“Introdução do Computador e Internet em Escola
de Ensino Fundamental.”
Baseado na Atividade:
"Diretrizes para o trabalho pedagógico das TIC: um acordo coletivo".
Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves
[1]
Introdução do Computador e Internet em
Escola de Ensino Fundamental. [2]
Resumo:
Novos projetos que busquem utilizar as
TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação) na escola de forma eficiente
devem privilegiar o aspecto pedagógico, capacitar seus professores e obter uma
boa infraestrutura física em local adequado para que se tenha êxito.
Descrição
de uma situação educacional e suas relações cotidianas, com base em
uma aula de Oficina da escola Caic-Núbia, onde os alunos
utilizavam as tecnologias na sala de informática para aquisição de
conhecimentos relacionados à Língua Espanhola.
Palavras-Chave:
TIC´s. Aprendizagem. Tecnologia na Escola. Web/internet no Ensino.
Abstract:
New projects that seek
to use ICTs (Information and Communication Technologies) in school efficiently
should focus on the teaching aspect, empower your teachers and get a good
physical infrastructure in place suitable for it to succeed.
Description of an educational situation and
their everyday relationships, based on
a class-Workshop school CAIC Nubia, where
students used technologies in the computer room for the acquisition of
knowledge related to the Spanish Language.
Keywords:
ICT's. Learning. Technology in
School. Web / Internet in Education.
Introdução do Computador e Internet em
Escola de Ensino Fundamental.
(Considerações
acerca do “Relato de Observação de uma Aula de Espanhol no laboratório de
Informática.” – em anexo).
Novos projetos que
busquem utilizar as TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação) na escola
de forma eficiente devem privilegiar o aspecto pedagógico, capacitar seus
professores e obter uma boa infraestrutura física em local adequado para que se
tenha êxito.
Se apenas um desses aspectos falhar, corre-se o risco de que
tudo falhe.
Uma gestão
democrática com certeza prioriza o uso das TIC´s, uma vez que a
responsabilidade pelos alunos atuais – que devem tornar-se futuros cidadãos
mais capazes e competentes diante dos avanços tecnológicos competitivos nesse
novo mundo globalizado – é nossa. E infelizmente, por vários motivos, o uso de
computadores ainda não está difundido o suficiente nas escolas do país, e
quando está, não há quem os saiba usar de forma eficiente.
As TIC´s são apenas um meio
para se atingir o principal objetivo: construção de conhecimento. São apenas
uma forma melhor de aplicação de técnicas e métodos para, pedagogicamente,
transformar informação em conhecimento. Mas precisam ser bem aplicadas e algumas
delas, como “o trabalho interdisciplinar,
o atendimento aos diferentes estilos de aprendizagem, o trabalho por projetos,
a valorização da autoria do aluno” e “o
redimensionamento da relação professor-aluno” podem e devem ser aplicadas.
Mas se tivermos “professores
despreparados para a apropriação pedagógica das tecnologias; espaço e tempo
inadequados; falta de envolvimento e de conhecimento do gestor escolar; falta
de recursos” e “ausência de projetos
relevantes”[3], não
alcançaremos um bom resultado.
A internet é o
maior repositório de informação atualmente. Todo tipo de informação. O aluno
precisa ser “conduzido” pelo professor nesse “mar” não navegado; precisa ser
ajudado com as técnicas que o ajudem a buscar e discernir as informações
oferecidas; precisa aprender a darlhes significado e contextualizá-las.
Antes da Web/Internet, pesquisar era mais
moroso, difícil e caro. Isso mudou. Hoje se pode ter qualquer informação ao
alcance dos dedos. Elas são vastas, completas, visuais, auditivas e
interessantes. Mas precisamos distinguir o que é importante, real e verdadeiro,
do que não é. Esse é um dos aspectos que não pode ser ignorado pelos
responsáveis pedagógicos de um estabelecimento de ensino, além do fato de que
nossos alunos não aprendem a usar as tecnologias apenas na escola e percebem
quando seus professores não estão aptos a trabalhar com as novas tecnologias.
Isso aumenta a distância entre eles e o local que deveria ser sua fonte de
referência no que se refere a “aprender” e entender o novo; um local onde a
construção do conhecimento, em forma de aprendizagem permanente com meios
diferenciados, não deveria ser ignorada. E o docente não precisa ter medo de
mostrar que está aprendendo junto com seus alunos – isso lhes ensinaria um novo
conceito de respeito e humildade de um professor que deixou de ser “onisciente”
para se tornar aquele que “aprende ensinando”, ressignificando toda a relação
professor-aluno e ensino-aprendizagem: inovando.
Não há outro
caminho: precisamos “adaptar-nos” às novas tecnologias e novas formas de
aquisição de aprendizado, pois já as utilizamos “em nossas casas, em nossa
vida” e podemos também fazê-lo em nossas salas de aula da melhor forma
possível, adaptando-as pedagogicamente através de projetos, da implantação de
um laboratório de informática com internet e da preparação de nossos docentes.
Quando fomos
estudantes, ou até mesmo dez anos atrás, não havia a quantidade de tecnologia
que há hoje no mundo. Se, as circunstâncias permitissem e tivéssemos sido
preparados para essas mudanças, muitos de nós não seriam tão “resistentes” a
elas. “O presente não nos deixa esquecer que estamos preparando nossos alunos
para profissões e tecnologias que ainda não foram inventadas.”
E disso nós não podemos esquecer.
Nem nos eximirmos de nossa responsabilidade
com esses alunos que serão os adultos do futuro. Nossos “herdeiros”
diretos.
Que façamos o melhor possível.
Referências:
BATISTA, Deniele Pereira. Técnicas e
Métodos de Uso das TIC em Sala de Aula. V.1. 2ª Ed. – Juiz de Fora: UFJF, 2010.
Apostila apresentada no curso de Especialização em Tecnologia da Informação e
Comunicação para o Ensino Fundamental, Unidade III, passim.
GONÇALVES, Zilda C. V. Fajoses. -
"Diretrizes para o trabalho pedagógico das TIC: um acordo coletivo",
Texto para a Disciplina “Técnicas e Métodos de Uso das TIC em Sala de Aula”
Plataforma Moodle, Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e
Comunicação para o Ensino Fundamental 2010, s/p.
Anexo I
Relato de Observação de uma Aula de
Espanhol no laboratório de Informática
Esse é o relato da observação de uma aula de Espanhol com
o uso do Computador
e Internet da professora Adriana Costa
Henriques para alunos do Ensino Fundamental matriculados no Projeto de Oficinas
(extraturno). Esta aula se deu no dia 30 de setembro de 2010 no laboratório de
Informática da Escola Municipal Núbia Pereira Magalhães – CAIC.
Os alunos matriculados nesse projeto são oriundos da
comunidade e da própria
escola e iniciaram o curso no segundo
semestre do corrente ano. Os projetos do Caic são sempre abertos aos alunos da
própria escola e à comunidade, principalmente aos alunos da E.E. Prof. José
Saint´Clair. O CAIC-Núbia, como a escola é conhecida, desenvolve diversos
projetos concomitantes ao Ensino Fundamental regular, aplicados nas diversas
oficinas disponíveis como: Dança, Xadrez, Espanhol, Informática, Vôlei,
Handebol, Flauta, Violão, Futsal, Convivência (3ª idade), Teatro, Coral, dentre
outros, e direcionados principalmente aos alunos da própria escola, apesar de
abertos à comunidade.
A professora Adriana não sabia de antemão que teria sua
aula observada e quando
estava
pegando as chaves do laboratório de Informática da escola, gentilmente
aquiesceu à solicitação feita por mim para fazê-lo, quando expliquei o que
precisava fazer e qual era o objetivo.
Ela se dirigiu ao laboratório de informática antes do
horário marcado para as
aulas, ligou todos os computadores e os
colocou num site com um jornal em espanhol antes da chegada dos alunos. Quando
eles chegaram, ela explicou que a aula seria desenvolvida em três etapas e que
a primeira era o jornal que estava na tela – um jornal muito famoso na Espanha
o “El Mundo” (www.elmundo.es) – e
que os alunos tentariam fazer uma “leitura instrumental”, ou seja, deveriam
tentar identificar as palavras na tela e, por associações, tentar entender qual
era a “mensagem” transmitida.
Os alunos fizeram diversos questionamentos durante a
leitura, principalmente de
tradução das palavras e comentaram o que estavam lendo.
Na segunda etapa, a professora deu a eles um endereço de
um Chat
(www.terra.es/chat) em espanhol para que eles pudessem entrar e
conversar com quem estivesse online no momento. Os alunos continuaram com as
perguntas e observei que usaram muito “portunhol” e brincadeiras em sua
interação.
