terça-feira, 15 de julho de 2014

Aulas on-line financiam universitários na Turquia

Plataforma Inekle.com possibilita ensino individualizado, sem fins lucrativos, causando impacto social

Por meio de uma plataforma de aulas particulares, uma organização não-governamental turca encontrou uma maneira de ajudar alunos do ensino fundamental e médio que necessitam de tutoria individual e, ao mesmo, financiar a formação de estudantes universitários. A inekle.com oferece aulas individuais on-line de até 20 minutos, que custam US$ 0,11 por minuto (US$ 6 a hora). Os professores dessas classes são estudantes que recebem bolsas para pagar seus cursos universitários em troca.
Segundo o criador da plataforma e diretor da fundação sem fins-lucrativos que a mantém, a Birebir Eğitim Vakfı ou One-to-One Education Foundation, o objetivo central do projeto é prover aulas boas e baratas e também oferecer oportunidade de trabalho autônomo a estudantes universitários.
“Dessa forma, incentivamos estudantes universitários a fazer parte do projeto como professores no lugar de simplesmente oferecer bolsas de estudos para eles”, disse Tarik Yildirim, em entrevista ao Porvir.
crédito Rafael Ben-Ari / Fotolia.comAulas on-line financiam universitários na Turquia

Além do serviço pago, a One-to-One Education também estabelece parcerias com outras fundações para financiar minutos de aula livres para escolas e alunos de baixa renda. “A Ineke.com não considera os alunos enquanto consumidores, mas o centro do processo”, garantiu Yildirim. Segundo ele, a iniciativa é inovadora, por que usa tecnologias simples para causar impacto social.
Os professores da plataforma são selecionados nas melhores universidades da Turquia. Para serem admitidos, precisam responder extensas fichas e tem suas habilidades, personalidade e grau de comprometimento investigados. Depois, em entrevista presencial, devem demonstrar seriedade e se comprometem a cumprir as aulas nas horas combinadas. Cada aprovado ganha um tablet como ferramenta de trabalho.
Além disso, segundo Yildirim, o sistema de avaliação ao final de cada seção contribui para completar o ciclo que garante a qualidade das tutorias oferecidas. Sob anonimato, alunos podem emitir comentários livremente. “Isso garante que todos saiam ganhando; sofistica o nível do ensino e acaba filtrando a qualidade dos professores”, explicou o fundador da plataforma.
Embora não possam medir com exatidão a presença dos alunos, devido à política de anonimato, pelas atividades registradas na plataforma, estima-se que 150 aulas sejam ministradas por dia. 60% da demanda vem de alunos do ensino fundamental e 40% do ensino médio.
Originalmente, o site oferecia apenas aulas de ciências exatas, como matemática, física e geometria, mas posteriormente surgiu interesse por conteúdos como história, geografia, literatura e inglês.
Reforço
Segundo a avaliação de Tarik Yildirim, mecanismos como a Inekle.com não substituem o ensino tradicional, mas podem ajudar a preencher lacunas. Além disso, ele diz que a plataforma “não é para qualquer pessoa, os alunos típicos”. “Nosso site costuma atrair os peculiares, ou ‘nerds’”. Geralmente, nos procuram os alunos automotivados, afinal, não há o que os prenda ali. Quem não consegue ter foco não se adapta.”  Não por acaso, o nome do site em turco – Inekle – significa vaca, animal que naquele país é um símbolo representativo de quem é obsessivo por aprender.
Mesmo assim, há espaço no site para que os pais participem do progresso dos filhos e acompanhem o desenvolvimento das aulas, e estatísticas do tempo dedicado aos estudos.
Fonte: http://porvir.org/porfazer/aulas-on-line-financiam-universitarios-na-turquia/20140702

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)