sexta-feira, 12 de abril de 2013

Internet/Web terá conteúdo de universidades neste semestre


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a proposta de publicação na internet do conteúdo de palestras, seminários e cursos de universidades federais deve começar no primeiro semestre deste ano. A ideia, segundo ele, é multiplicar a capacidade pedagógica e de aprendizagem no país.
Mercadante afirmou que o projeto - chamado por ele de "universidade livre" - está em fase de estudo tecnológico, em que o governo avaliará qual a melhor plataforma para colocar o material na internet.

O projeto, no entanto, depende da adesão das instituições públicas de ensino superior, que têm autonomia para aderir ou não ao programa. Mas o ministro está confiante. "Pelo que conversamos com os reitores há grande simpatia pela iniciativa". Ele ressaltou que o acompanhamento das palestras e cursos pelos eventuais alunos não substitui o diploma universitário.

O governo realizou nesta quarta-feira seminário com o professor Salman Khan, da Khan Academy, fundação sem fins lucrativos que publicou mais de 3,8 mil videoaulas na internet. Esse método já vem sendo usado experimentalmente em escolas públicas brasileiras.

"Queremos que [esse sistema] seja mais uma opção de todos os professores, de todos os educadores", afirmou Mercadante. "Nada substitui a relação professor-aluno. Mas essa é mais uma opção para receber boas aulas e práticas didáticas exitosas."

Caso o professor queira usar o método de "forma intensa", o Ministério da Educação está disposto a apoiar, não somente essa, mas também "outras plataformas de ensino pela internet", disse Mercadante, em entrevista após o seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)