sábado, 5 de setembro de 2015

As redes sociais podem ser uma ferramenta de TI útil?


funiber-redes sociais
Está demonstrado que sim. As redes sociais podem ser uma ferramenta de TI útil. Elas favorecem o diálogo e a interação, assim como originam comportamentos mais solidários e respeitosos.
Universia Costa Rica revela, em um texto sobre um estudo realizado pela consultora EMarketer, que 1 em cada 5 pessoas no mundo usou alguma rede social pelo menos uma vez este ano. O estudo, que indica, além disso, um crescimento de 14% no número de pessoas que utilizam as redes desde 2012, tem pendente um crescimento quanto ao âmbito educativo.
Redes sociais na educação
Embora muitos pais e professores acreditem que esta ferramenta não é totalmente recomendável para os estudantes, os especialistas fazem um apelo para a inversão desta perspectiva e para o uso destas ferramentas a serviço de um ensino mais didático. Deste modo, tanto os telefones quanto os tabletes e as redes sociais podem ser utilizados na sala de aula para favorecer a criação e a difusão de conteúdos, com os quais estariam sendo promovidos a cooperação, o respeito e a solidariedade, entre muitas outras qualidades.
Muitos de vocês agora mesmo estão pensando nas redes sociais sem nenhuma temática definida e sem nenhum tipo de usuário, como é o exemplo do Twitter ou Facebook, mas existem outros tipos de rede social. Há um amplo leque de possibilidades para escolher, como, por exemplo, a rede profissional ou mista. As redes profissionais são aquelas destinadas a gerar relações profissionais entre os usuários. Ao contrário, as mistas oferecem aos usuários e às empresas um ambiente específico para desenvolver atividades tanto profissionais quanto pessoais, dependendo de seus perfis. Por isto, devemos verificar qual delas pode contribuir mais para a educação.
Quais redes sociais ou plataformas educativas são as que mais podem me beneficiar?
Bem, existem várias, elas evoluíram incluindo novas ferramentas colaborativas, como blogs, chats, fóruns, etc. Mas, entre elas, as plataformas mais famosas são: Edmodo , Schoology ,Course Sites By BlackboardLectrioUdemy , RCampusTwiducateHootcourseMoodle, entre outras.
Por outro lado, não existem apenas redes que se dedicam à educação propriamente entendida como aprendizagem, mas há também aquelas que podem ser úteis para muitas outras coisas, como encontrar trabalho. Existem plataformas, coloquemos como exemplo o Linkedin, que é um site orientado aos negócios, para rede profissional. Através desta rede, é possível investir ações na bolsa de valores e estabelecer contato com profissionais com os quais você tenha relação, entre outras opções. Outro site conhecido é o Infojobs, um site privado de emprego.
Rede de blogs
Por último, através dos blogs, podemos nos beneficiar dos conhecimentos de outros usuários da rede ou escrever o nosso próprio. Há diferentes tipos de blogs, como o blog educativo, composto por materiais, experiências, reflexões e conteúdos didáticos. Estes blogs permitem aos professores a exposição e a comunicação entre diferentes educadores e alunos. Mas não existem apenas blogs educativos; também existem os blogs corporativos e organizacionais. Os blogs corporativos são os que costumam fazer parte de uma estratégia de marketing de conteúdos, com a finalidade de atrair a visita de buscadores e diretórios de Internet para o site da empresa e conseguir clientes interessados em um produto ou serviço.
Por tudo isso, recomenda-se a todo o mundo usá-las não só como entretenimento, mas também como ferramenta didática e profissional.
Por María Reguero

Fontes:

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

EaD: o futuro da educação é agora


O ensino a distância se destaca cada vez mais como uma opção prática a quem precisa conciliar estudo e trabalho. Saiba mais sobre este recurso que fortalece a noção de formação contínua e une tecnologia, autonomia e conhecimento


