quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Mais sobre REA - recursos educacionais abertos

O objetivo deste manual é fornecer um guia para aqueles que estão apenas começando na criação de recursos educacionais abertos (REA). Um progresso significativo foi feito por muitos no movimento de educação aberta para ajudar a ambientar noviços. Alguns desses projetos notáveis ​​incluem livres e abertas recursos educacionais online Compondo e tutoriais de OLCOS . Este projeto manual é destinado a complementar outros projetos.
http://en.wikiversity.org/wiki/Composing_free_and_open_online_educational_resources
O ciclo de vida OER começa com um desejo ou necessidade de aprender ou ensinar alguma coisa. A seguinte sequência de passos ilustra um processo típico de desenvolvimento.
  1. Encontre : começar por olhar para os recursos adequados que contribuam para satisfazer a necessidade ou satisfazer o desejo. Isto pode incluir o uso de motores de busca gerais, em busca de repositórios específicos e encontrar sites individuais. Alguns componentes potenciais podem estar off-line disponíveis, incluindo notas de aula do ano passado, projetos de classe, apostilas para os alunos e outros recursos previamente preparado.
  2. Compor : com um conjunto de recursos à sua disposição, começar unindo-as para formar um recurso de aprendizagem para si mesmo, seus colegas educadores e / ou alunos. Este é um processo de design criativo de construção de um recurso educativo a partir do zero e / ou utilização de componentes que você encontrou.
  3. Adaptar-se : enquanto compõe OER, será quase sempre necessário adaptar componentes para o seu contexto local. Isso pode envolver pequenas correções e melhorias, componentes remixando, localização e retrabalho mesmo completa para uso em diversos contextos.
  4. Use : o uso real do OER na sala de aula, em linha, durante as atividades de aprendizagem informal, etc.
  5. Compartilhar : uma vez que um OER terminar, torná-lo disponível para a comunidade de ensino aberto para re-uso e iniciar o ciclo de vida de novo.
Licenciamento também desempenha um papel ao longo do ciclo de vida.
Tal como acontece com todos design instrucional ou de aprendizagem, cada etapa requer a atenção para o objetivo do recurso de aprendizagem, o seu papel no processo de aprendizagem, qualidade e acessibilidade.Você também deve considerar cuidadosamente as questões de formato de arquivo, o modo de acesso elicenciamento dos componentes. Cada etapa pode envolver algum grau de colaboração. Se for caso disso, ferramentas de código aberto estão disponíveis para suportar todas essas atividades.
Este ciclo de vida aplica-se ao desenvolvimento de REA um indivíduo, bem como grandes projectos REA. Cada um desses estágios têm suas próprias considerações exclusivas.Embora o ciclo de vida segue uma progressão lógica, não é necessariamente seguido sequencialmente na prática. Algumas peças, como a adaptação, pode ser feito simultaneamente com outras partes ou fora de ordem.

Este manual está organizado em torno do ciclo de vida OER. Cada seção irá guiá-lo através dos estágios individuais de trabalho com OER. As secções vai fazer mais sentido quando lido em ordem, embora este não é necessário. Sinta-se livre para se referir a qualquer outra parte do manual a qualquer momento.
Fonte: http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one/Introduction/OER_life_cycle
Traduzido by Google de http://wikieducator.org/OER_Handbook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)