Se a gafe ocorre quando colocamos os outros em situações constrangedoras, sim. Um verdadeiro paradoxo. Uma atitude muito mais asquerosa do que os corriqueiros modos do século XV.

domingo, 4 de novembro de 2012

MOOCs (Massive Open Online Courses) ‏

MOOC´s - Você sabe o que é?

O que será esse tal de MOOC´s?


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eW3gMGqcZQc

Use nossas DICAS de Tradução de Vídeos.

Vale a pena?

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=r8avYQ5ZqM0

Informação e Conhecimento em MOOC.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bWKdhzSAAG0



Traduções? Veja em DICAS :)



Especialização Internacional em Sustentabilidade - Inscrições abertas‏

No Brasil a UNEB está coordenando.

Continuam abertas as inscrições para o curso de especialização Máster Internacional em Energía, Agroecología y Territorio (Mieat), que está  sendo coordenado no Brasil pela UNEB.
A pós-graduação lato-sensu, voltada para graduados nas engenharias e áreas afins, será promovida nas modalidades de educação a distância (EaD) e semipresencial. Outras instituições coordenarão o curso na Espanha, Paraguai e Nicarágua.
O projeto do curso tem a coordenação da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), com a chancela da Cátedra Unesco de Sustentabilidade da UPC, rede internacional de pesquisa sobre o tema que reúne pesquisadores e universidades de todo o mundo, e será administrado pela Universidade de Lleida (UdeL).
Para participar da especialização, os interessados devem acessar o site www.mieat.es para ter acesso a informações sobre investimento, processo seletivo e como efetivar inscrição.

:) O Lobo mau e os três porquinhos e as construções sustentáveis

O filho quer dormir e pede ao pai (engenheiro) para contar uma história e ele conta a dos três Porquinhos.

Meu Filho, era uma vez três porquinhos (P1, P2 e P3) e um Lobo Mau, por definição, LM, que vivia os atormentando.

P1 era sabido, fazia Engenharia Eletrônica e já era formado em Engenharia Civil.

P2 era arquiteto e vivia em fúteis devaneios estéticos absolutamente desprovidos de cálculos rigorosos.

P3 fazia Comunicação e Expressão Visual na ECA.

LM, na Escala Oficial da ABNT, para medição da Maldade (EOMM) era considerado Mau nível 8,75 (arredondando a partir da 3ª casa decimal para cima). LM também era um mega investidor imobiliário sem escrúpulos e cobiçava a propriedade que pertencia aos Pn (onde ´n´ é um número natural e varia entre 1 e 3), visto que o terreno era de boa conformidade geológica e configuração topográfica, localizado próximo à Granja Viana.

Mas nesse promissor perímetro P1 construiu uma casa de tijolos, sensata e logicamente planejada, toda protegida e com mecanismos automáticos.
Já P2 montou uma casa de blocos articulados feitos de mogno que mais parecia um castelo lego tresloucado.

Enquanto P3 planejou no Autocad e montou ele mesmo, com barbantes e isopor como fundamentos, uma cabana de palha com teto solar, e achava aquilo ´o máximo´.

Um dia, LM foi até a propriedade dos suínos e disse, encontrando P3:
- ´Uahahhahaha, corra, P3, porque vou gritar, vou gritar e chamar o Conselho de Engenharia Civil para denunciar sua casa de palha projetada por um formando em Comunicação e Expressão Visual!´

P3 correu para sua amada cabana, mas quando chegou lá os fiscais do CREA já haviam posto tudo abaixo. Então P3 correu para a casa de P2.

Chegando lá, encontrou LM à porta, batendo com força e gritando:
- ´Abra essa porta, P2, ou vou gritar, gritar e gritar, vou chamar o Greenpeace , para denunciar que você usou madeira nobre de áreas não-reflorestadas e areia de praia para misturar no cimento.´

Antes que P2 alcançasse a porta, esta foi posta a baixo por uma multidão ensandecida de ecos-chatos que invadiram o ambiente, vandalizaram tudo e ocuparam os destroços, pixando e entoando palavras de ordem.

Ao que segue P3 e P2 correm para a casa de P1. Quando chegaram na casa de P1, este os recebe, e os dois caem ofegantes na sala de entrada.

P1: O que houve?

P2: LM, lobo mau por definição, nível 8.75, destruiu nossas casas e desapropriou os terrenos.

P3: Não temos para onde ir. E agora, que eu farei? Sou apenas um formando em Comunicação e Expressão Visual!

Tum-tum-tum- tum-tuuummm! !!! (Pai "i*sto é somente uma simulação de batidas à porta, meu filho! O som correto não é esse.*")

LM: P1, abra essa porta e assine este contrato de transferência de posse de imóvel, ou eu vou gritar e gritar e chamar os fiscais do *Conselho Regional de Engenharia *em cima de você!!!, e se for preciso até a turma do Meio Ambiente e aquele tal de CONFEA.

Como P1 não abria (apesar da insistência covarde do porco arquiteto e do...do... comunicador e expressivo visual) LM chamou os fiscais, e estes fizeram testes de robustez do projeto, inspeções sanitárias, projeções geomorfológicas, exames de agentes físico-estressores, cálculos com muitas integrais, matrizes, e geometria analítica avançada, e nada acharam de errado. Então LM gritou e gritou pela segunda vez, e veio o Greenpeace, mas todo o projeto e implementação da casa de P1 era ecologicamente correta.

Cansado e esbaforido, o vilão lupino resolveu agir de forma irracional (porém super comum nos contos de fada): ele pessoalmente escalou a casa de
P1 pela parede, subiu até a chaminé e resolveu entrar por esta, para invadir.

Mas quando ele pulou para dentro da chaminé, um conjunto de dispositivos mecatrônicos instalados por P1 captou sua presença por um sensor térmico e outro de movimento, e ativou uma catapulta que impulsionou LM com uma força de 33.300 N (Newtons) para cima com uma inclinação de 32,3° em relação ao solo.
Este subiu aos céus, numa trajetória parabólica estreita, alcançando o ápice, onde sua velocidade chegou a zero, a 200 metros do chão.

Agora, meu filho, antes que você pegue num repousar gostoso e o Papai te cubra com este edredom macio e quente, admitindo que a gravidade vale 9,8 m/s² e que um lobo adulto médio pese 60 kg, calcule:

a) o deslocamento no eixo ´x´, tomando como referencial a chaminé.
b) a velocidade de queda de LM quando este tocou o chão (considere o atrito pela viscosidade do ar).

- Já calculou ????
- Então durma...


Então? Rir é ou não é o melhor remédio?
:)