sábado, 7 de dezembro de 2013

Programa de bolsas para professores de ensino médio terá R$ 1 bilhão


As bolsas serão concedidas a partir de fevereiro; Projeto é inspirado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


O Ministério da Educação (MEC) vai investir R$ 1 bilhão no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, programa de capacitação de professores das redes públicas estaduais. Conforme adiantou o Estado, o MEC distribuirá bolsas a professores da rede pública dessa etapa da educação básica como forma de melhorar o ensino.
As bolsas serão concedidas a partir de fevereiro, no valor de R$ 200, a docentes que participarem de atividades de formação continuada. Está prevista a participação de quase 500 mil docentes e 7 milhões de alunos. "Não há processo educativo sem a mediação do professor. Por isso, o eixo central deste programa é valorizar esses profissionais”, destacou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante a apresentação do programa e das médias do Enem de 2012, em Brasília. 
O programa, inspirado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), tem a adesão de todos os Estados, o Distrito Federal e 40 universidades.  
O ensino médio tem cerca de 5,5 milhões matrículas - o que representa 52% dos jovens entre 15 a 17 anos. Outros 25% dos adolescentes nessa faixa etária estão atrasados. Mais de 1,5 milhão de adolescentes dessa idade estavam fora da escola em 2011. Além disso, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio estagnou em 2011 - nos anos iniciais, o indicador havia mostrou crescimento.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Programa do Facebook vale como crédito para estudantes

Mãos na massa, concessão de créditos universitários de acordo com atividades desenvolvidas on-line e programação. No último dia 13, o Facebook, em parceria com a Universidade de Stanford, lançou a Open Academy, projeto que quer ajudar estudantes de ciência da computação a se preparar para o mercado de trabalho por meio do desenvolvimento de plataformas de código aberto.
Depois da aplicação de um piloto bem sucedido no ano passado, a Open Academy conseguiu, neste ano, a adesão de mais 22 instituições, como o MIT, a Universidade de Toronto, Universidade do Texas e Universidade de Tóquio. A novidade, entretanto, não é só essa. O programa agora vai permitir que os alunos recebam créditos universitários de acordo com as atividades de codificação desenvolvidas.
crédito Julien Eichinger / Fotolia.comOpen Academy, que conta com a adesão de universidades como MIT e Stanford, quer ajudar estudantes de ciência da computação

O objetivo por trás disso tudo é amenizar a diferença que os estudantes sentem na passagem da academia para o mercado de trabalho. Na primeira etapa do programa, alunos e orientadores das próprias universidades vão passar por um curso intensivo de um final de semana na sede do Facebook. Depois, numa segunda etapa, os alunos voltam para suas universidades e continuam a trabalhar em equipes virtuais, que terão mentores – os orientadores de cada universidade formados pelo Facebook – responsáveis por ensinar, avaliar o desenvolvimento e sugerir maneiras de aplicar melhorias nos códigos, como o do Mozilla que é opensource.
“O desenvolvimento de software como profissão tem muitas características que são distintas de ciência da computação como um assunto acadêmico”, explica o Facebook no anúncio oficial de lançamento. “Os projetos são muitas vezes maiores do que as pessoas que participam deles; gerenciamento de projetos e relações interpessoais podem ter tanto impacto no design de software como questões técnicas e sistemas.”
O curso vai começar oficialmente em fevereiro de 2014, quando vai acontecer a primeira formação de três dias. Além das equipes, que vão se reunir para definir suas bases de código dos projetos, as universidades também devem se reunir para discutir abordagens inovadoras para a melhoria do currículo de ciência da computação como um todo.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Aplicativos para criar quadros sinóticos



"Um quadro sinótico é uma forma de organizar gráficos e ideias ou textos, representações visuais que comunicam a estrutura lógica de praticamente qualquer coisa.
Como forma de organizar o conteúdo, temos algumas aplicações que podem nos ajudar à criação deste tipo de diagramas ou mapas mentais."

