sábado, 2 de agosto de 2014

Doutorado Sanduíche

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Doutorado Sanduíche

Calendário 2014 para bolsas de Doutorado Sanduíche
(As inscrições encerram-se às 23h59min da data informada)
Atenção: O candidato deve observar o início da vigência da bolsa. Em caso de submissão prévia, a proposta será analisada somente no calendário correspondente ao início da vigência. Na impossibilidade de viajar até o dia 14 do último mês estipulado no calendário, sugerimos ao candidato submeter proposta para o próximo Cronograma ou Chamada. 
Calendário
Etapas
Cronograma 1
Cronograma 2
Cronograma 3
Inscrição
 De 02 de outubro de 2013
 a 20 de dezembro de 2013
 Até 22 de abril de 2014
 Até 22 de agosto de 2014
Julgamento
 Fevereiro/2014
 Junho/2014 
 Outubro/2014
Previsão de Resultados
 Até 15 22 de abril de 2014
 Até 15 de agosto de 2014
 Até 15 de dezembro de 2014
Início da vigência
 jun/jul/ago/set de 2014
 out/nov/dez de 2014 e    janeiro de 2015
 fev/mar/abr/mai/jun de 2015
 Antes de solicitar uma bolsa, os candidatos interessados em uma vaga para a realização de doutorado sanduíche devem fazer contato com a instituição de seu interesse no exterior para obter uma carta de aceite condicional. 
Verifique antes se o seu projeto enquadra-se às Áreas Prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras e assinale a opção correpondente no formulário. As áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Artes (Clássica) não são áreas elegíveis. 
Caso ainda não tenha definida a instituição para qual deseja solicitar a bolsa, o candidato poderá entrar em contato com os parceiros do Programa Ciência sem Fronteiras no exterior e se informar de todas as oportunidades disponíveis. Veja aqui os parceiros em cada país. 
  •  Doutorado Sanduíche no Exterior  (Quer ter mais chances na aprovação? Encaminhe a carta de aceite condicional e de recomendação juntamente com o pdf de seu projeto) 
    Obs.: Nesta modalidade quem solicita a bolsa é o aluno de doutorado. 
* Consulte também as Chamadas Específicas.
Atenção!
  • As propostas devem ser transmitidas exclusivamente via Internet, por meio do formulário de inscrição disponível no Portal do CsF, até às 23h59 da data limite, horário de Brasília.
     
  • Todos os documentos complementares exigidos para cada modalidade de bolsa deverão ser digitalizados e reunidos em arquivo único  em formato pdf (máximo de 500 KB). Esse documento deverá ser anexado ao formulário de inscrição em campo específico.
  • Central de Atendimento: 0800 616161
Fonte: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/doutorado-sanduiche1

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Jogos ajudam estudantes a ter mais atenção e concentração

