Escola Municipal Núbia
Pereira de Magalhães Gomes - CAIC
Tecnologias de Comunicação e Informação
aplicadas à aquisição e transmissão de conhecimentos com o uso do computador.
Proposta para
implementação de projeto apresentada pela Escola Municipal Núbia Pereira de
Magalhães Gomes – CAIC
Juiz de Fora
Novembro de 2010
Projeto
Tecnologias
de Comunicação e Informação aplicadas à aquisição e transmissão de
conhecimentos com o uso do computador.
Zilda Cristina Ventura Fajoses
Gonçalves
1 - Identificação da Escola
A Escola Municipal
Núbia Pereira Magalhães
– CAIC é mantida pela Prefeitura Municipal de
Juiz de Fora e autorizada para funcionamento pela PORTARIA 1.434/96 em
04/01/97. Funciona à Rua Doutor Antônio Mourão de Guimarães, 620, bairro
Santa Cruz, CEP: 36.088-280; e-mail
caicnubia@yahoo.com.br; telefone (32) 3690-7919 e telfax: (32) 3221-8481
2 - Justificativa
As TIC´s - Tecnologias de Informação e Comunicação (físicas e
virtuais) podem e devem ser utilizadas de forma responsável e lúdica para a
aquisição e transmissão de informações e conhecimentos pedagógicos
interdisciplinares.
É possível utilizar uma aula mediada pelo uso das Tecnologias
de Informação, como o computador, para levar os alunos a realizarem mais e o
tema, principalmente pelo inusitado de aliar “diversão” com o aprendizado do
uso das TIC´s, a autoria e o pedagógico, atrai os alunos.
Avanços
científicos e tecnológicos, além das grandes transformações sociais, estimulam
novas propostas educacionais. (...) as
tecnologias da comunicação e da informação vêm potencializar a figura e o
trabalho do educador, que, de detentor e transmissor de saberes, deverá
converter-se em formulador de problemas, provocador de interrogações,
coordenador de equipes de trabalho, sistematizador de experiências e memória
viva de uma educação que, em lugar de ater-se ao passado, valoriza e
possibilita o diálogo entre culturas e gerações. (RAMOS,
2010).
Qualquer criança urbana hoje, independente do nível social, já
teve acesso a algum tipo de tecnologia, quer seja na forma de um telefone
celular, computadores ou máquinas eletrônicas e eles os veem a todo momento, em
casa, na escola, nas lan houses ou locais de jogos eletrônicos, dentre
outros.
Não se pode
pensar sobre a convergência de mídias sem refletir sobre o cotidiano, o
presente. Aí está a grande dificuldade. Tratase de um processo do qual todos
somos testemunhas e ao mesmo tempo atores. (...) Precisamos equipar as escolas
públicas (...) É estratégico que novos governos pensem nisso como prioridade
(...) devem enfatizar a inclusão digital da sociedade brasileira. Piérre Lévy,
em recente visita ao Brasil, compartilha desta opinião da intervenção do Estado
para garantir a inclusão digital. (...) O filósofo tem estudado o quanto as
comunidades virtuais podem contribuir com o avanço da humanidade. Neste
sentido, uma de suas contribuições é o conceito de Inteligências Coletivas
(...) criando espaços virtuais temáticos onde compartilhem suas inteligências
individuais (...) resultando numa aprendizagem coletiva, enfim, na troca de
conhecimentos. (SILVA, 2010)
Os alunos irão se descobrir indivíduos com voz ativa
principalmente no “como” aprender
(uso das TIC´s) e, às vezes, no “quê”
aprender (assuntos nas disciplinas “aparentes” - mas não no “currículo oculto”)
sem perder o foco pedagógico. Perceberão a responsabilidade que vem com essa
escolha. E “escolher” o que/como
querem aprender, estabelecendo a “hierarquia” por ordem de interesse/relevância
conforme as ideias são discutidas/esclarecidas e perguntas respondidas, irá
desenvolver sua autoestima, autoria, cooperação, responsabilidade e convivência.