"Quadro Sinótico
O quadro sinótico consiste na organização do assunto abordado no texto em uma tabela, apresentando uma visão sintética de uma dada situação, organizando os dados essenciais de um texto lido, de forma a estabelecer afinidades e/ou contrastes entre as ideias destacadas, sendo o tipo mais comum aquele apresentado em linhas e colunas.
O quadro sinótico oferece uma visão global das ideias inter-relacionadas. Sua estrutura estabelece as relações de interdependência entre as ideias abordadas, já que as apresenta segundo uma nova ordenação lógica e classificação."

Um quadro sinótico é uma forma de organizar gráficos e ideias ou textos, representações visuais que comunicam a estrutura lógica de praticamente qualquer coisa.
Como forma de organizar o conteúdo, temos algumas aplicações que podem nos ajudar à criação deste tipo de diagramas ou mapas mentais.

bubbl.us


Uma ferramenta simples onde podemos criar caixas com conceitos e linhas vinculando os temas.

mindomo.com


Uma das opções mais completas, com versão gratuita que permite criar diagramas muito eficazes.

wisemapping.com


Permite colocar páginas web nos elementos do diagrama, com links e documentos para fazer o diagrama o mais completo possível.

xmind.net


XMind tem uma opção gratuita que perite representar os diagramas perfeitamente, desenhando mapas e diagramas de Gantt para poder organizar os projetos.

mind42.com


Para criar fluxos de ideias e compartilhar facilmente o resultado. Tem Zoom e possibilidade de arrastar objetos, adicionar notas e imagens.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância


CHAMADA DE TRABALHOS

20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

“EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil”
 6 a 9 de outubro de 2014 - Curitiba - PR

O 20° CIAED é 100% presencial - Qualis (Capes) B N - ISSN 2175-4098  


O Congresso
1.1. O 20° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, com o tema “EAD e a Internacionalização da Aprendizagem no Brasil”, será realizado de 6 a 9 de outubro de 2014 em Curitiba - PR, abrindo espaço para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus Trabalhos Científicos baseados em investigação científica; apresentar relatos de Experiências Inovadoras; participar de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países; realizar palestras; inserir-se em grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação; e estabelecer contatos profissionais.

Os trabalhos 
Os trabalhos submetidos para apresentação no Congresso podem pertencer a duas classes: Investigação Científica (IC) e Experiência Inovadora (EI).

2.2 Cada Trabalho submetido deverá ser identificado de acordo com os itens: Categoria, Setor Educacional, Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD, Natureza e Classe.

2.2.1 Classe
1 - Investigação Científica
2 - Experiência Inovadora
2.2.2. - Setor Educacional - escolher apenas um dos seguintes:
1 - Educação Infantil e Fundamental
2 - Educação Média e Tecnológica
3 - Educação Superior
4 - Educação Corporativa
5 - Educação Continuada em Geral

2.2.3. -Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD (Zawacki-Richter 2009) – escolher apenas um item da seguinte classificação que mais caracteriza o trabalho submetido:
Nível Macro – Sistemas e Teorias de EAD
A. Acesso, Equidade e Ética
B. Globalização da Educação e Aspectos Culturais Transfronteiros
C. Sistemas e Instituições de EAD
D. Teorias e Modelos
E. Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento

Nível Meso – Gerenciamento, Organização e Tecnologia
F. Gerenciamento e Organização
G. Custos e Benefícios
H. Tecnologia Educacional
I. Inovação e Mudança
J. Desenvolvimento Profissional e Apoio ao Corpo Docente
K. Serviços de Apoio ao Estudante
L. Formas de Assegurar a Qualidade

Nível Micro - Ensino e Aprendizagem em EAD
M. Design Instrucional
N. Interação e Comunicação em Comunidades de Aprendizagem
O. Características de Aprendizes
2.2.4 Natureza do Trabalho
A - Relatório de Estudo Concluído
B - Descrição de Projeto em Andamento
2.3 No final do processo de julgamento, o Conselho poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:
2.3.1. Significância suficiente para merecer apresentação em Sessão Paralela; 
2.3.2. Direcionamento para apresentação de Pôster; 
2.3.3. Devolvido ao autor para modificações após as quais poderia ser apresentado em Sessão Paralela;
2.3.4. Recusado por não adequar-se ao evento.