Os jogos ajudam a desenvolver habilidades acadêmicas e ampliar a atenção, a concentração e o autocontrole (foto: carminatimaricato.blogspot.com.br)Os jogos, com suas regras, podem ser recurso pedagógico eficaz para a aprendizagem de estudantes que apresentam transtorno de déficit de atenção–hiperatividade (TDAH). Além de contribuir para desenvolver habilidades acadêmicas como leitura, escrita e aritmética, eles colaboram para a melhoria da atenção, da concentração e do autocontrole.
A conclusão faz parte dos resultados da dissertação de mestrado em educação da psicopedagoga Rebeca Andrade, na Universidade de Brasília (UnB). Ela investigou a influência dos jogos no desempenho escolar e no desenvolvimento de habilidades sociais de crianças com TDAH. As atividades foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2011, com estudantes de turmas do segundo ao quarto ano do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal.
Com graduação em pedagogia e habilitação em magistério para séries iniciais e para educação especial, Rebeca já atuou como professora em turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, de educação infantil e de educação de jovens e adultos (EJA). Atualmente, trabalha como pedagoga institucional da Escola-Classe 10 de Sobradinho, uma das regiões administrativas do Distrito Federal. Uma de suas funções é atender demandas de dificuldades de aprendizagem, em atuação interventiva e preventiva com os alunos.
De acordo com a professora, o primeiro passo de uma intervenção é fazer a avaliação das crianças quanto ao desenvolvimento cognitivo. São feitas aferições pedagógicas e psicológicas para investigar indícios de deficiência intelectual ou problemas de ordem psicológica, neurológica ou até mesmo psiquiátrica que estejam inibindo o processo de aprendizagem escolar. “Nesse caso, fazemos encaminhamentos externos, de modo que a família possa procurar o atendimento médico necessário para a complementação diagnóstica”, esclarece.
Histórico — No processo de avaliação são consideradas, segundo Rebeca, informações das famílias sobre o histórico de desenvolvimento da criança e relatos dos professores quanto às dificuldades por ela apresentadas e intervenções já desenvolvidas para sanar as dificuldades percebidas. Após esse processo de investigação inicial, os alunos são encaminhados a atendimento em grupo, individual ou indireto (por meio de atividades sugeridas ao professor para desenvolvimento em sala de aula). “O atendimento sempre privilegia o uso de jogos”, ressalta.
Rebeca também assessora o trabalho pedagógico dos professores e da direção e oferece subsídios para a realização das atividades. “Se um professor relata que os alunos não estão conseguindo aprender operações de soma com reagrupamento, minha função é planejar, com esse professor, atividades diferenciadas para alcançar essa aprendizagem.”
Outra função que a professora exerce é a de promover formação continuada durante o ano letivo, com assuntos variados, como inclusão escolar, adaptação curricular e TDAH. “No momento, estamos desenvolvendo formação em educação matemática para atender à demanda das dificuldades identificadas no início do ano, principalmente entre alunos do quarto e do quinto anos”, salienta.
Fátima Schenini

Saiba mais no Jornal do Professor
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20640

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Cursos para melhorar proficiência abrem mais de 9 mil vagas; inscrições até 8 de agosto

O programa Inglês sem Fronteiras abre nesta quinta-feira, 31, a oferta de aproximadamente 9 mil vagas em cursos presenciais gratuitos de inglês para estudantes da educação superior. As inscrições devem ser feitas on-line até às 12h do dia 8 de agosto próximo, observado o horário de Brasília. As aulas terão início no dia 18 do mesmo mês.

Para concorrer às vagas, o candidato deve observar os requisitos:
    • Ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como núcleos de línguas (NucLi).
        • Ser estudante participante e ativo no curso My English, on-line, níveis 2, 3, 4 ou 5, cuja inscrição tenha sido validada com até 48 horas de antecedência à inscrição no núcleo de línguas.
            • Ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso.

              Para efeito de classificação, terão prioridade:
                • Alunos de graduação de cursos das áreas do programa Ciência sem Fronteiras.
                    • Estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 600 pontos, incluindo a redação.
                        • Estudantes que tenham concluído até 80% da carga horária total do curso, com maior índice de rendimento acadêmico, conforme parâmetros da própria universidade.
                            • Bolsistas ou ex-bolsistas do programa Jovens Talentos para a Ciência de qualquer curso de graduação.


                              A carga horária presencial estabelece quatro aulas de 60 minutos, distribuídos em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários definidos pela universidade credenciada. Os cursos terão a duração mínima de 30 dias e máxima de 120.

                              Lançado pelo Ministério da Educação em dezembro de 2012, o programa Inglês sem Fronteiras foi elaborado para aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros e abrir oportunidades de acesso a instituições de ensino no exterior. 

                              Inscrições e mais informações sobre o Inglês sem Fronteiras na página do programa na internet.

                              Assessoria de Comunicação Social
                              Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20639

                              terça-feira, 29 de julho de 2014

                              19º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade: Inovando na Educação









                              FACCAT EAD:
                              O evento será totalmente a distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da FACCAT (AVA), o Eduline. Durante o período de 21 a 31 de Outubro de 2014, serão disponibilizadas apresentações de trabalhos realizados por professores em suas comunidades escolares. Com isso, espera-se oferecer aos participantes e a comunidade acadêmica em geral, experiências inovadoras e os resultados de suas ações pedagógicas bem sucedidas no âmbito escolar.