Frequentar uma instituição de ensino e estudar sem estar fisicamente presente é possível hoje graças à evolução das tecnologias de informação e comunicação (TICs). A Educação a Distância (EaD) surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podem frequentar um curso de forma presencial. Atento à ampliação do conceito de EaD, o Pense Empregos oferece neste espaço um canal sobre o tema, com cursos, notícias e perspectivas educativas, pois o conhecimento e o aprendizado constantes são cada vez mais importantes na vida das pessoas e das empresas.EaD
A EaD é um recurso que contempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do aluno, uma peça-chave do processo de aprendizagem. O aluno possui neste processo um papel fundamental, pois o professor apenas o orienta em sua aprendizagem. O aluno é quem escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais. Não é necessário nem que o professor ou o aluno estejam presentes em um local específico: a formação acontece por meio de dispositivos que fornecem o material didático, tais como CD-ROM ou o ambiente virtual. A correção e o acompanhamento do aprendizado do estudante são feitos através da Internet, em plataformas específicas ou mesmo por e-mail. No entanto, a avaliação pode requerer a presença do aluno em alguns casos.
No ensino à distância, a comunicação é realizada através de múltiplas vias e a tecnologia é uma aliada para ampliar e superar limites de tempo e espaço. A comunicação e os estudos se dão por teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, blogs, plataformas virtuais específicas, enfim, em um ambiente multimídia que possibilita a interação entre alunos e professores.
Mas o simples uso de tecnologias avançadas não garante um ensino de qualidade: a metodologia e as estratégias de ensino devem incorporar o potencial de informação da Internet. A educação deixa, assim, de ser concebida como um processo de transferência de informações para ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno. Na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina.
A EaD também fortalece a noção de educação contínua ou continuada, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre. A teoria é aliada à prática, e a reflexão sobre as próprias experiências ampliam os horizontes e as possibilidades.

Cada vez mais, a EaD se destaca como um caminho estratégico que vai trazer transformações profundas na educação. É, ainda, uma opção prática, afinada com os novos tempos, para fomentar o crescimento profissional, conciliando estudo e trabalho. Baseada nos quatro pilares da Educação do Século XXI, publicados pela Unesco (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser), a EaD se estabeleceu para ficar, e é vista hoje não apenas como modalidade de ensino, mas como o próprio futuro da educação no Brasil e no mundo.

Fonte: http://revista.penseempregos.com.br/noticia/2012/01/ead-o-futuro-da-educacao-e-agora-3618452.html

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Conselho profissional que nega curso EaD comete abuso ou ilegalidade

Conselho profissional tem de aceitar curso à distância reconhecido pelo MEC

distance-learning-jpgConselho profissional que se nega a registrar curso aprovado e reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura, apenas por ser à distância, comete abuso ou ilegalidade. O entendimento levou a 2ª Vara Federal de Florianópolis a conceder liminar em favor de um engenheiro que teve negado, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, o registro de seu certificado de MBA (master of business administration) em segurança do trabalho.
Ao negar a habilitação, o Crea-SC alegou que só reconheceria o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), sediado em Indaial (SC), após a aprovação do referido curso — ministrado pelo Núcleo de Educação à Distância (Nead). Posteriormente, o Crea enviou e-mail ao autor, informando que o cadastro do curso havia sido indeferido por ser ministrado à distância e por ser um MBA.
O juiz federal substituto Hildo Nicolau Peron observou que a Lei 9.394/96, a chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 48, determina que os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
Para o julgador, é paradoxal que o MEC, de um lado, autorize o funcionamento do curso à distância e, de outro, o Crea catarinense deixe de registrá-lo, impedindo que o autor emita as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) nessa especialidade. ‘‘Representa, mais, a incompreensão deste quanto à necessidade de fazer uma interpretação histórica do regramento antigo à luz da tecnologia da informação, que atualmente permite a realização de certos cursos on-line com os mesmos resultados dos cursos presenciais’’, complementou em seu despacho, datado de 10 de agosto.
Além do fundamento jurídico, Peron entendeu que a ordem liminar é necessária em função do registro ser obrigatório e também porque o engenheiro do trabalho demonstrou, em juízo, que estava recebendo ofertas de trabalho na sua área. A questão ainda será julgada em seu mérito. Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
CLIQUE AQUI para ler a Liminar

Fonte: CONJUR

Fonte: http://www.educacaoadistancia.blog.br/conselho-profissional-tem-de-aceitar-curso-a-distancia-reconhecido-pelo-mec/

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Educação a Distância Ensina o Cérebro a Aprender Melhor!!