Tanto os trabalhos de Investigação Científica (ICs) como os trabalhos de Experiência Inovadora (EIs)submetidos para serem apresentados em Sessões Paralelas no 20º CIAED passam por um rigoroso processo de julgamento, do tipo blind peer review (julgamento cego por pares), no qual a identidade e a afiliação institucional do autor são elementos não fornecidos àqueles que o avaliam. A avaliação será realizada por uma Comissão Técnica composta pelos membros do Conselho Científico da ABED e de outros doutores com reconhecida atuação na área. Cada trabalho será avaliado por ao menos três revisores, membros da Comissão Técnica do Congresso. O resultado final da avaliação de cada submissão, que corresponde à média das avaliações dos revisores, será o indicador decisório para a aceitação de trabalhos científicos para apresentação nas sessões paralelas do  Congresso. Em função do resultado final da avaliação, alguns trabalhos poderão ser direcionados para apresentação em Sessão de Pôsteres.


Submissão dos Trabalhos
3.1. A submissão de Trabalhos para análise da Comissão Técnica é exclusiva para os associados da ABED, e está ligada à condição de que todos os seus autores sejam Associados Individuais, em dia com o pagamento das suas anuidades na data da submissão do artigo. Nota importante: o nome do orientador de teses e dissertações não deve aparecer como co-autor de Investigação Científica, podendo receber o devido reconhecimento em nota de rodapé.
3.2. A submissão dos Trabalhos será feita única e exclusivamente através de ferramenta:
http://www.abed.org.br/congresso2014/enviartrabalhos.htm
3.3. Ao submeter os Trabalhos os autores ficam cientes que para apresentação no Congresso será necessáriaa presença de pelo menos um dos autores ou representante para apresentar o trabalho, que deverá estar devidamente inscrito no Congresso.
3.4. Parte do processo de envio do trabalho na ferramenta é a obrigatoriedade de assinalar a concordância ou não com o termo de compromisso de apresentação previamente descrito abaixo:
“Comprometo-me, caso meu trabalho seja aprovado pela Comissão Técnica do 20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, a comparecer ou nomear um representante para sua apresentação, no dia e hora previamente comunicados e autorizo sua publicação no site da Associação. Estou ciente da condição de que os autores do trabalho devem ser associados, com os pagamentos das anuidades em dia.”
3.5. Logo após a submissão do trabalho, uma mensagem automática será enviada para o endereço eletrônico da pessoa que realizou a submissão, confirmando este procedimento.
3.6. Simultaneamente, o título do trabalho e a data de submissão serão publicados no site do evento.
Nota importante: O recebimento da mensagem automática (item 3.3) e a publicação no site do título do Trabalho submetido não significam, de forma alguma, a aprovação do mesmo para apresentação no evento.


Publicação dos Trabalhos
4.1. Os Trabalhos aprovados serão publicados eletronicamente nos Anais do Congresso no site da ABED. 
Trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus responsáveis ou representantes no dia e horário definido na programação do Congresso serão retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando seus autores impossibilitados de submeter Trabalhos para os eventos da ABED pelo período de 2 (dois) anos. 
4.2. Os Trabalhos serão publicados eletronicamente em dois idiomas: Português e Inglês. Caberá ao autor ou autores do trabalho aprovado, produzir a versão em inglês do trabalho para a publicação no site do evento. A versão em inglês do trabalho deverá ser enviado para papers@abed.org.br até o dia 6 de setembro de 2014. 
4.3. Dúvidas pelo endereço papers@abed.org.br ou pelo telefone 55 11 3275.3561 
4.4. Estarão disponíveis para a apresentação dos Trabalhos durante o evento, um computador com sistema operacional básico: Windows XP 2003 com Power Point, Datashow e acesso à Internet. 


