quinta-feira, 29 de maio de 2014

CONIP 2014 - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública

Inovações e Tendências da Informática no Serviço Público
Premio Conip - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – CONIP
O CONIP - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública - é um evento consolidado, reconhecido como o principal fórum de inovação que aponta as tendências de uso de tecnologias na gestão pública. Em 2014 o CONIP comemora 20 anos. Profissionais gestores e autoridades públicas que transformam o governo e inspiram o futuro! 
Tradicionalmente os temas discutidos no CONIP passam a fazer parte da agenda de TIC dos governos. SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), Pregão Eletrônico, Portais de Governo, Software Livre, Mobile Government e Dados Abertos são temas que apareceram pela primeira vez nos eventos CONIP e hoje já fazem parte das políticas públicas de serviços ao cidadão.
Temáticas:
  • Internet das Coisas;
  • Big Data;
  • Engajamento Cívico;
  • Governo Aberto;
  • BYOD;
  • Das ruas para as redes e das redes para as ruas;
  • Soberania Digital.
Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/eventos/premio-conip-de-excelencia-2014/?searchterm=conip

e-Administração PúblicaIniciativas no campo do governo eletrônico, voltadas para a qualidade da integração entre os serviços governamentais (G2G), envolvendo ações de reestruturação e modernização de processos e rotinas, bem como projetos realizados internamente aos órgãos
e-Serviços Públicos: Iniciativas no campo do governo eletrônico voltadas para o provimento de informações e serviços aos cidadãos (G2C) e empresas (G2B), bem como de interação direta entre o cidadão e empresas e o governo e para a inclusão digital, considerando tanto meios virtuais quanto físicos, bem como de apoio à atratividade e desenvolvimento de negócios em uma região específica. Iniciativas ligadas à democracia eletrônica também se enquadram nessa categoria. 

O 17º Prêmio Excelência em Inovação na Gestão Pública, promovido pelo Instituto ITIP e realizado pela organização do 20º Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública – CONIP 2014, vai premiar as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos. Propostas inovadoras e iniciativas de sucesso de órgãos públicos, ONGs e fundações do setor público podem concorrer ao prêmio
Objetivos
O 17º Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública tem como objetivo:
• Identificar e divulgar iniciativas da modernização da administração pública com a utilização da tecnologia da informação;
• Premiar órgãos públicos, ONGs e Fundações públicas que apresentem caso de sucesso na aplicação da tecnologia da informação em diversos segmentos da área pública e no fortalecimento da cidadania;
• Premiar iniciativas que façam uso da tecnologia da informação para fortalecimento da cidadania;
• Incentivar o desenvolvimento de ideias e projetos que utilizem a tecnologia da informação, contribuindo para a melhoria da cidadania e da gestão pública.
Os finalistas vão compor a programação do 20º Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública.
Podem participar qualquer organização pública, ONGs, Fundações do setor público, por meio de um representante, que tenha uma iniciativa implantada e em funcionamento em algum órgão público. Cerca de 150 projetos inscritos por órgãos públicos de todo o País concorrem anualmente e os melhores passam a compor a programação do evento.
As inscrições são gratuitas. O anúncio dos finalistas acontece no dia 12 de junho e o resultado final acontece na Solenidade de Premiação, que é parte da programação do Congresso. Para os finalistas (Apresentadores e Autores) que queiram participar das demais atividades do evento Conip 2014 haverá um desconto de 50% no valor da inscrição para participação integral.

Cada trabalho deve conter obrigatoriamente os seguintes tópicos:

1. Situação-problema ou oportunidade: descrever a situação-problema ou a oportunidade que motivou o desenvolvimento e implantação da iniciativa. A situação pode ser descrita em termos de problemas que foram enfrentados, organizações envolvidas, demandas que foram atendidas, objetivos alcançados ou outras características, que descrevam o contexto social ao qual o trabalho se refere apontando os indicadores mais relevantes do cenário atual.
2. Solução: descrever a solução implementada. O objetivo desse tópico e permitir que seja demonstrada e comprovada a simplicidade, facilidade e compartilhamento como características da inciativa. Esta descrição deve contemplar a arquitetura dos diversos componentes de tecnologia de informação necessários, tais como o sistema de informações, rede, dispositivos de hardware necessários, software e comunicação.
3. Inovação e ineditismo: este tópico é dedicado a mostrar em que pontos a iniciativa se mostra inédita para o ambiente no qual ela se insere. Também devem ser indicada se a iniciativa apresenta inovações no uso da tecnologia da informação nos serviços públicos em geral.
4. Público-alvo: identificar o público diretamente beneficiado pela iniciativa e posteriormente os beneficiados indiretamente.
5. Relevância para o interesse público: mostrar a importância que o aplicativo tem em resolver o problema para o público-alvo beneficiado e quais oportunidades a iniciativa aproveitou.
6. Efetividade: foco no resultado mensurado e na abrangência do público alvo atingido. Deverão ser mostrados de uma forma quantitativa (números, percentuais, valores etc.) os benefícios alcançados que possam indicar uma mudança real e comparativa com a situação anterior a implantação da iniciativa.
7. Facilidade de reprodução: o objetivo desse tópico é registrar o comprometimento da instituição em compartilhar a iniciativa e mostrar com que grau de facilidade tecnológica e financeira a iniciativa pode ser reproduzida por outro órgão ou instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)