quinta-feira, 4 de junho de 2015

Inscritos no Enem 2015 já são 5,5 milhões

O total de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a 5 milhões e 500 mil ao meio-dia desta terça-feira, 2. O prazo termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 5. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, recomenda que os candidatos evitem deixar a inscrição para a última hora.
Além das pessoas que se declararem carentes, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública. Para os demais, o valor é de R$ 63. No caso dos pagantes, a taxa deve ser recolhida por meio de Guia de Recolhimento da União. Por isso, é importante ficar atento. O boleto é criado na opção Gerar GRU. Logo em seguida, é aberta outra janela, sendo necessário habilitar a abertura de pop-ups no navegador, caso contrário, não há como gerar e imprimir o boleto. O prazo para pagamento vai até as 21h59 (horário de Brasília) do dia 10 de junho.
Para facilitar a navegação, outra orientação é que os interessados busquem horários com menor fluxo de acessos na internet. É importante também ficar atento e verificar se o número de CPF e data de nascimento informados durante a inscrição estão de acordo com os dados na base da Receita Federal.
No ato da inscrição, os interessados precisam informar um número de telefone fixo ou celular válido. Também é preciso cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser utilizado por outro participante, além de criar pergunta e resposta de segurança para acesso à página do participante.
Sisu – A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
O exame ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

 Faça aqui sua inscrição no Enem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)