Está demonstrado que sim. As redes sociais podem ser uma ferramenta de TI útil. Elas favorecem o diálogo e a interação, assim como originam comportamentos mais solidários e respeitosos.
Universia Costa Rica revela, em um texto sobre um estudo realizado pela consultora EMarketer, que 1 em cada 5 pessoas no mundo usou alguma rede social pelo menos uma vez este ano. O estudo, que indica, além disso, um crescimento de 14% no número de pessoas que utilizam as redes desde 2012, tem pendente um crescimento quanto ao âmbito educativo.
Redes sociais na educação
Embora muitos pais e professores acreditem que esta ferramenta não é totalmente recomendável para os estudantes, os especialistas fazem um apelo para a inversão desta perspectiva e para o uso destas ferramentas a serviço de um ensino mais didático. Deste modo, tanto os telefones quanto os tabletes e as redes sociais podem ser utilizados na sala de aula para favorecer a criação e a difusão de conteúdos, com os quais estariam sendo promovidos a cooperação, o respeito e a solidariedade, entre muitas outras qualidades.
Muitos de vocês agora mesmo estão pensando nas redes sociais sem nenhuma temática definida e sem nenhum tipo de usuário, como é o exemplo do Twitter ou Facebook, mas existem outros tipos de rede social. Há um amplo leque de possibilidades para escolher, como, por exemplo, a rede profissional ou mista. As redes profissionais são aquelas destinadas a gerar relações profissionais entre os usuários. Ao contrário, as mistas oferecem aos usuários e às empresas um ambiente específico para desenvolver atividades tanto profissionais quanto pessoais, dependendo de seus perfis. Por isto, devemos verificar qual delas pode contribuir mais para a educação.
Quais redes sociais ou plataformas educativas são as que mais podem me beneficiar?
Bem, existem várias, elas evoluíram incluindo novas ferramentas colaborativas, como blogs, chats, fóruns, etc. Mas, entre elas, as plataformas mais famosas são: Edmodo , Schoology ,Course Sites By BlackboardLectrioUdemy , RCampusTwiducateHootcourseMoodle, entre outras.
Por outro lado, não existem apenas redes que se dedicam à educação propriamente entendida como aprendizagem, mas há também aquelas que podem ser úteis para muitas outras coisas, como encontrar trabalho. Existem plataformas, coloquemos como exemplo o Linkedin, que é um site orientado aos negócios, para rede profissional. Através desta rede, é possível investir ações na bolsa de valores e estabelecer contato com profissionais com os quais você tenha relação, entre outras opções. Outro site conhecido é o Infojobs, um site privado de emprego.
Rede de blogs
Por último, através dos blogs, podemos nos beneficiar dos conhecimentos de outros usuários da rede ou escrever o nosso próprio. Há diferentes tipos de blogs, como o blog educativo, composto por materiais, experiências, reflexões e conteúdos didáticos. Estes blogs permitem aos professores a exposição e a comunicação entre diferentes educadores e alunos. Mas não existem apenas blogs educativos; também existem os blogs corporativos e organizacionais. Os blogs corporativos são os que costumam fazer parte de uma estratégia de marketing de conteúdos, com a finalidade de atrair a visita de buscadores e diretórios de Internet para o site da empresa e conseguir clientes interessados em um produto ou serviço.
Por tudo isso, recomenda-se a todo o mundo usá-las não só como entretenimento, mas também como ferramenta didática e profissional.
Por María Reguero

Fontes:


