quinta-feira, 14 de maio de 2015

Os Novos Desafios do Desenho Instrucional

O trabalho de um designer instrucional é multidisciplinar. O Designer Instrucional advém de qualquer área de conhecimento e acaba por gerir projetos, muitas vezes de larga escala, com a finalidade de equilibrar diferentes requisitos de função, e enfrentar uma constante variedade de desafios. Afinal quais são os novos desafios de design instrucional e como os profissionais envolvidos com o e-learning enfrentam e superam esses desafios?
Os  Desafios
Uma pergunta recorrente à todos os designers instrucionais é: “o que você faz mesmo?
Os profissionais (já de saco cheio de terem que responder sempre a mexam coisa) são obrigados a explicar várias vezes ao longo da sua carreira, o que é o assunto prioritário dessa profissão (que já não é mais tão nova assim).
A razão pela qual é difícil explicar o que é este trabalho tem tudo a ver com o que é realmente um trabalho complexo e multidisciplinar. DI’S altamente qualificados precisam ser não só experientes e talentosos, mas ao mesmo tempo especialistas em comunicação interpessoal e capazes de lidar com problemas de alto nível de resolução e pensamento crítico.
Essas competências são necessárias para atender às exigentes expectativas de seus alunos através da aplicação de conhecimentos profissionais e identificar as principais questões da melhor forma possível, a fim de desenvolver as soluções  mais adequadas.
Vamos aos 10 desafios mais importantes a serem levados em consideração:
1. Concepção e desenvolvimento de cursos
Um dos maiores desafios de design instrucional é, naturalmente, projetar e desenvolver um curso que é realmente eficaz. A fim de fazer isso, você precisa, em primeiro lugar, definir objetivos claros. Escrevê-los ajuda-o a ter uma idéia clara de por onde começar e qual esquema a seguir, e também o ajuda a não perder o foco em relação a seus objetivos em toda a fase de concepção e desenvolvimento.
Certifique-se de que seu curso tem uma estrutura lógica e inclui gráficos compreensíveis e analogias, bem como métodos adequados e procedimentos para avaliar o progresso de seus alunos. Um projeto de navegação eficaz é também uma obrigação,pois você não quer confundir o seu público e desperdiçar seu tempo, fazendo-os descobrir como navegar dentro do seu lindo curso, correto?  Junte as tecnologias educacionais apropriadas, ferramentas de autoria eLearning, LMS, e, claro, lembre-se de usar as teorias de design instrucional para superar um desafio crítico de design instrucional: oferecer aos seus alunos um conteúdo que irá mantê-los focados nos assuntos correlatos. Além de garantir que o seu conteúdo seja bem escrito e compreensível, lembre-se de que o seu trabalho é ajudar aos seus alunos aplicarem o conhecimento que adquiriram na sua prática diária; caso contrário, este conhecimento será inútil para eles. Use sempre exemplos, estudos de casos e cenários que ofereçam benefícios reais do mundo, de modo que o público seja capaz de facilmente se relacionar com o que eles estão aprendendo.
2. Identificação de questões-chave.
Habilidades analíticas e capacidade de sintetizar informações são ambas habilidades essenciais ao designer instrucional. Seu trabalho exige essas características para que possa lidar com grandes quantidades de informação e para encontrar o caminho certo para apresentá-las aos seus alunos. Também é necessário manter seus alunos focados e engajados. Como? Seja altamente analítico e capaz de identificar questões críticas em temas complexos. Uma maneira eficaz de condensar informação é dividí-las em pequenos módulos; ou aplicar técnicas de micro-learning em seu curso. Considere dividir o conteúdo em pedaços menores, que são ideais em todos os aspectos, pois eles podem ser facilmente compartilhados, eles oferecem a sua flexibilidade alunos, e mais… aguçam o seu foco. Se for necessário projetar um curso mais longo e mais detalhado, você pode fazer uso dessas micro-cápsulas de conteúdo a fim de manter os alunos focados em questões-chave e evitando a sobrecarga cognitiva.
3. Escolher o modelo de design instrucional direito.
Escolher o modelo de design instrucional mais adequado para o seu cursonão é uma tarefa fácil. Afinal um modelo de design instrucional dá estrutura e significado a um problema de design instrucional … Um modelo deve ser julgado pela forma como ele atende a intenção do designer, o quão bem ele pode compartilhar uma carga de trabalho, e como efetivamente ele pode mudar o foco fora de si em direção ao objeto da atividade de projeto. Ao considerar os modelos de design instrucional e teorias disponíveis, tenha em mente a necessidade de avaliar não só a sua aplicação imediata na concepção e desenvolvimento, mas também verificar se o modelo que você acaba de escolher é adaptável a possíveis futuras mudanças no conteúdo que possuem uma vida útil mais longa.
