segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"Retalhos" e Considerações

"A distância entre alunos, professores e escola aumentará se não houver adaptação às mudanças."

"As TIC´s influenciam no processo de ensino/aprendizagem atual de forma categórica. Mas não devemos limitar sua importância à transmissão da informação ou mesmo à transformação dessa informação em conhecimento. A real importância está na mudança do comportamento humano; está na fomentação de sua natureza intrínseca que serve para a transmissão do pensamento e a geração de novas conclusões a partir desses mesmos pensamentos. Em nenhuma parte se encontra tanto essa transmissão ou transformação como nos processos relacionados às TIC´s."
"Porque não há aprendizado sem informação e conhecimento, assim como não se pode ensinar sem aprender.
Quantos já não perceberam isso? Quantos já não estão incorporando as TIC´s na transmissão e discussão de conteúdos em suas aulas? Quantos não descobriram que não importa qual conteúdo seja, elas – as TIC´s – sempre se adaptam à “vontade” e aos “desejos” elevando as possibilidades de materialização de idéias e novos modos de “ensinar” a potencias inomináveis? Prezi, Squeak, Sloodle, Amadeus, QIM, Machinima, NanoGong, MEEZ, MOOC e Pandorga, são nomes desconhecidos para alguns, mas Impress/Powerpoint, Slideshare, Moodle, Second Life, Youtube, Blog, Webquest e Wiki não são.

As novas formas tecnológicas podem e devem ser aproveitadas. Elas ajudarão a estar mais próximos do que de mais atual existe em termos de ensino/aprendizagem. Basta que professores e alunos não se percam. Basta que os professores estejam dispostos a aprender juntos com seus alunos. Que desçam do pedestal do professor “cuspe e giz”/”bocão” que “sabe tudo” para o de “estou aprendendo com você”, conhecendo novas e mais divertidas formas de fazer isso e... extrapolar? É o “extrapolar” que vai elevar o potencial de todos os envolvidos de forma exponencial. É ele que vai fazer com que se consiga ir além. E porque não pensar/sonhar?"
"Que se possa ajudar novos Einsten’s, Newton’s, Hawking´s... dentre outros, a se descobrirem. Novos “gênios” que aprendam e ensinem, que mudem e influenciem a humanidade sempre para o bem. Pois é aí, que eles realmente precisarão de “professores”. Para serem norteados no caminho já trilhado, e no qual, à “duras penas”, se aprende que não basta ter informação/conhecimento: o que faz diferença é o que se faz com isso – atos e omissões; o que realmente importa, é a busca e “nova edição/atualização/criação/recriação”, de quem “somos” enquanto “gente”."
...
"Os alunos precisam não só saber como acessar as informações através das interfaces disponíveis (Motores de Busca – exemplo: ATIVIDADE 5.1), mas principalmente, discernir quais sites/informações disponíveis são confiáveis, importantes ou necessárias (quantidade e rapidez ou qualidade e reflexão). O resultado de não saberem será estarem “virtualmente” “perdidos” em meio ao enorme fluxo de informações que podem acessar a qualquer momento pelas TIC´s e web/internet. Com ou sem “permissão”, orientação ou ajuda."
"A construção do conhecimento, necessariamente precisa de processos cognitivos para produção de significados. Sem isso, elas não fazem sentido. (OLIVEIRA, 2008)."
"Saber acessar as informações, todos, professores e alunos (principalmente alunos) podem aprender sem muita dificuldade (se já não souberem), mas o discernimento em seu uso e sua transformação em conhecimento útil, só vem com a experiência, a idade e a “sabedoria” adquirida por anos de prática – e nisso, os “professores” podem ajudar, mesmo enquanto a maioria, imigrantes digitais, aprende com seus alunos nativos digitais, a como utilizar as TIC´s."
Retalhos TCC 2 - Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)