É possível fazer com que os alunos se tornem aptos a utilizar
as TIC´s, apreendendo não só as habilidades necessárias à aquisição de
conhecimentos, mas principalmente, interdisciplinares, com a posterior
aplicação responsável e de possível uso pedagógico dentro da própria escola,
tornando-os sujeitos atuantes e autores responsáveis; ajudando-os a adquirir
mais conhecimentos específicos para uso nas TIC´s e fora delas.
A internet é
o maior repositório de informação atualmente. Todo tipo de informação. O aluno
precisa ser “conduzido” pelo professor nesse “mar” não navegado; precisa ser
auxiliado com as técnicas que o ajudem a buscar e discernir as informações
oferecidas; precisa aprender a dar-lhes significado e contextualizálas. (FAJOSES,
2010)
Fazer com que os alunos entrem em uma “viagem” por diversos
conteúdos utilizando as TIC´s, contextualizando-o de todas as maneiras
possíveis de forma transdisciplinar através do computador.
Jean Piaget
propõe outra importante hierarquização de níveis de colaboração e integração
entre as disciplinas: (...)
1. Multidisciplinaridade
– O nível inferior de integração. Ocorre quando para solucionar um problema,
busca-se a informação e ajuda em várias disciplinas, sem que tal interação
contribua para modifica-las ou enriquecê-las.
2. Interdisciplinaridade
- Segundo nível de associação entre disciplinas, em que a cooperação entre as
várias disciplinas provoca intercâmbios reais, existe reciprocidade e
enriquecimento mútuo.
3. Transdisciplinaridade - È a etapa superior da integração.
Trata-se da construção de um sistema total, sem fronteiras sólidas entre as
disciplinas. Interdisciplinaridade.
Disponível em:
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/294810. Acesso em: 04 de novembro de
2010
Esse Projeto desenvolverá diversas habilidades possibilitando
a formação de cidadãos críticos e sujeitos atuantes, independente da classe
social ou contexto inserido.
3 - A realidade da Escola
Esse Projeto foi desenvolvido em conformidade com o Projeto
Político Pedagógico (PPP) da E.M. Núbia Pereira de Magalhães Gomes – CAIC NÚBIA
e norteado por seus princípios inovadores conforme abaixo transcrito.
Entendemos que o Projeto Político
Pedagógico seja um processo de mudança e de antecipação do futuro, que
estabelece princípios, diretrizes e proposta de ação para melhor organizar,
sistematizar e re-significar as atividades desenvolvidas pela escola como um
todo. (...) Um dos desafios a ser enfrentados pela escola contemporânea diz
respeito às mudanças proporcionadas na sociedade pelos últimos avanços
tecnológicos, as quais tornaram instantâneas a comunicação no Planeta e a
globalização, onde o diferencial das Nações depende da Educação e a capacidade
de iniciativa da população. Aspectos que são tidos como comuns no mundo atual,
como o pluralismo, a multiculturalidade, a intolerância nas relações inter e
intrapessoais, as diferenças de classe e de oportunidades, o combate a toda
forma de exclusão e a necessidade de inclusão social, são dominantes, o que
exige maior autonomia, novas formas de participação social e um novo tipo de
formação educacional. (CAIC Núbia PPP, 2009, pág. 4 e pág. 5).
Dessa forma, percebe-se que o PPP proposto pela E. M. Núbia P.
Magalhães encontra-se aberto à inovação e aos avanços tecnológicos, o que
poderá ser verificado de acordo com o trecho abaixo:
Por tudo
isso, o Projeto Político proposto pela nossa escola, pretende possibilitar e
introduzir mudanças planejadas e compartilhadas coletivamente, pressupondo um
compromisso com a aprendizagem do aluno e com uma educação para a cidadania.