Fonte: http://www.educacao-a-distancia.com/educacao-a-distancia-ensina-o-cerebro-a-aprender-melhor/

terça-feira, 1 de setembro de 2015

USP e Unicamp lançam cursos a distância gratuitos

 O Coursera, uma das principais plataformas de ensino online do mundo, lançou neste mês seus primeiros cursos em língua portuguesa. As formações, gratuitas, são ministradas por instituições renomadas, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos.
Os cursos da plataforma - com vídeos, simulações e exercícios - não têm data para começar ou terminar, o que facilita a participação dos alunos. O conteúdo é gratuito e cobra-se apenas uma taxa de 85 dólares (cerca de R$ 300) para emissão de certificado. O Coursera tem 12 milhões de usuários no mundo, sendo 500 mil no Brasil.
A USP oferece dois cursos: um sobre história da contabilidade e outro sobre linguagem de negócios nessa área. O primeiro estará disponível na próxima semana e o segundo, em agosto. Outras formações da USP já devem ser abertas nos próximos meses.
A Unicamp oferece, a partir deste mês, um curso de processamento digital de sinais, voltado para engenheiros. A ideia é mostrar como se criam aplicativos para converter músicas, imagens, vídeos e outros sinais em formato digital.
O segundo programa, para julho, mira interessados em empreender. A Unicamp também planeja criar cursos online abertos de Português para Estrangeiros e Física Básica.
Os chamados Moocs (sigla em inglês para cursos gratuitos, online e dirigidos ao grande público) são uma tendência em grandes universidades estrangeiras. A oferta dessas aulas virtuais também é uma estratégia para aumentar o alcance de instituições brasileiras de ponta.
Mais classes
Já a Fundação Lemann lança neste mês o programa de gestão para aprendizagem. O objetivo é discutir novos conceitos de planejamento estratégico nas escolas.

O Coursera ainda traduziu dois dos seus cursos mais populares. Um deles, da Universidade da Califórnia, trata de como o cérebro absorve informações para melhorar hábitos de aprendizado. O outro, da Universidade de Michigan, discute estratégias de sucesso nos negócios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2015/05/11/usp-e-unicamp-lancam-cursos-a-distancia-gratuitos.htm

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Ex-ministro da Educação destaca importância da EaD para desenvolvimento do país

A Educação a Distância (EAD) é um recurso importante para atender a grandes contingentes de alunos de forma efetiva e sem riscos de reduzir a qualidade do ensino. E o Brasil está numa fase de consolidação da EAD, principalmente no Ensino Superior com crescimento expressivo e sustentado. Prova disso são os dados do Ministério da Educação que mostram que um em cada cinco novos alunos de graduação no país ingressa em um curso a distância. Ou seja, cerca de 20% dos universitários estudam entre aulas na internet e em polos presenciais. 

O número comprova o avanço da Educação a Distância, mas a modalidade ainda sofre ressalvas. Um dado que pode explicar a falta de conhecimento é que somente nas últimas décadas - embora seja praticada desde o século 19 - passou a fazer parte das atenções, evoluindo com o emprego de modernas tecnologias e conseguindo atingir um público maior. O grande impulso para o crescimento do modelo semipresencial foi dado pelo governo com a criação da Universidade Aberta do Brasil em 2005. 

A instituição tem 180 mil vagas em cursos superiores oferecidos em parceria com universidades federais. As aulas são dadas parte em ambiente virtual, através da internet ou de programas de TV, e parte no formato presencial. Em entrevista à TIC Educação, Carlos Alberto Chiarelli, ex-ministro da Educação e presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância, disse que, atualmente, não há como negar a importância do ensino a distância para o desenvolvimento social previsto na Constituição Federal. Segundo Chiarelli, a versatilidade e a capacidade de inclusão do método são alguns dos principais pilares que garantem sua afirmação.

TIC - Dados do MEC mostram que um em cada cinco novos alunos de graduação no país ingressa em um curso a distância. O que esse número representa para a modalidade?

CA_Chiarelli_capa_esq_2010.jpgCarlos Alberto Chiarelli
 - A notícia de que um em cada cinco novos alunos de graduação do país ingressa em cursos a distância já mostra a importância dessa modalidade, significando passo expressivo para a evolução da educação brasileira. Em um país como o nosso, que tinha como objetivo ter 30% da população jovem nas universidades e só possui 19%, é um absurdo não se ter a consciência sobre a importância do Ensino a Distância, que ajuda efetivamente a preencher esta lacuna e tirar essa danosa diferença.

TIC - Os números indicam um rápido avanço da EAD, mas a modalidade é pouco conhecida pela maioria da população e ainda enfrenta resistências. Por quê?