Normas de Padronização
5.1. Os Trabalhos não devem exceder a dez laudas e devem obedecer as novas normas ortográficas da língua portuguesa.
5.2. A página deverá ser configurada em papel A4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 3,0 cm; inferior 2,0 cm; lateral esquerda 3,0 cm; lateral direita 3,0 cm.
5.3. Devem ser redigidos em Word (extensão .doc (97 - 2003), Acrobat (extensão .pdf sem bloqueio), RichText/ Write (extensão .rtf) ou Writer (extensão .odt), com texto na fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5 alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito inferior (rodapé). O texto deve ser justificado, papel A4 (210 x 297 mm), orientação do papel tipo retrato. 
5.4. A estrutura da primeira página é a seguinte:
5.4.1. - Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito. Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico.
5.5. Após o espaço de cinco linhas, colocar o título "RESUMO" em português com fonte Arial, corpo 12 centralizado em negrito e abaixo o texto do resumo em português, Arial 12 itálico justificado, espaço simples com no máximo 200 palavras. Após o espaço de uma linha, as palavras-chave em Arial 12 negrito separadas por ponto e vírgula.
5.6. Após o resumo, deixar espaço de três linhas e iniciar o texto do trabalho, preferencialmente insira uma quebra de página.
5.6.1 - O texto deve seguir as orientações do item 5.3: fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5 alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.
5.6.2 – A formatação do trabalho deve compreender os elementos pré-textuais (resumo, palavras-chaves), textuais (introdução, objetivos; referencial teórico; procedimentos metodológicos; apresentação e discussão dos resultados; conclusões e recomendações) e pós-textuais (referências bibliográficas; apêndices e anexos).
5.7. Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA ou da ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA ou da ABNT.
5.8. As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas.
5.8.1. Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda.
5.9. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos.
5.10. As figuras e tabelas devem ter legendas.
5.11. Veja modelo de TC no link:
http://www.abed.org.br/congresso2014/pdf/exemplotc.pdf

Nota importante: Trabalhos sem e-mail e telefone de todos os autores inseridos na ferramenta de submissão não serão aceitos. 

Idiomas do Congresso
Português
 6.1. Outras línguas, em Sessões Plenárias ou Minicursos, normalmente recebem tradução simultânea para o português.

Cronograma
- Lançamento da Chamada de Trabalho: 27 de novembro de 2013;
- Período para encaminhamento dos trabalhos: 1 de fevereiro a 30 de abril 2014;
- Período de avaliação dos trabalhos: 1° de maio a 30 de junho de 2014;
- Divulgação dos resultados no site e comunicação - 06 de julho de 2014;
- Envio da versão para o inglês do trabalho aprovado - 06 de setembro de 2014;
- Notificações de aceitação serão enviadas pelo sistema automaticamente;
- Apresentação no 20° CIAED em de outubro de 2014.

Informações Complementares
Sede da ABED:
Rua Vergueiro, 875 12° andar 
CEP 01504-001 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3275.3561 - Fax: 11 3275.3724

E-mails
Trabalhos Científicos: papers@abed.org.br
Informações sobre o evento: congresso@abed.org.br
Página da ABED: www.abed.org.br
Página do evento: www.abed.org.br/congresso2014

Acesse o Guia ABED para Submissão de Trabalhos Científicos 

Fonte: http://www.abed.org.br/informe_digital/518.htm

domingo, 1 de dezembro de 2013

Projeto "Quadrinhos - Aprender e Ensinar Brincando"

Número de detentos inscritos no Enem 2013 sobe 28%

É cada vez maior o número de detentos em todo o país que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a edição deste ano da prova, quase 30 mil pessoas privadas de liberdade se inscreveram, um crescimento de 28,13% em relação a 2012. No ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 23,6 mil inscritos. Em 2011, 14,1 mil; em 2010, 14,4 mil.
A edição do Enem para detentos será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro próximo, nas unidades prisionais e socioeducativas. Assim como nas provas para estudantes do ensino médio, feitas no mês passado, os candidatos privados de liberdade farão no primeiro dia as partes de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, as de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, com duração de 5 horas e 30 minutos.
As inscrições foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição. Eles também estarão encarregados do acesso aos resultados, da divulgação das informações do exame aos inscritos e do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior.
Apenas 1% aprovado
Conforme O GLOBO noticiou em junho, dos 23.575 internos que participaram do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), apenas 369 atingiram os 450 pontos exigidos para a certificação de conclusão do ensino médio, segundo informações obtidas via Lei de Acesso à Informação.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/numero-de-detentos-inscritos-no-enem-2013-sobe-28-10723982#ixzz2n0pAoZHe