Apresenta também como referência, envolver todos os atores desse processo numa
construção coletiva, em busca da excelência da educação, partindo de valores,
concepções, princípios e crenças presentes em todo o grupo e que dizem respeito
ao futuro do homem e da sociedade, sua melhor maneira de adquirir, transmitir e
produzir conhecimentos capazes de orientar a sua caminhada no dia-a-dia. Assim,
a visão a ser trabalhada em nossa escola em relação ao conhecimento é a de que
este deve responder aos desafios presentes na sociedade contemporânea, fazendo
com que o aluno possa integrar o que foi aprendido na construção de uma nova
realidade social, retornando à prática cotidiana com novas propostas de ação e
mudanças, estabelecendo a realidade práticateoria-ação-prática. (CAIC Núbia PPP, 2009, pág.
4 e pág. 5).
Para Howard Gardner:
A escola que
visualizamos, busca estimular o profundo entendimento dos alunos em várias
disciplinas básicas. Ela estimula os alunos a utilizarem este conhecimento para
resolverem os problemas e contemplarem com as quais deparam na comunidade mais
ampla. GARDNER (2010, apud Projeto Político Pedagógico, 2010,
pág.5).
Um projeto inter e transdisciplinar, que observe as
disposições contidas na LDB, nas Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais
e principalmente, no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola poderia
ajudá-la a alcançar seu objetivo mais rápido e de forma mais fácil, além de ter
seu potencial de ensino/aprendizagem aumentado, se utilizarmos as TIC´s como
aliadas.
Precisamos de criatividade, curiosidade, cultura e
objetividade envolvidas com responsabilidade no processo coletivo de
aprendizado para “aprendermos ensinando” de forma prazerosa e concreta. Para
isso, é necessário estarmos inseridos e atualizados.
Uma gestão
democrática com certeza prioriza o uso das TIC´s, uma vez que a
responsabilidade pelos alunos atuais – que devem tornar-se futuros cidadãos
mais capazes e competentes diante dos avanços tecnológicos competitivos nesse
novo mundo globalizado – é nossa. (...) As TIC´s são apenas um meio para se
atingir o principal objetivo: construção de conhecimento. São apenas uma forma
melhor de aplicação de técnicas e métodos para, pedagogicamente, transformar
informação em conhecimento. (FAJOSES, 2010)
A responsabilidade pela formação do “cidadão futuro” do mundo
é nossa “agora”.
3.1 - A Escola e seu contexto
A Escola Municipal Núbia Pereira de Magalhães Gomes – mais
conhecida como CAIC-Núbia comporta a Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA
e Projetos de Oficinas extraturno.
Atualmente a Educação Física a partir do 6º ano é realizada em horário
extraturno.
Também possui diversos Projetos/Oficinas de Dança, Xadrez,
Espanhol, Informática, Vôlei, Handebol, Flauta, Violão, Futsal, Convivência (3ª
idade), Teatro, Coral, dentre outros, que são direcionados principalmente aos
alunos da própria escola, apesar de abertos à comunidade. Normalmente as
Oficinas acontecem durante toda a semana, em horários variados, iniciando às
07h e indo até 18:30h.
A Escola conta com um Laboratório de Informática bem equipado
e em excelentes condições com aproximadamente 40 computadores funcionando e
plataforma Linux.
Os componentes da Direção, coordenação e os professores não só
apoiam iniciativas relacionadas à novas formas de aprendizagem, como as
incentivam.
4 – Destinação – Público Alvo
Nossos alunos, principalmente os adolescentes, estão “cercados
de tecnologia por todos os lados”; eles aprendem mais rápido, sabem mais e
esperam mais. Junto a isso, tem-se também uma forma de exacerbação da
violência. Ambas as situações são emergentes e podem estar interligadas, e
ambas, precisam de mediação e direcionamento. Cabe a nós ajudá-los a encontrar
o caminho; o que não é impossível aos profissionais da educação.
É importante que haja associação das diversas disciplinas não
só para aquisição de conhecimentos, mas para tornar essa atividade lúdica e
interessante. Assim tem-se não o aprendizado de um só conteúdo, mas de vários
ao mesmo tempo, de forma consciente e atual.
