terça-feira, 14 de abril de 2015

Dicas de Brainstorming para Desenhistas Instrucionais

A própria atividade que gera a profissão de desenho instrucional é pautada na competência em criar e expressar conceitos em grupos. Sempre que revisitamos projetos e lidamos com novos desafios somos requisitados a sentar em grupo em colaborar com as idéias do grupo. Ao gerir equipes de desenvolvimento instrucional, não é diferente.
Durante as várias sessões de brainstorming somos capturados por um turbilhão de idéias e conceitos, por vezes incertos e, que torna difícil a expressão de como estas nossas idéias possam se tornar  dignas de confiança. Na verdade, sessões que sugerem a tal “chuva de idéias” se tornaram a parte mais divertida do trabalho de qualquer designer instrucional e, como não podia deixar de ser, existe um método ou técnica (que é chamada dos 4C´s) que facilita a extração do máximo de benefícios da equipe para a excelência do seu projeto de e-learning.
Designers Instrucionais são frequentemente contratados para debaterem e desenvolverem novas soluções, como parte de uma equipe maior composto por engenheiros, criadores, gerentes de projeto, e até mesmo os vendedores, especialmente, desde que a EAD passou a englobar  novas modalidades. É objetivo dessa nova equipe incluir cada qual com uma diversidade de forças e personalidades que podem ser um pouco difícil para o DI gerir. Na verdade o DI, enquanto gestor de equipes, deve entender como cada um da equipe pode emergir como um líder para dar suporte total ao projeto EAD. É exatamente isso o que estes 4 C´s podem fazer por você:
1. Colaboração
Como uma parte igual da equipe, saber que você está completamente habilitado para assumir o papel de representante dentro da solução a qualquer momento. A sua opinião carrega o mesmo peso que a opinião dos outros membros da equipe.
2. Confiança
Você é incentivado a exibir um comportamento de líder confiante e organizado. Não espere por alguém para criar uma agenda para uma reunião de brainstorming. Vá em frente! Tenha iniciativa. Venha para a reunião com pelo menos uma idéia sobre o tratamento ou abordagem criativa para o conteúdo. Confie em sua intuição e sempre esteja preparado para apresentar e defender suas idéias, enquanto que, claro, ouvir a dos outros significa estar aberto. Reafirmar os próximos passos, pendências, e relacionado datas de vencimento é uma das melhores práticas para documentar essas informações. E não esqueçca: envie um e-mail de acompanhamento a todos. Como um DI, você deve ter, no mínimo, uma habilidade especializada para tomar notas e gravar informações para manter o processo em andamento, o que aumenta o seu valor para o esforço da equipe.
3. Criatividade
No brainstorming, nenhuma idéia é muito grande, muito pequena, ou não boa o suficiente. Trazer qualquer idéia criativa para o grupo, mesmo que pareça completamente fora do escopo, faz parte do esquema criativo. Sua idéia pode ser um ponto de partida para a direção da solução. Reveja soluções do passado que podem ser de natureza semelhante. Você sempre pode chegar aos seus colegas de confiança / colegas para coletar novas idéias. Inspirado por qualquer trabalho que você tenha feito no passadopodem ajudar no momento presente com novas soluções.
4. Clareza
Pratique uma comunicação clara mesmo, e pedir clareza sempre quando for necessário. Não compreendeu algum jargão? Pergunte!
Existe um estilo natural de algumas pessoas que incluem: falar rapidamente e jogar fora idéias em várias direções. Se você não entender o contexto de algo, fale. As chances são de que você não é o único que pode achar que está faltando alguma coisa. Você pode não ter conhecimento de um projeto anterior, ou você pode precisar de mais explicações. Sempre ouçca e esteja aberto para as ideias apresentadas por outros. Sinta se as ideias tem uma apresentação instrucionalmente válida. Deixe que os outros expressem as suas idéias, e também se sintam capacitados a jogá-las fora de forma respeitosa. Cite os princípios de design instrucional sólidos como justificativa para a sua objeção. E, mais importante, acompanhe suas objeções com sugestões que são instrucionalmente interessante. Este tipo de escuta e de contribuição construtiva vai mostrar que você  é um membro valioso da equipe e que está sempre disposto a ajudar.
Mantendo estes 4 C´s em mente, você vai aprender a ver o brainstorming como um passeio divertido rumo a contrução de um projeto instrucional bem elaborado!

Michele Kasten

Fonte: http://www.abradi.org/?p=3363

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)