segunda-feira, 10 de julho de 2017

I-Educar

I-Educar liberado no Portal do Software Público

O i-Educar é um software de gestão escolar que centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público.
O sistema i-Educar, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Itajaí, se tornou o primeiro software disponibilizado por uma prefeitura no Portal do Software Público Brasileiro. Com a iniciativa pioneira da prefeitura de Itajaí se inicia o processo de ingresso de outros municípios no Portal.

A solução, disponibilizada com licença livre, pode ser acessada no Portal SPB, pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br, mediante o cadastramento no Portal.

O i-Educar é um sistema de gestão escolar que tem como uma de suas principais vantagens à centralização das informações de todas as escolas municipais em um banco de dados único, controlando o cadastro de alunos, contendo os seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. Algumas  funcionalidades, como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários, são realizados de forma integrada.

Com o uso do i-Educar os relatórios gerenciais e dados exigidos pelo Ministério da Educação para liberação de recursos podem ser obtidos em tempo real. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão do ambiente da biblioteca da escola.

A gestão da escola feita de forma sistemática e informatizada diminui a carga de trabalho de todo corpo administrativo da escola e da secretaria municipal de educação, resultando em mais tempo livre para o desempenho de outras atividades.

Jean Sestrem, coordenador do CTIMA(Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa), durante a abertura do Latinoware, disse que "a prefeitura de Itajaí cumpriu acordo realizado no ano de 2007, com a SLTI-Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e a ABEP-Associação das Entidades Estaduais de TIC, quando foi assinada a carta de intenções para parceria entre a prefeitura, as entidades de informática estaduais e a SLTI, no intuito de disponibilizar soluções livres para sociedade".

O coordenador do CTIMA, espera que o nível de adesão seja muito alto, pois a solução resolve um problema comum das redes de ensino municipais ao tratar da gestão e do controle de matrículas, do uso do espaço das salas e do acompanhamento do aluno. Jean afirma que "o impacto dos familiares acompanharem pela internet o desempenho dos alunos ajuda na melhoria do ensino e da freqüência escolar".

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