O processo de ensino e aprendizagem é ininterrupto, então
porque não estender esse projeto aos professores? Eles seriam beneficiados com
a aprendizagem e a interação com as tecnologias e novas formas de transmissão
do pensamento, numa colaboração que resultaria em benefícios para o processo e
seus integrantes, ajudando no aperfeiçoamento docente contínuo.
Indiretamente, também ajudaria, no futuro, a todos os
professores que viessem a dar aulas utilizando as TIC`s, uma vez que seus
alunos já teriam o mínimo de habilidades necessárias, fazendo com que pudessem
se concentrar mais na discussões/esclarecimentos acerca da disciplina em foco
(pedagógico) do que no uso da “ferramenta” (técnica) que propicia sua
dinamização.
5 - Demanda
O projeto pretende abranger os alunos do 7º ao 9º ano, um
universo de aproximadamente 300 alunos.
Pode ser incluído na Parte Diversificada como disciplina
intracurricular, do sétimo ano ao nono ano, que atualmente atuam no turno da
manhã, ou;
De forma extracurricular, através da Oficina de TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação), sem se
descaracterizar como ferramenta pedagógica, podendo ter turmas específicas de
manhã e/ou à tarde, para professores, comunidade, alunos separados ou não por
faixa etária ou ano/série, uma vez que acima de 11 anos, já há maturidade
suficiente para uso das TIC´s.
6 - Proposta de Organização do Trabalho
A proposta do projeto é oferecer para os alunos do 7º ano ao
9º ano (alunos do turno da manhã), através de Oficinas Extracurriculares à tarde.
A Escola pretende formar 4 (quatro) turmas com 2 (duas) aulas
semanais em módulos de 50’ cada, totalizando 8 (oito) aulas de TIC´s na semana
e já possui um profissional disponível com currículo adequado para ministrar
essas aulas. Serão oferecidas 25 (vinte e cinco) vagas para alunos, professores
e comunidade com matrículas realizadas ao final do ano letivo de 2010, para que
o início das atividades seja a partir de fevereiro do ano de 2011 no horário
extra turno. As aulas serão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, de
15:20 às 17:00h com 2 (dois) módulos de 50 minutos cada dia e turmas com 2
(duas) aulas alternadas durante a semana.
7 - Objetivos
Existe uma dificuldade dos alunos do CAIC e na comunidade em
utilizar as TIC´s. Este estudo objetiva o desenvolvimento da escrita,
interpretação, leitura, autoria, responsabilidade, senso estético, criticidade,
racionalidade, coerência, além do enriquecimento teórico das disciplinas
estudadas e da compreensão do outro enquanto profissional de ensino.
Incitar a pesquisa, a utilização de diferentes ferramentas e o
estímulo à criatividade com a confecção de material interessante baseados em
obras pedagógicas pré-existentes ou não, feitas por eles e por outros através
do mundo.
Mostrar que se pode ser interativo enquanto se descobre seu
máximo potencial como pessoa e cidadão.
7.1 - Objetivo Geral
Através das TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação) e
seus recursos tecnológicos físicos e/ou virtuais, realizar uma aprendizagem
significativa, levando o aluno, de forma lúdica e interessante, à aquisição de
novos conhecimentos interdisciplinares e à consolidação daqueles previamente
conhecidos junto a um enriquecimento teórico e prático das disciplinas
estudadas anteriormente.
7.2 - Objetivos Específicos
• Desenvolver
habilidades para aquisição e transmissão do conhecimento interdisciplinar
através das HQ´s, Blog´s, Wiki´s e WebQuest´s, dentre outros;
• Estimular
a inserção social e a aquisição de segurança pessoal, além da consciência de si
mesmo como cidadão do mundo;
• Consolidar
o sentido de grupo e colaboração fortalecendo relacionamentos e interação,
incentivando a boa convivência;
• Tornar
o aluno sujeito atuante de seu próprio saber e responsável pelo possível uso
pedagógico na escola de suas criações.