Iniciando a terceira
etapa, foi solicitado aos alunos que entrassem num site de jogos educacionais de um Instituto Brasileiro
de Língua
Estrangeira
(www.institutoespanhol.com.br). Os alunos pareceram se
divertir bastante enquanto tentavam adivinhar o que estava escrito na tela no
jogo da “Forca” e “Adivinhas”, além de outros.
Um aspecto interessante foi eles terem se “desviado” do
planejamento inicial da
aula para ler quadrinhos em espanhol no site
Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica, até mesmo incentivados pela
professora que os ajudou na tradução e interpretação, além de brincar com eles
sobre algumas das histórias, correlacionando-as ao seu dia-a-dia. Os alunos
ficaram sabendo do site por alguns alunos que participavam de um outro projeto
na escola:
“Quadrinhos – Aprender e Ensinar Brincando”.
(Confesso que foi uma agradável surpresa para mim quando descobrimos o que eles
estavam fazendo.)
Acredito que os alunos tiveram uma boa recepção da
estratégia utilizada pela
professora, já que eles usaram os diversos
recursos para adquirir mais intimidade com a língua espanhola, além de
interagir com as interfaces da internet usadas para a aplicação da aprendizagem
na aula. Ficou caracterizado o bom uso de ferramentas assíncronas (jornal e
jogos) e síncronas (Chat).
A interação dos alunos, o resultado final após a aula, a
forma como foi abordada a
língua espanhola e os diversos aspectos
relacionados à minha observação me levam a crer que as tecnologias disponíveis
foram bem utilizadas pela professora com recursos positivos e estimulantes para
os alunos.
Eles não só participaram da aula, como foram sujeitos de
seu próprio aprendizado.
E isso tudo enquanto se divertiam.
Sites:
http://www.elmundo.es/ - Jornal da Espanha “El Mundo” http://www.terra.es/chat/ - Chat em espanhol http://www.institutoespanhol.pt/ - Instituto Brasileiro de
Língua Estrangeira.
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Aprendizagem e Ensino Por Projetos
Ao usar este artigo, mantenha os links e
faça referência ao autor:
Uma Nova
Abordagem: “Aprendizagem e Ensino por Projetos” publicado
Hoje por Fajoses Zilda
Cristina Ventura F Gonçalves em
http://www.webartigos.com
Fajoses Gonçalves, Zilda Cristina Ventura.
Fajoses, Zilda Cristina Ventura F Gonçalves
Especialista em TIC´s no Ens. Fundamental. Bacharel em Adm. de Empresas,
Téc. em
Seg. Trabalho, Sec. Escolar, Professora de Gestão/Serviços Públicos - Educação
Online (EAD) do IFET-JF/CTU Campus Juiz de Fora, antes Tutora à Distância.
Cursos na área de informática, extensão e aperfeiçoamento.
Ler outros artigos de Fajoses Zilda Cristina Ventura F
Gonçalves
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/51578/1/Uma-Nova-Abordagem-Aprendizagem-eEnsino-por-Projetos/pagina1.html#ixzz14jwFXAYc
...
Zilda Fajoses Gonçalves
Especialista em
TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação no
Ensino
Fudamental (UFJF), Bacharel em Administração de Empresas e Técnica em Segurança
do Trabalho, Secretária Escolar, Professora do curso de Serviços Públicos (EaD)
do IFET/CTU. Cursos na área de informática, extensão e aperfeiçoamento (UFMT,
UFRJ, PJF etc).
Pós Graduanda em PIGEAD pela UFF.
Sou apaixonada com Educação Online.
Casada, três filhos, e nas horas vagas (quase inexistentes),
“arranho” o violino e “finjo” ser escritora de fic´s.
Fonte: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/uma-nova-abordagem-aprendizagem-e-ensino-por-projetos3443095.html
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[1] Zilda Cristina Ventura
Fajoses Gonçalves é Especialista em TIC´s - Tecnologia de Informação e
Comunicação no Ensino Fundamental (UFJF), Bacharel em Administração de
Empresas, Professora EaD do IFET-JF Campus Juiz de Fora do cursoTécnico em
Serviços Públicos e Pós-Graduanda em PIGEAD (Planejamento, Implementação e
Gestão do Ensino a Distância) pela UFF.
[3]
Conforme citado por Deniele Batista – professora UFJF.
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