sábado, 18 de julho de 2015

24 atividades para desenvolver com seus alunos usando tablets

24 maneiras divertidas, educacionais e práticas para que suas aulas sejam mais dinâmicas. As atividades são separadas em três níveis de interatividade diferentes.
Com a popularização dos tablets e do uso da tecnologia em sala de aula, vale a pena investir em atividades que realmente façam a diferença no aprendizado dos alunos. Simplesmente colocar o tablet em sala de aula não é produtivo, pelo contrário, atrapalha a concentração e rendimento dos estudantes. Por isso, as escolas e os professores devem trabalhar em conjunto para que o uso das tecnologias seja saudável, equilibrado e com objetivos claros.
Tablets em sala de aula: Atividades de Aproveitamento
1) Tweetdeck
Por meio desse aplicativo, os alunos podem ser responsáveis por uma conta comunitária no Twitter e monitorar diferentes correntes de tweets, hashtags e respostas, analisando quais são os fatores que contribuem ou não para a popularidade de um post.
2) Google Earth
Use um personagem de um livro estudado em sala de aula para traçar a rota de uma viagem fictícia. Um exemplo é o livro do escritor francês Júlio Verne, “A volta ao mundo em oitenta dias”.
3) Google Earth
Visualize as características específicas dos territórios espalhados pelo planeta a partir das imagens de satélite e analise quais fatores contribuem para a formação dessas formas.
4) Prezi
Cansado do PowerPoint? Use o Prezi para elaborar apresentações midiáticas dinâmicas e de qualidade inovadora.
5) YouTube
Use aulas online disponíveis no YouTube para estudar temas como direitos civis e história da arte com professores das melhores universidades do mundo.
6) Downcast
Use podcasts para aprofundar os conhecimentos debatidos em sala de aula ou para estimular nos alunos a pesquisar por conteúdos diferenciados.
7) Khan Academy
Pratique matemática e outros conceitos de economia com os gênios da Khan Academy.
8) CaptureNotes 2
Use esse aplicativo para fazer anotações e gravar o áudio de aulas e discussões em grupo.
Tablets em sala de aula: Atividades de Colaboração
9) Skitch
Esse aplicativo permite que você avalie a credibilidade de um site, posts em blogs ou comentários em redes sociais.
10) Pearltress
Permite que você reúna conteúdos de sua preferência, fotos, e outras fontes. Você pode organizá-los e dividir com a sala.
11) Wunderlist
Ajuda você a planejar tarefas e outros projetos.
12) Google Docs
Salve documentos online para que qualquer um do grupo possa acessá-los e conferir textos, artigos, aulas e outros conteúdos complementares e de revisão.
13) Twitter
Fique conectado com mentores, especialistas e profissionais de sucesso por meio do Twitter.
14) Pinterest
Dentro de qualquer assunto você pode, de maneira colaborativa com a sala, reunir imagens e outras fontes para os conteúdos da sala.
15) iCalendar
Use esse aplicativo para planejar provas, outras atividades e prazos de entrega.
16) Evernote
Mantenha controle daquilo que é feito em sala de aula ou do que é aprendido para poder revisar os conteúdos nas provas. Além disso, você também pode criar um portifolio digital.
17) Pulse
Agregue, de maneira prática e eficiente, diferentes fluxos de informação na web que sejam do seu interesse.
18) Edmodo
Fornece aos professores e alunos um ambiente seguro para se conectarem, colaborarem, dividirem conteúdos. Os estudantes também podem acessar as lições de casa, notas, debates em sala e outros avisos.
Tablets em sala de aula: Atividades de Produção
19) Google Docs
Crie um projeto de escrita colaborativa em que todos os alunos são envolvidos na confecção de um romance.
20) YouTube
Os alunos podem produzir vídeos de resumo e explicação daquilo que aprenderam durante o semestre ou sobre profissões que desejam seguir.
21) Instagram
Colete evidências visuais de um problema (como o trânsito) ou evento usando o Instagram.
22) Google Maps
Demonstre como uma filosofia ou ideia é espalhada pelas diferentes culturas usando o Google Maps.
23) Visual.ly
Crie infográficos que expliquem os conteúdos analisados em sala de aula e simplificam dados estatísticos.
24) Diptic

Crie uma foto-colagem que demonstre o impacto de determinado evento, como a poluição, uma guerra ou eleições.

Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/24-maneiras-de-utilizar-tablets-em-sala-de-aula

sexta-feira, 17 de julho de 2015

7 características de professores que efetivamente usam a tecnologia


7 Características de professores que efetivamente usam a tecnologia

Hábitos-professora-use-Tecnologia-fi7 Características de Professores Que efetivamente Usam a Tecnologia
POR TeachThought Staff 
Nota Ed: Este cargo foi Atualizado com Uma version Atualizada fazer visuais Sylvia Duckworth ., Que Tomou O Nosso gráfico de alwaysprepped.com (getalma ágora) e pós CRIOU o Acima visuais He also ESTÁ ostentando hum novo título, OS Como "Hábitos de" e Um termo de marca registrada. Como tal, o novo Gráfico e fraseado Aparece Abaixo. rápido Você TAMBÉM PODE ver o tutorial de Sylvia em sketchnotes here.       
Na maioria dos Aspectos, docentes OS Que Usam a Tecnologia na sala de aula Não São Muito Diferentes fazer that that aqueles NÃO Fazem o.
Professor de QUALQUÉR vale SEUS Avalia sal e, em SEGUIDA Revisa Instrução planejada com base de em Dados de essas avaliações.
ELES Gerir uma sala de aula SUA Uma forma de that Funciona parágrafo enguias, CRIAR UM ambiente de aprendizagem positivo, e ( especialmente Grandes mestres  ) Colaborar com Uma grande Variedade de INTERESSADOS Para se certificar de Cada Tentativa E Feita humanamente Possível parágrafo atender todos OS Alunos precisam.
Éles se preocupam com uma aprendizagem Mais fazer that Ferramentas, como PESSOAS Mais do Que currículo, e como Perguntas mais fazer that respostas.
Mas usando a Tecnologia em sala de aula, e EUA-lo de forma Eficaz-PODE exigir Alguns Pequenos ajustes POR parte do Professor parágrafo Sustentar o esforço, Solução Criativa de Problemas eA Inovação necessaria parágrafo Realmente melhorar a aprendizagem ATRAVES fazer OSU da Tecnologia.  ( E Grandes Administradores , also.) ISSO ocorre nenhum Nível da Crença that OS Professores acreditam Sobre Tecnologia, Educação, e SUAS Próprias Habilidades Para gerenciar um Tecnologia.  
Olhando parágrafo como Características dos Professores Que efetivamente Usam a Tecnologia na sala de aula, ENTÃO, PODE Ser Útil parágrafo CRIAR UM "EDTECH" mentalidade e hum Que Acredita na finalidade, Adaptação, Mudança e Planejamento Significativo.  Se rápido você Gastar o Seu ritmo de Planejamento Nos limites Superiores fazer modelo SAMR, este Gráfico PODE Simplesmente funcionar Como hum lembrete Rápido de Como EDTECH PODE Trabalhar e trabalhar Há Bem Ao nivel do Professor-humano-Crença.
Pará de Todos os Outros, E aa belo Ponto de Partida Para enquadrar o Seu Pensamento Sobre a Tecnologia de Educação los Geral.
7 Características de Professores Que efetivamente Usam a Tecnologia
1. ELES sempre começam com o POR QUE
2. ELES São maleáveis ​​e PODE fácilmente adaptar-se
3. ELES aceitar uma Mudança
4. ELES compartilham
5. ELES pensam win-win
6. Éles São minuciosa e Pensar no Futuro
7. Éles se preocupam activamente
7 Características de Professores Que efetivamente Usam a Tecnologia

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Tudo sobre a Matemática básica

Matemática

Bem-vindo à Khan Academy! Assista a vídeos e pratique suas habilidades em praticamente qualquer assunto de matemática.
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Álgebra I

Álgebra é a linguagem com a qual descrevemos padrões. Pense nela, em partes, como um método de taquigrafia. Ao invés de termos que fazer algo repetidamente, a álgebra proporciona um modo simples de expressar esse processo repetitivo. Ela também é vista como uma disciplina "divisora de águas". Quando você consegue compreender a álgebra, os tópicos matemáticos de nível mais alto se tornam acessíveis. Sem ela, é impossível avançar. Ela é usada por pessoas de diferentes profissões, como carpinteiros, engenheiros e designers de moda. Nestes tutoriais, vamos abordar muitos assuntos. Alguns dos tópicos incluem equações lineares, inequações lineares, funções lineares, sistemas de equações, fatoração de expressões, expressões do segundo grau, exponenciação, funções e razões.

Geometria

Estamos cercados por espaço. E esse espaço contém muitas coisas. Essas coisas têm formas. Na geometria, tratamos da natureza dessas formas, de como as definimos, e o que elas podem nos ensinar sobre o mundo como um todo - da matemática à arquitetura, biologia e astronomia (e tudo o que há entre elas). Aprender geometria é mais do que simplesmente tomar um remédio ("porque é bom pra você"). Ela é a base de tudo o que existe - incluindo você. Dito isso, alguns dos tópicos específicos que vamos abordar incluem ângulos, retas concorrentes, triângulos retângulos, perímetro, área, volume, círculos, triângulos, quadriláteros, geometria analítica e construções geométricas. Uau. É muita coisa. Para resumir: é difícil imaginar qualquer área da matemática mais amplamente utilizada do que a geometria.