• Incentivar
a aquisição de conhecimentos tecnológicos gerais, específicos e direcionados,
tornando o aluno apto a utilizar as tecnologias físicas (computador) e virtuais
(softwares diversos e web/internet), principalmente dos softwares utilizados
para a realização do Projeto, desenvolvendo suas habilidades;
• Desenvolver
o conceito de autoria e coautoria;
• Fortalecer
a autoestima e a autonomia;
• Adquirir
conhecimentos para interagir com o computador, a web/internet, e provedores de
email (para fazer seu próprio email);
• Demonstrar
a diversidade existente de programas, dos níveis de dificuldade no uso e em
suas aplicações (MáquinadeQuadrinhos, HagáQuê, WikiSpace, Blogspot etc);
• Desenvolver
o respeito e a compreensão do “outro” enquanto profissional de ensino;
• Ajustar
ideias a temas e nível do possível leitor;
• Desenvolver
o senso estético;
• Estabelecer
a contextualização e adaptação de conteúdos, temas e situações de forma lúdica;
• Desenvolver
a criticidade, racionalidade e a coerência;
• Adaptar
situações cotidianas ao pedagógico enquanto autores de sua história;
• Desenvolver
a leitura, a escrita, a interpretação e a pesquisa, aumentando sua capacidade
de expressão;
• Demonstrar
que a aplicação/esforço em um objetivo leva a bons resultados e que estes podem
ser bem utilizados;
• Despertar
interesse por novas tecnologias e suas aplicações, uma vez que estarão, de uma
forma ou de outra, envolvidas em seu futuro profissional e/ou pessoal.
8 - Os
envolvidos e recursos didáticos e pedagógicos necessários.
Este projeto pode envolver alunos, professores e comunidade de
todos os anos/séries do Ensino Fundamental, uma vez que o projeto pode ser
adaptado para todos os nove anos, mas sua aplicação é indicada, principalmente,
para alunos do sétimo ao nono anos.
O foco inicial - alunos do sétimo ao nono ano, deve-se ao fato
de já terem passado pela fase de adaptação que normalmente existe no 6º ano e
poderem ser preparados para os exames diagnósticos do 9º ano com bastante tempo
para avaliação e adaptação/correção do projeto.
Utilização de métodos expositivos, ilustrativos, avaliativos,
de trabalhos individuais, em grupo e elaboração cooperativa durante todo o
processo. Pesquisa diversas direcionadas para o PPP da escola.
Sites e programas diversos para uso do professor e do aluno
poderiam ser discutidos e sugeridos nas reuniões pedagógicas pelo corpo
docente.
A partir do rompimento dos padrões
espaciais em redes interativas, o “espaço de fluxos” passou a substituir o
“espaço de lugares” (CASTELLS, 2000).
... O virtual é
uma nova modalidade de ser, cuja compreensão é facilitada se considerarmos o
processo que leva a ele: a virtualização. “O real seria da ordem do ‘tenho’,
enquanto o virtual seria a ordem do ‘terás’, ou da ilusão, o que permite
geralmente o uso de uma ironia fácil para evocar as diversas formas de
virtualização” (LÉVY, 1996, p. 15).
9 - Desenvolvimento e Metodologia
Poderá haver envolvimento dos professores das demais
disciplinas antes, durante e após o projeto, deixando-os sempre a par do
desenvolvimento dos alunos nas diversas etapas, utilizando suas sugestões e
direcionamentos para ampliação de conhecimentos, além de sua cooperação na
aquisição do objetivo principal.
O material realizado pelos alunos pode ser submetido aos
professores relacionados a essas disciplinas para possível apreciação além de
acompanhamento. Estabelecimento de horários para uso da sala de informática.
Estímulo a que os alunos continuem realizando cada etapa do projeto em casa,
bibliotecas ou qualquer lugar onde tenham acesso à web.
Preparação dos computadores com os programas e sites
necessários já previamente relacionados/instalados,
com abertura
para possíveis avaliações/sugestões dos alunos ao final de cada módulo.
Tudo está ao alcance dos dedos. A internet é um repositório de
informações, nem sempre boas ou corretas e o acesso a elas é fácil.
Se tecnologias estão presentes em tudo, então por que não
utilizá-la de forma positiva e educacional?