                              submissao-relato
                              PRAZO FINAL PARA ENVIO DE RESUMOS: 19 de setembro de 2014. Participe!
                              Já estão abertas as inscrições para o 19º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade, evento promovido pelo Núcleo de Educação On-line das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), com o tema Inovando na Educação. O evento tem como meta ser um espaço aberto e colaborativo de atualização e construção de conhecimento. Busca-se assim, reunir pesquisadores e profissionais para apresentações e discussões de práticas pedagógicas inovadoras, tendo como suporte as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).
                              O evento será totalmente a distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da FACCAT (AVA), o Eduline. Durante o período de 21 a 31 de Outubro de 2014, serão disponibilizadas apresentações de trabalhos realizados por professores em suas comunidades escolares. Com isso, espera-se oferecer aos participantes e a comunidade acadêmica em geral, experiências inovadoras e os resultados de suas ações pedagógicas bem sucedidas no âmbito escolar.
                              O seminário contará também com a participação de profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). Serão realizadas palestras virtuais para proporcionar aos participantes novas perspectivas tecnológicas e tendências na educação. No próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem da FACCAT, será possível debatê-los e assim analisar a aplicabilidade em seus próprios ambientes de aprendizagem, sejam eles reais ou virtuais. Uma ótima oportunidade para discutir como as novas tecnologias e abordagens pedagógicas estão transformando o papel do professor em sala de aula.
                              Para saber mais sobre a iniciativa acesse o site clicando aqui.


                              Veja aqui



                              segunda-feira, 28 de julho de 2014

                              Mestrado Profissional em Letras

                              Sai o edital do Mestrado Profissional em Letras com vagas no Campus Vitória 

                              Foi divulgado o edital 01/2014 para acesso ao Mestrado Profissional em Letras (Profletras). O programa é coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ofertado em diversos municípios do Brasil. O Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), terá 18 vagas, todas com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes). O Ifes é o único instituto federal entre os polos ofertantes e a unidade do Profletras no Estado.
                              As inscrições terão início no dia 21 de julho e vão até 18 de agosto, pelo site do Núcleo Permanente de Concursos da UFRN, owww.comperve.ufrn.br. A taxa de inscrições é de R$ 50, sendo que o prazo para solicitar isenção vai de 21 de julho a 3 de agosto, no mesmo endereço. O exame para os candidatos do Estado será aplicado no Campus Vitória, no dia 7 de setembro. Serão 20 questões objetivas e uma discursiva.
                              Poderão se candidatar ao mestrado aqueles que possuírem diploma de Licenciatura em Letras, habilitação português, devidamente registrado no Ministério da Educação; que forem professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental, em escola da rede pública, do quadro permanente de servidores; e que estejam, atualmente, ministrando aulas de Português em qualquer ano do ensino fundamental.
                              As aulas são semipresenciais e estão previstas para começar no mês de novembro. Os aprovados terão aulas no Campus Vitória e também por meio da plataforma Moodle.

                              Fonte: http://www.ifes.edu.br/noticias/4995-sai-o-edital-do-mestrado-profissional-em-letras-com-vagas-no-campus-vitoria

                              LEI Nº 13.005, DE 25 JUNHO DE 2014.

                              Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.
                              A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
                              Art. 1o  É aprovado o Plano Nacional de Educação - PNE, com vigência por 10 (dez) anos, a contar da publicação desta Lei, na forma do Anexo, com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal.
                              Art. 2o  São diretrizes do PNE:
                              I - erradicação do analfabetismo;
                              II - universalização do atendimento escolar;
                              III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação;
                              IV - melhoria da qualidade da educação;
                              V - formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;
                              VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;
                              VII - promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País;
                              VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade;
                              IX - valorização dos (as) profissionais da educação;
                              X - promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

                              Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb:
                              IDEB
                              2015
                              2017
                              2019
                              2021
                              Anos iniciais do ensino fundamental
                              5,2
                              5,5
                              5,7
                              6,0
                              Anos finais do ensino fundamental
                              4,7
                              5,0
                              5,2
                              5,5
                              Ensino médio
                              4,3
                              4,7
                              5,0
                              5,2

                              PISA
                              2015
                              2018
                              2021
                              Média dos resultados em matemática, leitura e ciências
                              438
                              455
                              473
                              Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm