quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação

A obra “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação” resulta das reflexões de 16 professores de escolas públicas e particulares, que participaram de uma pesquisa-ação sobre as possibilidades de implementação do modelo de Ensino Híbrido (proposto pelo Instituto Clayton Christensen) na realidade brasileira.

Os principais temas trabalhados pelo grupo foram: novas formas de atuação, planejamento e uso integrado das tecnologias digitais em sala de aula. “Trata-se de um livro feito por professores para professores”, conta o coordenador de produtos da Fundação Lemann, Guilherme Antunes

A consultora do Instituto Península, Lilian Bacich, lembra que cada um aprende do seu jeito e no seu próprio ritmo. “Planejar a aula buscando estratégias que contemplem essas diferenças é um desafio do cotidiano do professor”, explica Bacich.

Diante desse cenário, como personalizar o ensino na sala de aula? Para José Moran, autor do primeiro capítulo do livro e pesquisador de Inovações na Educação no Instituto Singularidades, o sistema educacional precisa de um planejamento de aulas baseado em valores universais, como visão de futuro, autodidatismo e protagonismo.

“Temos que dar a chance do aluno explorar e aprender sozinho o básico, e o ensino híbrido faz isso: tira o professor do centro e reposiciona o aluno como protagonista, sob a orientação do professor”, explica Moran.

Os organizadores do livro são:
- Lilian Bacich (Mestre em Educação pela PUC-SP e Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na USP).
- Adolfo Tanzi Neto (Mestre em Linguística Aplicada: Linguagem e Educação pela UNICAMP e Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP).
- Fernando de Mello Trevisani (Mestre em Tecnologias e Educação Matemática pela UNESP e Pós-graduando em Educação Inovadora).      
O livro pode ser adquirido no site da editora http://tinyurl.com/livros-ensino-hibrido.

Fundação Lemann
Educação de qualidade para todas as crianças brasileiras e líderes focados no desenvolvimento social do país. A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos, desenvolve e apoia projetos inovadores em educação, faz pesquisas para embasar políticas públicas em educação e oferece formação para profissionais da educação e lideranças de várias áreas.
Instituto Península
O Instituto Península tem como missão melhorar a qualidade da educação no Brasil, com foco na formação do professor. Desenvolve projetos próprios e apoia iniciativas de diferentes instituições sociais que buscam valorizar a carreira docente e fortalecer os processos de ensino e aprendizagem.
Criado em 2010, o Instituto Península é o braço social da família Abílio Diniz, que acredita na força do professor como fator determinante para a transformação da educação brasileira.

Fonte : ACS Fundação Lemann


Fonte: http://diariodoaco.com.br/noticia/95783-4/cultura/o-poder-da-aprendizagem-personalizada

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