domingo, 20 de dezembro de 2015

MEC Amplia Liberação de Cursos a Distância

Número de instituições com cursos do tipo crescerá um terço no próximo ano.
A conta é feita pelo Instituto de Pesquisas Avançadas da Educação (Ipae): “Além das cerca de 300 instituições de ensino superior já credenciadas para desenvolver cursos de graduação e pós-graduação a distância, mais de uma centena de entidades se preparam para oferecer cursos e disciplinas por meio da EAD nesse próximo período letivo.”
O próprio MEC divulgou por sua assessoria de comunicação que tem nas últimas semanas ampliado o número de liberações de credenciamento de novas instituições, não só a distância. Só em novembro, seis novas instituições ganharam credenciamento para EaD, além de dezenas de novos polos autorizados para as que já tinham credenciamento.
Para João Roberto Moreira Alves, presidente do Ipae, essa aceleração de credenciamentos em cursos a distância tem relação com duas questões: primeiro, “há mais eficiência nos processos de credenciamento, que já chegaram a demorar cinco anos, hoje há processos durando um ano e meio”, e segundo porque “há uma demanda reprimida muito grande, com bons projetos represados que precisavam ser liberados”.
Apesar disso, Moreira Alves lembra que ainda são muito poucas as instituições com credenciamento, cerca de apenas 10% das instituições de ensino superior do país, “um represamento que não se justifica”. Para ele, que também dirige a Associação Brasileira de Direito Educacional, a legislação que foca a EaD teria que mudar para que passasse a serem credenciados cursos que possam escolher, após o credenciamento, a metodologia com a qual seria aplicada (se presencial ou EaD).
Para Moreira Alves, a liberação de mais cursos a distância não tem relação com a valorização que a EaD teve neste ano junto às instituições de ensino devido às perturbações vividas na educação presencial por conta da redução drástica, pelo governo federal, dos recursos pra o financiamento estudantil (Fies). “Se houver algum impacto na EaD por causa do financiamento dos cursos presenciais, ele só será sentido no próximo ano”, disse Moreira Alves.
Maior público-alvo
A evidente capacidade de inclusão educacional da EaD empurra as instituições para aderirem à metodologia, “O Brasil não vai alcançar as metas da democratização do ensino se não investir em um política de fortalecimento do EaD”, destacou, dia 30, durante o 12º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud), a professora Káthia Marise Sales, pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), uma das instituições com credenciamentos recentes que acaba de criar sua unidade de educação a distância.
A expectativa das instituições é chegar a um alcance bem mais amplo do público-alvo, como no caso da universidade Sagrado Coração, de Bauru (SP), também recentemente credenciado, que lançou seu cursos EaD no mês passado. “A partir de 2016 a USC abre suas portas e janelas virtuais. Será mais um canal de aproximação e permitirá que todos nela envolvidos vejam a experiência dos novos saberes que a Universidade tem para oferecer”, disse durante seu discurso no evento de lançamento dos cursos, a Prof.ª Dra. Irmã Ilda Basso, Vice-Reitora e Pró-Reitora Acadêmica.
A USC terá no próximo ano dois novos cursos de graduação a distância, Filosofia e Pedagogia, e outros dois de especialização, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Planejamento, Gestão e Docência em Educação a Distância. Ainda neste ano serão abertas vagas para cursos de extensão EAD nas áreas de ecologia, empreendedorismo, sustentabilidade, formação para tutores da EAD e estética e história da arte. Estes serão gratuitos e abertos à comunidade, segundo divulgado pela assessoria de comunicação da instituição..
Nos recentes credenciamentos para cursos e polos a distância, foram beneficiadas instituições como Universidade do Oeste Paulista (SP), o Centro Universitário Estácio de Sá (SC), as Faculdades Integradas Rio Branco (SP); as faculdades de tecnologia Senai, de Chapecó (SC) e de Jaraguá do Sul (SC) e o Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (SP).

Fonte: Acheseucurso e http://www.ibdin.com.br/?p=6296

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)