Probabilidade e estatística

Desafiamos você a passar um dia sem usar probabilidade nem uma vez. Você leu a previsão do tempo? Te pegamos! Você decidiu usar o drive through ao invés de ir até o balcão da lanchonete? Te pegamos de novo! Estamos sempre criando hipóteses, fazendo previsões, testando e analisando. Nossas vidas são cheias de probabilidades! A estatística está relacionada à probabilidade, porque muitos dos dados que usamos quando determinamos resultados possíveis vêm da nossa compreensão de estatística. Nestes tutoriais, vamos abordar muitos tópicos, incluindo: eventos independentes, probabilidade dependente, análise combinatória, teste de hipóteses, estatística descritiva, variáveis aleatórias, distribuições de probabilidade, regressão e estatística inferencial. Então aperte os cintos e prepare-se para o passeio. Apostamos que você vai se sentir desafiado e ADORAR!

Pré-cálculo

Você pode pensar que pré-cálculo é apenas o curso que você faz antes de chegar ao cálculo. Você tem razão, é claro, mas essa definição não quer dizer nada a menos que você tenha algum conhecimento sobre o que é o cálculo. Vamos manter as coisas simples, certo? Cálculo é uma estrutura conceitual que proporciona técnicas sistemáticas para a solução de problemas. Esses problemas são aplicáveis à geometria analítica e álgebra. Então... o pré-cálculo te dá a base para os conceitos matemáticos, problemas e técnicas que aparecerão em cálculo, incluindo trigonometria, funções, números complexos, vetores, matrizes, entre outros. E aqui está, senhoras e senhores... uma introdução ao pré-cálculo!

Cálculo integral

Você acreditaria se eu dissesse que se você andasse em linha reta na direção de uma parede você nunca chegaria a ela? O cálculo integral permite a você provar matematicamente essa ideia maluca. Quando você pensar em cálculo, pense pequeno, como em infinitesimal. Subdividindo o espaço entre você e a parede em divisões cada vez menores, você pode estabelecer matematicamente que existe um número infinito de divisões, e que você nunca poderá chegar realmente à parede. Não tentem isso em casa, crianças, não sem ajuda de integrais e derivadas, as ferramentas básicas do cálculo. O estudo do cálculo integral inclui: integrais e sua inversa, diferenciais, derivadas, antiderivadas e aproximação da área de regiões curvilíneas.

Álgebra linear

Você já se perguntou qual é a diferença entre velocidade e velocidade escalar? Já tentou visualizar algo em quatro dimensões, ou seis, ou sete? A álgebra linear descreve as coisas em duas dimensões, mas muitos dos conceitos podem ser estendidos para três, quatro ou mais dimensões. A álgebra linear implica em raciocínio bidimensional, mas os conceitos abordados na álgebra linear proporcionam a base para representações multidimensionais do raciocínio matemático. Matrizes, vetores, espaços vetoriais, transformações, autovetores/valores, todos nos ajudam a visualizar e compreender conceitos multidimensionais. Este é um curso avançado, normalmente feito por alunos de ciência e engenharia depois de, pelo menos, dois semestres de cálculo (embora o cálculo não seja realmente um pré-requisito). Então, não confunda isto com a álgebra do ensino médio.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Pesquisa inédita revela o que os mineiros pensam sobre a Ciência

Uma pesquisa inédita, divulgada para a imprensa no dia 23 de junho, na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG, revela a percepção da população do estado sobre os temas relacionados à Ciência e Tecnologia – C&T.

Esta é a primeira enquete de percepção pública da C&T no estado. A Pesquisa utiliza uma metodologia inovadora, que incorpora também valores morais, religiosos e o nível educacional dos entrevistados. Além disso, seus dados podem ser comparados com os de outras pesquisas já realizadas por outros países sobre o tema.

Entre as conclusões do estudo, ficou evidente que os mineiros são muito interessados em ciência, porém o acesso às informações científicas ainda é muito baixo. Os mineiros também possuem uma visão positiva da C&T. Outro ponto comprovado é que os cientistas mineiros são extremamente respeitados pela sociedade, contando com um grande prestígio.



O professor Yurij Castelfranchi, do InCite – Pesquisa em Inovação, Cidadania e Tecnociência, da Universidade Federal de Minas Gerais, explicou que, apesar de positiva, a visão dos mineiros sobre a ciência não é ingênua. “A preocupação com as mudanças climáticas é imensa”, ressaltou. Outra conclusão é que a grande maioria acredita que a Ciência traz mais benefícios que malefícios. “Os mineiros são mais otimistas em C&T que os europeus”. A pesquisa mostra que 78% acreditam que é preciso investir mais em ciência, ao contrário de países europeus, que acham preciso manter investimentos nessa área.

