sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Relatório aponta resultados insuficientes da agenda global de educação para todos

FUNIBER-educacao todos

UNESCO realiza desde o ano 2000 um monitoramento da agenda global firmada durante oFórum Mundial de Educação que aconteceu em Dakar, no Senegal. Após 15 anos, houve progressos, mas os esforços empreendidos pelos governos, sociedade civil e comunidade internacional não conseguiram alcançar os objetivos esperados, aponta um relatório publicado pela instituição.
Apesar das facilidades que as TIC proporcionam com o ensino à distância, como os cursos oferecidos pela FUNIBER, que facilitam o acesso à formação, no que se refere à educação básica ainda há muito o que avançar.
No relatório de monitoramento, a UNESCO aponta alguns resultados positivos durante os 15 anos do “Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos”:
  • Desde 2000, o número de crianças e adolescentes fora da escola diminuiu quase pela metade
  • Há menos disparidades de gênero na educação primária em muitos países
  • Os governos aumentaram os esforços para medir os resultados de aprendizagem por meio de avaliações nacionais e internacionais
Entretanto, o relatório ressalta dados que ainda devem ser sanados:
  • Há 58 milhões de crianças fora das escolas no mundo
  • Cerca de 100 milhões de crianças não completarão a educação primária
  • A desigualdade social afeta ainda mais as oportunidades em educação (as crianças mais pobres do mundo têm quatro vezes menos chance de frequentar a escola quando comparadas às crianças mais ricas).
  • A baixa qualidade no nível primário provoca que milhões de crianças deixem a escola sem terem aprendido o básico.
Além disso, destaca Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, “a educação ainda não recebe financiamento suficiente. Muitos governos aumentaram o investimento, mas poucos priorizaram a educação em seus orçamentos nacionais, e a maioria não alocou os 20% recomendados para cobrir as lacunas do financiamento”.
Bokova ressalta ainda a importância de se estabelecer metas educacionais mais específicas, relevantes e mensuráveis para dar o lugar que a educação deve ter na agenda global de desenvolvimento sustentável. “Apesar de a maior parte dos custos ser de responsabilidade dos governos, a comunidade internacional precisa agir para manter e aumentar a ajuda à educação, principalmente em países de renda baixa e média baixa, que apresentam as maiores necessidades.

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