Neste novo
século, a sociedade se caracteriza pela vasta quantidade de informação em fluxo
e por seu consequente acesso, bem como a acelerada alteração e atualização da
informação. Neste contexto, a familiarização com novas tecnologias da
informação e a contínua atualização de conhecimentos serão necessários,
potencializando ainda mais a influência da tecnologia sobre diversos aspectos
da atividade humana relacionados à aprendizagem. A educação contemporânea
mostra que os atuais paradigmas não atendem mais o momento atual, visto a
velocidade e quantidade de informações. Como o conhecimento tornou-se dinâmico,
precisamos fazer novas conexões de fatos e informações, pois tudo está
sistematizado. Os meios de produção mudaram para o paradigma da produção enxuta
em lugar da produção em massa. Essa nova visão mostra a necessidade de um
perfil diferenciado de cidadão para conviver na sociedade da informação e da
tecnologia. O
processo de Aprendizagem no Ciberespaço. Disponível
em: <http:// www.educador.brasilescola.com>. Acesso em: 04 de novembro de
2010
A Tecnologia bem utilizada é fonte de conhecimento de forma
lúdica e prazerosa. Existem muitas formas de se utilizar as Tecnologias de
Informação e
Comunicação (TIC´s): as WebQuest´s (formas direcionadas de
pesquisa), o Wiki (“depósito” de informações como a Wikipédia), os Blog´s, as
Histórias em Quadrinhos, Podcast, Screencast e todas as formas de TIC´s podem ser utilizadas; bem utilizadas.
Existem programas específicos como o Google Earth, Tradutores,
Sites de Testes de matemática (alguns são em forma de jogos), a Wikipédia, o
Google e diversos sites de referência e consulta. Mas vários de nossos alunos
não sabem utilizá-los. A maioria nunca ouviu falar em muitas dessas
ferramentas. E podemos ajudá-los nisso também.
O computador pode e deve ser utilizado como uma ferramenta,
por alunos e professores, da mesma forma que usávamos antes nossos cadernos e
livros. Só que além de “escrevermos” e “lermos” podemos interagir,
aprender, pensar; alterando o simples registrar informações em algo maior.
Não há outro
caminho: precisamos “adaptar-nos” às novas tecnologias e novas formas de
aquisição de aprendizado, pois já as utilizamos “em nossas casas, em nossa
vida” e podemos também fazê-lo em nossas salas de aula da melhor forma
possível, adaptando-as pedagogicamente através de projetos, da implantação de
um laboratório de informática com internet e da preparação de nossos docentes.
(FAJOSES,
2010)
Numa outra abordagem, a aplicação das novas tecnologias
direcionadas à educação também torna os alunos que as utilizam responsáveis
pelo possível conhecimento que transmitem através delas, se essas produções
estiverem disponíveis para escolha como material pedagógico auxiliar para serem
utilizadas por outros alunos.
O Projeto “Historias em Quadrinhos”, já aplicado a título
experimental (relatório anexo), foi uma experiência muito produtiva em que os
alunos do nono ano confeccionaram material pedagógico em forma de HQ que foi
utilizado por professores de outras séries – segundos, terceiros e quartos
anos, de acordo com o nível e assunto: Trânsito, Regras do Novo Acordo
Ortográfico, Meio Ambiente, Introdução ao Inglês, etc.
Podemos usar o material informativo digital como referência
para contextualização, quer seja histórica, geográfica, científica, artística e
humana, realizando comparações e deixando que nossos alunos, futuros cidadãos,
transformem informação em conhecimento.
