quarta-feira, 12 de julho de 2017

Extrato CNIS: consulta online pelo CPF

extrato CNIS se destaca como um dos serviços online mais procurados do INSS. Os segurados podem emitir esse documento pela internet, seguindo apenas alguns passos bem simples. Leia a matéria e veja como fazer a consulta ao extrato CNIS, utilizando o computador, tablet ou smartphone.
Qualquer trabalhador que deseja dar entrada na aposentadoria, ele precisa providenciar o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais. Somente esse documento reúne todos os dados a respeito das contribuições realizadas pelo segurado. O documento também ajuda a fazer o cálculo do benefício corretamente.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais pode ser consultado pela internet. (Foto: Divulgação)

O que é o extrato CNIS do INSS?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é considerado o principal documento do INSS. Ele funciona como uma espécie de relatório, que mostra todos os vínculos que um determinado CPF (Cadastro de Pessoa Física) tem com a Previdência Social.
consulta online ao extrato CNIS permite verificar informações como nome do empregado, período trabalhado, salário e contribuições do INSS, realizadas por meio do pagamento do GPS. Portanto, é um documento informativo que serve tanto para trabalhador com carteira assinada da iniciativa privada como também para contribuinte individual ou prestador de serviços.
Há, basicamente, duas formas de emitir o extrato CNIS. O segurado pode acessar o portal Meu INSS e gerar o documento, mediante ao cadastro de uma senha na central de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social. Também é possível tirar o extrato direto no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, desde que o segurado seja um correntista.

Como consultar o extrato CNIS pela internet?


Portal Meu INSS. (Foto: Divulgação)

O serviço de consulta online ao extrato CNIS foi criado para o segurado do INSS não precisar se dirigir até uma agência e enfrentar fila para atendimento. Até mesmo a criação do login para ter acesso ao relatório pode ser efetuada através da internet.




Veja a seguir o passo a passo para consultar o extrato CNIS pela internet:
1. Acesse o endereço eletrônico www.servicos.inss.gov.br
2. Clique no primeiro tópico da página, ou seja, “Extrato CNIS”
3. O portal abrirá uma nova aba, na qual estará escrito “Essa página precisa de autenticação”. Caso você já tenha uma senha cadastrada no INSS, clique no ícone “fazer login”.

É preciso realizar a autenticação no sistema para utilizar o serviço online. (Foto: Divulgação)

4. O usuário que não possui login deve clicar no espaço destinado ao cadastro de senha.
5. Na sequência, é preciso informar nos campos em branco o número do CPF, o nome completo do segurado, a data de nascimento, o nome da mãe e o estado de nascimento.
6. Após o preenchimento do pequeno formulário, o sistema do INSS exibirá uma mensagem com o número de acesso.

Preencha os dados solicitados para criar a senha. (Foto: Divulgação)

7. O segurado deve telefonar para a Central 135, informar o número de acesso e validar a sua senha para utilizar os serviços online do INSS. Vale ressaltar que o atendimento fica disponível de segunda à sexta-feira, das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).
8. O atendente pode fazer algumas perguntas a respeito do cadastro. Caso as informações sejam divergentes com aquelas que constam no cadastro, será preciso comparecer a uma agência do INSS pessoalmente. Esse procedimento de segurança é adotado como uma forma de evitar fraudes.
9. Somente após a validação da senha é possível acessar o extrato CNIS pela internet.

Emitir o extrato CNIS no banco

Os segurados do INSS, que também são clientes do BB ou da Caixa, podem emitir o extrato CNIS no caixa eletrônico ou via home-banking. Nesse caso, não é preciso gerar uma senha de acesso, basta acessar as opções “Previdência Social”, no Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário”, na Caixa Econômica Federal. Se houver dúvidas, converse com o gerente.
Fonte: http://inss.blog.br/servicos-online/extrato-cnis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)