domingo, 24 de março de 2013

Prêmio ABED/ADOBE de Conteúdos Educacionais Interativos para Tablets


Prêmio ABED/ADOBE de Conteúdos Educacionais Interativos para Tablets  


A Educação a Distância tem papel fundamental em um país de dimensões continentais como o Brasil. Hoje a educação a distância nacional é reconhecida por sua excelência, se constituindo em ingrediente essencial da estratégia para levar educação, de todos os níveis, aos brasileiros e preparar esse país para os desafios do século XXI.
A educação a distância faz uso da tecnologia desde os seus primórdios. Seja o correio, o rádio, a televisão, o computador e agora os tablets, vários meios foram utilizados para romper as barreiras da distância física.
Os tablets são o maior fenômeno de vendas e adoção de todos os tempos, superando o DVD player, que ocupava a liderança anterior de velocidade de adoção e curva de crescimento. Em todo o mundo escolas, universidades e governos adotam o tablet em seus programas educacionais em níveis nunca observados antes com outra tecnologia de uso educacional.
Com o advento do tablet, uma nova categoria de publicações multimídia e interativa surgiu. O tablet traz um novo nível de interação e colaboração. Ele é tão intuitivo que bebês e animais, como gatos e chimpanzés, conseguem interagir com alguns programas sem instrução prévia. Desses fatores resultam sua grande adoção.
Porém,  toda tecnologia educacional ou material didático somente pode ser efetivo quando planejado em conjunto com todos os aspectos do currículo. A tecnologia deve estar a serviço do currículo para poder gerar um aprendizado significativo que tenha benefícios para o individuo e a comunidade que o cerca. A multimídia e a interatividade podem deixar um conteúdo mais interessante, porém, isoladamente, não garantem um aprendizado que seja de relevância ao individuo e a comunidade.
Face ao rápido crescimento da adoção de tablets pelas instituições de ensino, a Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED , e a ADOBE querem promover e premiar iniciativas de criação de materiais didáticos interativos e multimídia para tablets que estejam considerados dentro de um planejamento pedagógico e, que leve a um maior aprendizado dos objetivos pretendidos pelo currículo. Para isso criam o Prêmio ABED/ADOBE de Conteúdos Educacionais Interativos para Tablets.
Datas Principais: 
  •  Período de inscrição de 1 de março 2013 a 30 de junho 2013
  •  Avaliação dos trabalhos pela comissão julgadora entre 1° julho e 26 de agosto 2013
  •  Divulgação dos resultados em 31 de agosto de 2013
  •  Premiação em 9 de setembro de 2013 - Premiação no 19° CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância em Salvador, Bahia.

Veja o regulamento no site: Regulamento Prêmio ABED Adobe

A Comunidade Brasileira de EaD agradece a sua colaboração.


Fonte: ABED / http://www2.abed.org.br/noticia.asp?Noticia_ID=488

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)