A “Pesquisa Mineiros e a Ciência” foi realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – por meio do Observatório Incite – Inovação, Cidadania e Tecnociência, com apoio da FAPEMIG. Ao todo, foram ouvidos 2 mil entrevistados, a partir de um questionário de 100 perguntas, de acordo com os realizadores. A pesquisa apresenta grau de precisão de 95% e margem de erro amostral de 2%.

Confira os 10 principais resultados da pesquisa:

1.       Cidadãos e cidadãs de Minas Gerais declaram ter interesse por temas científicos e tecnológicos (C&T, medicina e saúde, meio ambiente): comparável com as médias nacional, europeia e dos EUA;
2.       Os mineiros confiam nos cientistas e atribuem valor e prestígio à profissão de cientista. Também são vistas de formapositiva as instituições que fazem pesquisa científica ou tecnológica em nosso Estado, bem como a qualidade em geral da C&T no Brasil;
3.       As atitudes dos mineiros sobre os efeitos, a importância e os benefícios da C&T são também positivas. A maioria da população afirma que C&T traz “mais benefícios do que malefícios para a humanidade”, ou até mesmo “só benefícios”. Mas, não por issoa visão dos mineiros é simplista ou acrítica;
4.       Uma parte consistente da população de MG expressa a opinião de que a ciência e a tecnologia também possuem implicações delicadas e questionáveis do ponto de vista dos efeitos sociais, ambientais, éticos, e se declaram, em sua maioria, favoráveis a um controle social e político da ciência, à formulação de códigos de conduta, ao princípio de precaução, e afirmam também que, nas decisões importantes sobre C&T, a população deveria ser ouvida;
5.       Em particular, os mineiros concordam, em média, que a “C&T vai ajudar a eliminar a pobreza e a fome no mundo”. Também há muitas pessoas concordando com as afirmativas que “por causa do conhecimento, os cientistas têm poderes que os tornam perigosos” e que “C&T é responsável pela maior parte dos problemas ambientais atuais”;
6.       Apesar do interesse que os mineiros demonstram e da visão globalmente positiva, o acesso da população à informação científica e tecnológica é ainda baixo, e marcado por grandes desigualdades. Muito escassa também é a participação em espaços ou atividades de difusão cultural, tais como museus, debates ou palestras. O consumo de informação científica nos meios de comunicação é elevado apenas em uma minoria da população.
7.       Como consequência, mesmo entre pessoas com grau de interesse elevado e escolaridade alta, pouquíssimos mineiros conseguem lembrar o nome de alguma instituição que faça pesquisa no Estado de Minas, ou o nome de algum cientista brasileiro. São também poucos os que conhecem a FAPEMIG.
8.       A maioria dos mineiros aponta que deveria haver maiorinvestimento de pesquisa em medicina, sendo que as pessoas com maior nível de escolaridade apontam, ainda, a importância de investimento em energias alternativas e, as de menor nível escolar, enfatizam a importância do investimento em agricultura
9.       Por fim, descobriu-se o otimismo, ou o pessimismo, das pessoas sobre os benefícios e os riscos do desenvolvimento técnico e científico não é determinado pelo grau de escolaridade ou pela renda: não necessariamente pessoas com menos anos de estudo terão mais “medo” da ciência. Algumas das atitudes, ao contrário, se tornam mais cautelosas ou críticas entre pessoas de alta escolaridade. A região e o contexto de moradia, o interesse de cada pessoa em C&T e seu consumo de informação, bem como os valores e o posicionamento moral, são fatores mais importantes para formar a opinião das pessoas sobre diversos aspectos da C&T.
10.   Os resultados desta primeira enquete de percepção pública da ciência e tecnologia no Estado de Minas Gerais apontam, de um lado, para uma curiosidade e uma demanda por informação e acesso a atividades de difusão da cultura científicaMasmostram, ao mesmo tempo, a necessidade de uma maior oferta de divulgação científica de qualidade, de um fortalecimento da educação, formal e informal, em ciências, denunciando uma grande diversidade e desigualdade entre as diversas regiões do estado e entre diversos grupos sociais. Muito pode ser feito para que a ciência e a tecnologia façam parte integrante da cultura e das competências dos mineirosE, para que todos os cidadãos, pelo acesso à discussão democrática e à diversidade de saberes sobre meio ambiente, saúde, tecnologia e ciências em geral, possam atuar de forma cada vez mais ampla e profunda, tanto em suas vidas profissionais, como no exercício da cidadania, há um grande caminho a se trilhar. 

Fonte: http://www.simi.org.br/biblioteca/exibir/noticia/6966