10 - Execução
Uso das TIC`s através de WebQuest´s,
A distribuição pode ser feita da seguinte
forma:
• Apresentação
do projeto, esclarecimento de dúvidas e escolha da obra inicial;
• Leitura,
discussão, perguntas e comentários pertinentes;
• Contextualização
e discussão de cada Tecnologia utilizada: seu objetivo, adaptação e uso;
• Apresentação
de sites onde as TIC´s já estão sendo aplicadas na educação: comentários,
discussão e interatividade;
• Incentivo
à participação/interação, confecção e publicação nesses sites de textos e
materiais individuais ou grupais;
• Avaliação
e sugestões para aplicação em próximo projeto
11 - Montagem
• Breve
explicação sobre Wiki, HQ, WebQuest, Podcast, Screencast, Blog e sistemas de
busca e que a escolha da ordem para
aplicação/aprendizado
será deles, podendo utilizarmos outras
TIC´s;
• O
projeto e seu objetivo;
• Ao
final, os alunos teriam que escrever algumas linhas sobre as aulas, e responder
algumas perguntas avaliativas e auto-avaliativas;
• Explicação
sobre alguns professores do turno da tarde e seu possível interesse em aplicar
alguns dos trabalhos em suas salas de aula;
• A
WebQuest também seria usada para norteá-los no início do projeto para confecção
das HQ´s, e que passaríamos depois para a utilização da Máquina de Quadrinhos
da Turma da Mônica – Site do Maurício de Souza;
• Os
alunos darão permissões escritas para que o resultado de seu trabalho seja
utilizado.
• O
projeto passaria por todas as fases: Aplicação, análise, avaliação e adaptação
(operacionalizado/ base para próxima operacionalização) Criação de e-mail´s e
inscrição em sites
Realizar pesquisas/consultas.
• Planejamento
de HQ´s
• Blog,
Wiki, Podcast, Screencast e WebQuest publicar/usar coletivamente .
• Regras
de uso da internet/web: não entrar em sites como Orkut e MSN e jogos não
autorizados. Podem realizar pesquisas e recolher informações quando necessário.
• Ajudar,
responder a perguntas e dar orientações, mas respeitar as ideias dos
educandos.
• WebQuest
encontra-se em anexo, assim como fotos da confecção das HQ´s, algumas das HQ´s
produzidas pelos alunos e fotos da primeira utilização do produto final em sala
de aula da Primeira Aplicação do Projeto.
• A
Aplicação do Projeto será norteada com base nesses “passos” já
seguidos/utilizados com adaptações/melhoras no que for possível.
12 - Recursos
• Sala
de aula dos alunos e a sala de informática (espaços físicos) com os
computadores (equipamento), além de Lousa/Quadro e giz.
• WebQuest
(WebQuestBrasil) para confecção de HQ que seria realizada com o uso do site
Máquina de Quadrinhos - Turma da Mônica do Maurício de Souza.
• Será
desenvolvido na sala de aula e sala de informática, não excluindo a
possibilidade de acesso pelo aluno de outros locais.
• AZEVEDO,
Waldyr Junior. Computadores em Sala de Aula, V.1. 2ª Ed. – Juiz de Fora: UFJF,
2010.
• BATISTA,
Deniele Pereira. Técnicas e Métodos para o Uso de TIC em Sala de Aula. V.1. 2ª
Ed. – Juiz de Fora: UFJF, 2010.
• DIAS,
Rosilãna Aparecida. Pesquisa na Web: Recursos e Técnicas. V.1. 2ª Ed. – Juiz de
Fora: UFJF, 2010.
• MOZZER,
Luciene Domenici. Blogs e Wikis: Construindo Novos Espaços para a Aprendizagem,
V.1. 2ª Ed. – Juiz de Fora: UFJF, 2010.
• SANTOS,
Núbia Schaper. Ambientes Virtuais como Aliados na
Aprendizagem, V.1. 2ª Ed. – Juiz de Fora:
UFJF, 2010.
