quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O futuro das escolas

Metodologias ativas e o uso da tecnologia nas escolas


Como educar em um mundo conectado, onde metade dos brasileiros usa o celular o tempo todo? De que forma o mundo físico e digital se interagem? Essas e outras questões foram destaques no II Encontro Nacional de Educadores do Sesc, na palestra do professor José Morán, que tratou do uso das novas tecnologias e das metodologias ativas na Educação.

Segundo ele, o desafio das escolas é caminhar para modelos curriculares inter e transdisciplinares mais flexíveis e integradores. “Há uma dificuldade enorme da escola de sair do modelo tradicional, mas isso precisa ser alterado. O mundo inteiro, não só o Brasil, está revendo seus currículos e metodologias, pois o modelo atual não é suficiente para esse aluno que está aí, aprendendo em um mundo mais híbrido, complexo e móvel”.

Morán explica que a tendência na educação é um professor mais orientador, mais mentor, corresponsável, junto com a escola e a família, para que o aluno tenha um projeto de vida e não só um plano de empregabilidade. “É um trabalho que começa desde a educação básica. Antes a escola preparava para aprender. Hoje o projeto de vida faz parte do papel do professor, que irá orientar o aluno e tornar o caminho efetivo. Por isso, devemos repensar o projeto pedagógico, colocando dentro do currículo essa nova dimensão do educador”, completa.

Com o uso das tecnologias, o aluno aprende o básico sozinho. Assim, o papel do professor não se resume ao mínimo, mas ao máximo que o aluno pode ir. "Educar sempre foi um terreno da busca da certeza, e a vida nos mostra que não há respostas únicas, as respostas evoluem, mudam. E isso também deve ser trabalhado com o aluno: a busca por várias possibilidades, a vontade de ousar”, finaliza Morán.


Fonte: http://www.sesc.com.br/portal/noticias/educacao/o+futuro+das+escolas

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