sábado, 20 de dezembro de 2014

Colaboradores e Prestadores de serviço se reúnem para debater trabalho mais integrado

Na sexta-feira (19/12) houve uma reunião de alinhamento técnico entre a Ieducativa Soluções [1], a Portabilis Tecnologia [2] e o SERPRO [3], que, juntos, são quem mais tem retornado esforços à Comunidade atualmente nos repositórios do Github [4]. Essa conversa entre as três organizações foi motivada durante o curso da Ieducativa de desenvolvimento de relatórios no dia 12/12.

Durante a reunião, foi discutido sobre o anúncio da funcionalidade de importação automatizada dos dados do Educacenso/INEP [5] para o banco de dados do i-Educar, desenvolvida pelo SERPRO e funcionalidade de exportação automatizada dos dados do i-Educar para este mesmo serviço que está sendo trabalhada pela Portabilis; e ainda novas funcionalidades implementadas e em desenvolvimento pela Ieducativa. Juntos as organizações estão agregando valor ao i-Educar e retornando contribuições. Todavia, foi percebido que faz-se necessário um trabalho mais integrado para termos o mesmo rumo a seguir com o nosso projeto de software livre, visando uma participação maior de todos os usuários membros da comunidade, desenvolvedores e prestadores de serviço. 
[1] http://ieducativa.com.br 
[2] http://portabilis.com.br 
[3] http://serpro.gov.br/ 
[4] https://github.com/portabilis/ieducar/network 
[5] http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/ieducar/forums/message-view?message_id=126808520 
Baseado nisto, foram definidas intenções das três organizações em trabalhar de forma conjunta, para entregar um i-Educar em um padrão de qualidade superior e garantida em uma única codebase. Para isso, alguns direcionamentos foram definidos: 
Uma codebase: Hoje todos trabalham utilizando o serviço do Github e Ieducativa e SERPRO possuem como upstream o repositório da Portabilis. A Ieducativa tem mantido compatibilidade e realizado pull requests frequentes mantendo sua codebase sincronizada com a Portabilis; enquanto o SERPRO não. Como no SERPRO foram executadas diversas modificações, algumas delas grandes (como a migração do PostgreSQL para 9.x), será realizado um esforço para integração com a codebase da Portabilis. 
Será utilizado o repositório da Portabilis [4] como base no início do próximo ano, após a Portabilis concluir algumas issues em aberto no Github e outras publicações que foram desenvolvidas no último período letivo, e então ele será o push inicial do novo repositório a partir do momento que todas as pull requests do SERPRO tiverem sido integradas.
Cada uma das três organizações ainda continua com seu repositório público, tendo como upstream o repositório centralizado. 
Trazer o código-fonte do i-Educar de volta ao SPB: Foram apresentadas duas alternativas para ser o repositório de código central: a organization ieducar no Github [6] e o novo Portal do Software Público Brasileiro (SPB) [7]. Foi definido trabalhar com o repositório do SPB e fomentar o trabalho na Comunidade com todo o histórico que já temos aqui, ao mesmo tempo mantendo este repositório sincronizado com o Github para uma audiência mais ampla. 
[6] https://github.com/ieducar
[7] https://beta.softwarepublico.gov.br/
Um backlog para termos a mesma visão: Será utilizada a plataforma do novo SPB para mantermos um backlog unificado e compartilhado, permitindo maior contribuição da Comunidade nas decisões que serão tomadas daqui em diante. 
Manutenção do repositório com code review: Será definido um ciclo de trabalho, o qual será estudado como implantar com os recursos disponíveis no SPB (Gitlab, Redmine e outras). A ideia é trabalhar a publicação de pequenas contribuições nos repositórios ao longo do ano letivo, e sua integração ao repositório central serem avaliadas por no mínimo dois code reviewers. Antes do início de um ano letivo então, integrar modificações maiores, como refatorações grandes e novas funcionalidades.
Com a definição destas ações, esperamos entregar um i-Educar que seja mais fácil de conseguir instalar, utilizar e contribuir. Mas, definitivamente, não depende só destas 3 organizações: se você também é desenvolvedor, prestador de serviço, ou quer nos ajudar, participe: sua contribuição é muito importante para nós.
A autoria do texto acima é do Sr. Carlos M. dos Santos do SERPRO/Florianópolis, com adaptações pela Coordenação da Comunidade. Você pode comentar sobre isto no seguinte tópico da Comunidade: http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/ieducar/forums/message-view?message_id=127881743 
Não conhece o i-Educar?   
O i-Educar é um software público de gestão escolar desenvolvido originalmente pela Prefeitura de Itajaí/SC e publicado como software livre no Portal do Software Público do Governo Federal. Atualmente mantido pela Comunidade, tem transformado a realidade da gestão escolar em centenas de Prefeituras em todo o Brasil.
Acesse a Comunidade e saiba mais: http://pagina.softwarepublico.gov.br/ieducar
​ 
--
Atenciosamente,
Coordenação da Comunidade i-Educar 
Twitter:  @iEducar     
Facebook: facebook.com/iEducar​ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)