• Site
do Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica – Maurício de Souza
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx
• Modelo
de Quadrinhos: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria
=425726
• Fala
um pouco sobre a Máquina de Quadrinhos:
http://www.baixaki.com.br/download/maquina-de-quadrinhos.htm
Apresenta a Máquina de Quadrinhos:
http://professoraandrea.blogspot.com/2009/10/maquina-de-quadrinhos-daturma-da.html
• Aprenda
a fazer uma HQ:
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
Entrevista com o Maurício de Souza sobre a Máquina:
http://impulsohq.com/noticias/mauricio-de-sousa-das-tiras-de-jornal-amaquina-de-quadrinhos/
• Editor
de Histórias em Quadrinhos:
http://niedbelem.blogspot.com/
Site HagaQuê de histórias em Quadrinhos:
http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/
• HQ
na escola: http://multimidiahq.blogspot.com/2010/01/hqs-da-oficina.html
• O
aluno e a HQ:
http://www.ligazine.com.br/quadrinhos/lanc_albuns/hq_na_escola.htm
Este site com modelos de webquest´s interessantes:
http://www.webquestbrasil.org/criador/procesa_index_fecha.php
• http://3.bp.blogspot.com/_y5fdl8xdZEA/TAkdY9Do6RI/AAAAAAAAVQQ/Zt0j
TnpIZfM/s400/ historia+em+quadrinhos.bmp
• Webquest
História em Quadrinhos - Aprender e Ensinar Brincando:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?
id_actividad =20545&id_pagina=1%20
• Relação
de Webquests do WebQuestBrasil:
http://www.webquestbrasil.org/criador/procesa_index_autor.php
13 - Finalização e Avaliação
Apresentação do material realizado pelos alunos: textos,
histórias, pesquisas e materiais publicados para possível utilização pelos
professores/alunos das demais séries da escola – como realizado com o Projeto
“Historias em Quadrinhos”.
Avaliação da competência adquirida pelos alunos em relação aos
conhecimentos pedagógicos contextualizados e ao uso das TIC´s para aquisição
desses conhecimentos.
Avaliação pelos professores e alunos do resultado real do
projeto e correção/direcionamento do desenvolvimento do projeto.
Apesar de usarmos a abordagem “Ensino por Projetos” e este
Projeto poder ser realizado de forma participativa e democrática, estamos
considerando os objetivos curriculares e o PPP da escola, sem esquecer de
incluir/adaptar os conteúdos ministrados durante esse período aos alunos. As
atividades a eles propostas tentam dar ao educando uma forma de aprendizagem
significativa, uma vez que é realizada através do uso das Tecnologias de
Informação e
Comunicação.
Resultado Esperado
• O
Produto final Histórias em Quadrinhos, Blog e Wiki da Escola – podem ser
trabalhos adaptados sobre Trânsito, Meio Ambiente e Inglês, Matemática,
História, Geografia, Ciências, Português, Artes, dentre outros – Cultura Afro,
etc.
• As
histórias, com a devida permissão poderão ser usadas em outras
salas/séries/turno.
• Será
solicitado aos alunos que escrevam suas impressões sobre o projeto, assim como
serái pedido às professoras que utilizarem seus “produtos” (HQ´s, WebQuest´s,
Podcast´s etc) um relatório curto de sobre a aplicação em sala de aula.
• Nesse
projeto os alunos, serão avaliados de acordo com a forma como forem alcançados
os objetivos propostos – em forma de pontos e publicação no jornal da escola, o
que parece tê-los entusiasmado. Também verificarei sugestões possíveis de novas
aplicações como publicação no Blog ou num Wiki, na Máquina de Quadrinhos, e no
Youtube dos Podcast, Screencast, criado por eles.
• Os
trabalhos também poderão ser expostos e enviados para o site da escola na PJF.
14 - Referências Bibliográficas
• CASTELLS,
Manuel. A sociedade em rede. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
• FAJOSES,
Z. C.V.,G. Introdução do Computador e
Internet em Escola de Ensino Fundamental. Disponível em:
<http://www.webartigos.com/articles>.
Acesso em: 10 de novembro de 2010
• FAJOSES,
Z.C.V.,G. Uma nova Abordagem:
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o http://www.educador.brasilescola.com
15 - Professora Responsável
Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves é Bacharel em
Administração de Empresas, Professora de várias disciplinas técnicas do curso
de Serviços Públicos do IFET-JF – Campus Juiz de Fora e Pós-Graduanda em TIC´s -
Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental Latu Sensu pela
UFJF.
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