4. Gerenciando o projeto de desenvolvimento do curso
Você é obrigado a não só projetar e desenvolver um excelente produto, mas também entregá-lo a tempo e dentro do orçamento. Para superar esse desafio fazer a gestão do tempo, através da monitorização tarefas críticas, periodizando e estimando com precisão o tempo de desenvolvimento. Concentre-se em estabelecer uma boa comunicação entre todas as partes envolvidas, tais como clientes e especialistas no assunto, e, claro, entre a sua equipe.
5. Arte da comunicação.
Outro desafio que todos os designers instrucionais enfrentam é o desafio de comunicar eficazmente a sua mensagem verbal e visual. A fim de sucesso “falar” para seus alunos/clientes através dos elementos escritos e visuais, você precisa definir claramente seu público-alvo. Então, analisando o seu público, você será capaz de coletar todos os dados necessários para criar cursos envolventes, que se adaptam às necessidades e deficiências apresentadas pelos consumidores dessa informação e, desta forma comunicar eficazmente suas estratégias de design instrucional.
6. Lidar com pessoas.
Falando de comunicação…sabemos que o designer instrucional é obrigado a se comunicar de forma eficaz com outros profissionais, tais como parceiros, clientes e especialistas no assunto. Exemplo: Existem os clientes persistentes que esperam de você a apresentação do material produzido (ou em produção) até líderes de RH que insistem em alterar a sua estratégia de design instrucional,cuja crise de comunicação pode ser desafiadora. Para evitar mal-entendidos e perda de tempo, sempre deixe claro o que você está fazendo fazer e o porquê. Além disso, considere a comunicação em tempo real, e de preferência na presencialmente junto à pessoa. Quando isso não for possível, considere o uso de ferramentas gratuitas de webconferência, que são conveniente, fácil de usar e, acima de tudo gratuito. Exemplo: Skype.
7. Resolver problemas de forma eficaz.
Ser adaptável a mudanças é outro desafio crítico do designer instrucional. A fim de superar os problemas, você precisa não só ser capaz de prever as consequências, mas também estar preparado para superar alguns obstáculos inesperados. Ser previdente é uma habilidade importante que os designers instrucionais devem ter. Uma maneira de melhorar suas habilidades de adaptação e eficiência, é considerar se hospedar perto da comunidade ou do cliente em que está atendendo. Dedicar tempo para se conectar com outros profissionais da área pode beneficiar especialmente a sua carreira, pois você vai ser mais capaz de compartilhar preocupações, falar sobre questões e obter várias ideias sobre como lidar com situações problemáticas. Então, por que não se conectar com outros profissionais do LinkedIn, ou participar de grupos no Facebook para envolver e conectar com outros profissionais da mesma opinião?
8. Superar erros.
Você deve ter em mente que não importa o quão qualificado, experiente e bem preparado você estiver, você acabará por cometer vários erros durante o desenvolvimento de seu curso. E daí? A verdade é que o erro te beneficia e o desafio aqui é você superar esses erros e continuar caminhando. Assim como os alunos podem realmente se beneficiar da aprendizagem orientada por engano, você também pode. Como um profissional que lida com o processo criativo, muitas vezes você vai se pegar envolvido naquela velha premissa da tentativa e erro, e às vezes é impossível inovar, a menos que você falhe em alguns aspectos. Erros aumentam a criatividade e estimulam o progresso; e, mais importante, erros e fracassos incentivam a aprendizagem.
9. Sempre manter a aprendizagem.
A aprendizagem contínua e constante expande o conhecimento e é algo que você nunca deve fazer negligência. Contanto que você queira continuar a trabalhar como designer instrucional, você nunca deve chegar a um ponto onde você diga “eu sei o suficiente”. Manter em dia, visitar blogs relevantes, e participar de eventos, a fim de estar sempre familiarizado com o novo jargão, as tendências e práticas. No geral, uma verdadeira paixão pelo aprendizado e pela forma como as pessoas aprendem é um requisito básico para você se tornar um bom designer instrucional.
10. Ficar atualizado com a tecnologia.

Obviamente, quanto mais cedo você adotar ferramentas eficazes de design instrucional, melhor. A fim de garantir que você sempre crie um design inovador, você precisa ter certeza de que o software e as ferramentas que você usa estão sempre atualizadas com o que o mercado pede. Tente sempre manter-se com as mais recentes tendências tecnológicas e nunca deixe de visitar fóruns e blogs de design instrucional, a fim de trocar opiniões com outros profissionais sobre as últimas tendências em desenvolvimento de cursos, bem como as novas ferramentas de autoria lançadas no mercado.
Fonte: http://www.abradi.org/?p=3516

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