segunda-feira, 18 de maio de 2015

Dicas para fazer apresentações mais interessantes

palmas1
Nos últimos anos, as apresentações receberam um grande apoio de novos programas e plataformas modernas, como o Prezi e o Go Animate. Mas o Powerpoint continua figurando entre os campeões em participação em seminários e palestras, graças à sua praticidade, eficiência e descomplicação na hora de manusear.
No entanto, mesmo com essa facilidade, muitas apresentações acabam se tornando entediantes e um pouco confusas  – por mais interessante que seja o conteúdo. Tudo isso por causa das más combinações dos elementos estéticos e a falta de harmonia entre eles. Para evitar que frustrações assim aconteçam, separamos algumas dicas simples, mas que farão muita diferença no resultado final de sua apresentação.
1) Fuja dos modelos padrão
De boas intenções, o mundo está cheio. E a intenção do Powerpoint ao disponibilizar dezenas de modelos prontos é ótima, mas, na prática, utilizá-los pode ser desastroso. Os templates padrões são muito usados, pouco criativos e, em geral, visualmente poluídos.
errado_1
2) Use fontes sem serifa
Fontes simples e sem serifas (que são as “perninhas” localizadas nas extremidades das letras, como a famosa Times New Roman) são clean e conferem leveza ao texto. Assim, a leitura flui melhor para quem está assistindo à apresentação e o texto não parece carregado. Mas se a elegância é a prioridade, uma opção é  reservar as tipografias mais elaboradas somente para os títulos e subtítulos.
errado_2
3) Use poucas imagens por slide
Tudo bem que uma imagem fala mais que mil palavras, mas ao colocar mil imagens num único slide, o conteúdo torna-se cansativo e pouco interessante.Elas acabam ficando pequenas e amontoadas umas nas outras, e passam uma mensagem confusa e de desleixo. Lembre-se que a intenção é a foto ser um complemento à informação que está sendo falada ou apresentada, e que seu Powerpoint não é um álbum de figurinhas.
errado_3
4) Escreva pouco texto por slide
A regra do item anterior vale para os textos também. Seja breve e direto no que vai escrever, pois, quanto mais palavras estiverem no slide, menor e mais embaraçadas os caracteres vão ficar. Se estiver em uma sala grande, como um auditório ou anfiteatro, como as pessoas sentadas ao fundo vão conseguir enxergar com clareza? Menos também é mais.
errado_4
5) Não abuse das animações
Cuidado! Perigo! Atenção! Pare e pense com amor antes de utilizá-las. Existem poucas circunstâncias em que os efeitos de animação e transição caem bem. E mesmo que seja um recurso interessante, o abuso dele pode tirar o foco, credibilidade e seriedade do conteúdo apresentado. Você, que bem no meio de um seminário levou um susto ao presenciar o título do slide surgir ao som de teclas de máquina de escrever datilografando, sabe bem do que estamos falando.

errado_5
Fonte: http://www.ufjf.br/secom/2015/05/12/5-dicas-para-fazer-apresentacoes-mais-interessantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)