quarta-feira, 14 de maio de 2014

LibreOffice (BrOffice/Open Office) e Microsoft Office são equivalentes

A cada dia aumenta o número de brasileiros estudando para concurso público. Lançam-se na jornada pensando muitos, que passarão na primeira tentativa. Bem poucos conseguem na primeira vez. Não desanime por isto.

Na área de informática muitas questões referentes a suíte de escritório complicam a vida de muitos. Este texto é para auxiliar quem tem dificuldades em distinguir entre um conjunto de software e outro. Abaixo apresento algumas dicas básicas para responder perguntas de concurso público.
Microsoft Office e as variantes do BROffice se equivalem. Equivaler, neste caso, não é sinônimo que são iguais em tudo. Não! Não são iguais em tudo. São iguais nos aspectos de que, recursos existentes no Microsoft Office, também, existem no BRoffice. Veja abaixo as imagens:
Imagem 009
Nesta tabela você vê ícones, funções e nome de cada programa e as extensões de arquivos que cada uma das aplicações que compõem a suíte LibreOffice. E abaixo uma tabela com as informações do Microsoft Office 2010.
Imagem 018
É só fazer a comparação entre as duas imagens. O que cada um faz, e quais extensões manipulam. Sobre a manipulação de arquivos, até a versão 2010, a suíte Microsoft não lida nativamente com as extensões do tipo Open File (arquivo aberto) que é nativo da outra suíte.
No Microsoft Office tem um editor de texto, que é o Word. No LibreOffice ou BrOffice, o programa equivalente é o Write. E assim adiante.
Nos concursos públicos em 2012 tiveram perguntas sobre isto assim:
Em relação aos aplicativos dos pacotes Microsoft Office e BrOffice.org, assinale a opção correta.
  • a) Em uma caixa de texto, no aplicativo Excel 2010, é possível inserir ilustrações, gráficos e realizar operação matemática via fórmula ou função.
  • b) No aplicativo Word do pacote Microsoft Office, para alterar o espaço entre a margem esquerda e o início de um parágrafo, é necessário utilizar os elementos de ajuste disponíveis na régua horizontal.
  • c) Documentos criados com as versões 2007 e 2010 do aplicativo PowerPoint podem ser abertos por versões anteriores desse programa, caso seja instalado um conversor adequado, fornecido pela Microsoft, ou os documentos sejam salvos com extensão compatível com as versões anteriores.
  • d) No aplicativo Calc do pacote BrOffice.org, o menu Arquivo apresenta a opção Versões, que, ao ser clicada, substitui o documento atual pela última versão salva.
  • e) Impress é um aplicativo do pacote BrOffice.org que desempenha funções similares às do aplicativo Word do pacote Microsoft Office.

Fonte: http://www.adaobraga.com.br/microsoft-office-e-broffice-ou-libreoffice-sao-equivalentes/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)