quinta-feira, 9 de julho de 2015

FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES

As ferramentas de autoria para construção de atividades permitem criar uma variedade de exercícios interativos para serem usados isoladamente ou em pacotes. Elas são projetadas para facilitar o processo de construção, desenvolvimento e publicação, sem a exigência de entendimento de códigos HTML ou XML (linguagem de programação). Podem ser utilizadas, portanto, tanto pelo professor quanto pelos alunos. Pesquisa e aplicabilidade são as palavras que permeiam a utilização dessas ferramentas.

Algumas das atividades que podem ser construídas com esses recursos são, entre outras: Enquetes, TutoriaisQuiz, Exercícios de múltipla escolha, Resposta curta, Frases misturadas, Palavras cruzadas e Correspondência. 

Existe uma grande variedade de ferramentas de autoria de atividades, dentre as quais:
  • EXeLearning;
  • Hot potatoes;
  • Clic;
  • JClic;
  • Webquest;
  • Qedoc;
  • Daypo;
  • Zoomerang;
  • Surveymonkey.
O EXeLearning é uma ferramenta que permite construir conteúdos educacionais digitais. É uma ferramenta gratuita, com a qual é possível organizar toda uma estrutura do conteúdo de um assunto, aula ou disciplina, permitindo inserir imagens, vídeos, animações, testes de auto-avaliação e diversos tipos de atividades a serem desenvolvidas pelo aluno. Visite a página oficial do programa (em inglês)EXeLearning, e para instalar e conhecer suas funcionalidades, acesse o Tutorial.

Hot Potatoes e a Webquest ganham destaque no âmbito educacional por sua praticidade, facilidade de uso e possibilidades de aplicação. O Hot Potatoes é uma ferramenta que tem sido bastante divulgada na internet, e existem diversos tutoriais que explicam como produzir as atividades de exercício e prática. Seus recursos permitem a utilização de imagens, cores, além de exportar o material em página html. Visite a página oficial do programa (em inglês) Hot Potatoes, e para instalar e conhecer suas funcionalidades, acesse o Tutorial.

A  Webquest permite a criação de atividades sobre qualquer tema, mas seu foco está em estabelecer uma tarefa (desafio), a qual necessita de consulta em fontes de informação disponíveis na web para sua resolução; essas fontes são especialmente selecionadas pelo professor. Visite a página oficial do programa (em inglês) Webquest, e para instalar e conhecer suas funcionalidades, acesse o Tutorial.

As ferramentas de autoria que permitem a construção de atividades são excelentes para aplicação em dois tipos de práticas pedagógicas: uma em que o professor é o autor e os alunos devem resolver as atividades propostas; e outra em que os alunos são os autores e devem a criar as atividades, para que sejam socializadas na turma e resolvidas por todos ou divididas nos grupos.

Confira algumas possibilidades de Práticas Pedagógicas com as ferramentas de construção de atividades.
CuriosidadeA ferramenta eXelearning permite criar pacotes de atividades ou cursos online. O diferencial dessa ferramenta está no painel iDevices, que fornece uma maneira simples e estruturada de criação de conteúdo. O painel iDevices inclui uma variedade de elementos que auxiliam na estruturação das atividades e estratégias pedagógicas. 
Saiba Mais Atividades Passatempos Glossário


Fonte: http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/modulo5_5_3.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)