domingo, 31 de maio de 2015

9 novidades que você precisa conhecer


Reprodução

Hoje no Google I/O, a empresa anunciou uma série novidades que devem chegar ainda este ano a seus softwares, produtos e serviços. Algumas delas, como o Google Photos, já devem ser disponibilizadas hoje mesmo. Além das inúmeras novidades que a empresa divulgou para o Android M, a nova versão de seu sistema operacional, veja abaixo as principais novidades de produtos e serviços do Google:

Project Brillo
Reprodução
O Project Brillo é um sistema operacional baseado em Android para máquinas “Internet of Things”. Essas máquinas, por terem em geral pouca bateria e pouco poder de processamento, exigem um sistema mais enxuto para funcionar de forma mais adequada. O mais interessante, porém, é que hoje o Google mostrou também o Weave, uma espécie de língua comum da “internet of things” que permitirá que smartphones, a internet e dispositivos Brillo se comuniquem entre si.
A ausência de uma linguagem compartilhada desse tipo era um dos principais entraves à efetivação do potencial da “Internet das Coisas”, já que os dispositivos não conseguiam se comunicar entre si. Com essas novidades, esse desafio pode ser superado, e a ideia de uma casa totalmente conectada se aproxima da realidade.
Android Wear
Reprodução
Para facilitar a visualização das horas para os usuários de dispositivos vestíveis que rodam Android, a empresa criou um modo de exibição em preto e branco que economizar energia. assim, não é necessário ativar a tela para ver as horas. Também será possível desenhar emojis com o dedo na tela e trocar cards do Google Now com um movimento do pulso. A empresa informa que já existe mais de 4 mil aplicativos disponíveis para Android Wear.
Google Play
Reprodução
A loja de aplicativos do Google passará por algumas mudanças que devem torná-la mais eficiente. Ela ganhará uma “zona familiar”, com aplicativos apropriados para crianças pequenas e com aplicativos de personagens populares, como Bob Esponja. Ele também ganhará um novo sistema de busca, que agrupa os resultados em subcategorias quando for adequado. Por exemplo, os resultados da busca por “compras” poderão ser agrupados em categorias como “moda” e “cupons”.
E o serviço de streaming HBO Now, principal concorrente do Netflix, já não é mais exclusividade da Apple. Hoje o Google anunciou que ele chegará também para dispositivos que possuem o Google Play. A sexta temporada de “Game of Thrones” poderá ser vista a partir do seu smartphone ou tablet Android, ou mesmo da sua televisão com Android TV.
Google Photos
Reprodução
Os rumores sobre um novo serviço de fotos do Google se revelaram verdadeiros. A empresa anunciou hoje o Google Photos, que oferece armazenamento ilimitado de fotos (em até 16MP) e vídeos (até resolução 1080p). Ele deve servir como uma espécie de “home” para todas as suas imagens, que automaticamente faz backup delas e as organiza por data. mas também permite que você as organize como preferir, e oferece opções de organização por lugares, coisas ou grupos de pessoas. Ele estará disponível a partir de hoje para Android e iOS (mas não no Windows Phone por enquanto).
Google Now
Reprodução
O “assistente pessoal” do Google também terá algumas novidades. Ele passará a mostrar as ações e notificações de aplicativos, e se integrará melhor com outras aplicações instaladas no smartphone. Com a nova função “Now on Tap”, será possível “chamar” o Now para esclarecer dúvidas tais como quem é um ator que aparece na sua tela ou qual é a música que você está ouvindo no rádio. Esse recurso é do próprio Now, o que significa que desenvolvedores de aplicativos não precisam fazer nada para que esse recurso funcione em seus programas.
Maps

Reprodução

As funcionalidades offline do Google Maps também terão alguns acréscimos. Além de ser possível salvar mapas affline no seu dispositivo, eles agora se tornarão mais interativos e ricos. Será possível, por exemplo, pesquisar por um restaurante em um mapa offline, saber seu endereço, qual seu horário de funcionamento e receber direções até ele, curva a curva (como com um GPS tradicional ou com o Waze). Esses recursos devem chegar até o final do ano.
Jump 
Reprodução
Em parceria com a GoPro, o Google anunciou hoje uma tecnologia chamada de Jump, que tem como objetivo facilitar a captação e compartilhamento de vídeos em 360 graus para alimentar os óculos de realidade virtual. Uma parte do sistema permite unir o vídeo de 16 câmeras para filmar em 360 graus, e o algoritmo do Google também acrescenta um efeito 3D estereoscópico que ajuda a dar noção de profundidade. Os vídeos captados com essa tecnologia poderão ser colocados no YouTube.

Realidade Virtual

Reprodução 
E o Google Cardboard, projeto de papelão do google que permite ao usuário usr seu smartphone como tela de realidade virtual (dentro de um óculos feito de papelão), também receberá algumas novidades. A plataforma, que já tem mais de um milhão de usuários segundo a empresa, terá suporte para smartphones com tela de até 6 polegadas, e o seu kit de desenvolvimento também terá suporte a iOS. O que significa que, em breve, também será possível enfiar um iPhone na caixa de realidade virtual do Google
 
Buscador
Além de melhorar a “inteligência” do seu algoritmo de buscas, tornando-o melhor em entender os contextos das pesquisas, o Google também anunciou que acrescentará um botão “comprar” ao lado dos resultados de busca. A empresa não disse quando essa funcionalidade será disponibilizada, mas segundo o diretor de negócios do Google Omid Kordestani, “o botão é iminente”. Com a mudança, não será necessário sair da página para comprar um ítem, o que pode ser uma estratégia do Google para conquistar de volta o espaço que estava perdendo para a Amazon em busca de produtos. A novidade deve casar bem com o novo serviço de pagamento do Android M.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/9-novidades-do-google-que-voce-precisa-conhecer/48839

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)