Carlos Alberto Chiarelli
 - Uma vez li uma frase sobre EAD que me chamou atenção: A mentalidade conservadora das pessoas é um entrave para o desenvolvimento do Brasil. A discriminação do Ensino a Distância é um exemplo. Tive de concordar. Em um país onde o número de alunos matriculados na escola caiu 1,2% em 2008, em comparação com 2007, segundo o último censo escolar da educação básica, ir contra os benefícios dessa metodologia (EAD) é não priorizar os avanços necessários para o Brasil se tornar desenvolvido. Idéias errôneas sobre a Educação a Distância, muitas vezes, atrapalham a percepção de como este método pode ser eficaz para o ensino brasileiro. Importante salientar que o impulso da EAD está diretamente vinculado à inovação tecnológica, que a faz muito mais acessível e muito mais abrangente.

TIC A resistência ao ensino a distância pode ser um entrave para o desenvolvimento do Brasil?

Carlos Alberto Chiarelli
 - Se a EAD é uma forma de qualificar e alargar o processo educacional, obviamente não utilizá-la é perder um instrumento contemporâneo e valioso para auxiliar na alavancagem nacional. Além disso, a metodologia consegue, em um país como o Brasil, de proporções geográficas gigantes, contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais, bem como para a promoção do bem comum, sem preconceito de raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

TIC De que forma a EAD pode democratizar o acesso à educação?

Carlos Alberto Chiarelli
 - A democratização do ensino está sendo possível, em grande parte, graças a ela. Estudo publicado pelo governo norte-americano concluiu que recursos de aprendizagem on-line uma das ferramentas da EAD - constituem, muitas vezes, uma maneira mais eficiente de aprender do que a oferecida pelo ensino tradicional. Não estou a dizer que um determinado tipo de aprendizado é melhor que o outro. O que defendo é a eficácia do Ensino a Distância e o seu alcance. Pais e professores podem utilizar a EAD como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, fazendo uma mescla de aulas presenciais e virtuais. Outro ponto: quem não pode cursar uma universidade, seja pelo ônus financeiro, disponibilidade física ou distância, pode contar com a EAD para avançar nos estudos e ter, além dos materiais, interação de professores presentes nos pólos e ferramentas, como a internet, para auxiliar nos estudos.

Fonte: http://www.ead.fiocruz.br/noticias/index.cfm?matid=21736

domingo, 30 de agosto de 2015

Um carro controlado pela mente


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A ficção científica se aproxima cada vez mais à realidade. Novos projetos tecnológicos apontam como revolucionários para o dia-a-dia num futuro não muito distante. Um exemplo está no projeto que se desenvolve na Universidade de Nakai de Tianjin, no noroeste da China, ondepesquisadores desenham um automóvel capaz de ser controlado unicamente pela mente humana.
No veículo estão instalados 16 sensores que captam impulsos cerebrais do motorista, analisam a informação, e a envia para um sistema de processamento que interpreta como uma ordem. Assim, bastará com pensar em acelerar que o carro vai obedecer aos seus pensamentos sem que tenha que pisar no acelerador.
A ideia ainda está sendo desenhada e necessita o desenvolvimento de algumas tecnologias específicas, como por exemplo, para atender a pessoas descapacitadas. “A tecnologia é bastante madura, entretanto, há alguma margem de melhora no que se refere à eletrônica do carro, que o faça mais seguro, inteligente e fácil de manejar”, disse Duan Feng, professor do Departamento de Computação e Engenharia de Nankai.
Não é a primeira iniciativa de carro controlado pela mente, a companhia Google vem estudando sistemas para criar um carro inteligente e a Universidade de Berlim também trabalha num projeto chamado BrainDriver. A universidade alemã desenvolveu uma interface capaz de ler sinais eletromagnéticas do cérebro e transforma-los em códigos associados a comandos, chamada Emotiv Neuroheadset. A tecnologia é semelhante à usada nos videojogos.
Estudantes de Projetos e Tecnologia da FUNIBER têm um amplo campo de estudo nestas áreas, que se desenvolvem rapidamente e prometem alterar a maneira que vivemos.
Foto: Divulgação http://blogs.funiber.org/pt/arquitetura-e-desenho/2015/08/26/funiber-um-carro-controlado-pela-mente