domingo, 6 de abril de 2014

Na tela de PCs, tablets e celulares, o estudo do corpo humano ganha novas possibilidades

As TICs podem melhorar diversos processos de aprendizagem. Exemplos de contribuições não faltam, como o uso de blogs e redes sociais para incentivar a produção de textos em alunos ou a utilização de plataformas virtuais para a consolidação de um ambiente de aprendizagem colaborativo. 

Outra grande contribuição das tecnologias para a educação está na possibilidade do aprendizado em qualquer lugar, com a EaD ou o mobile learning (por meio de celulares, tablets etc). Nesse nicho está a proposta do AnatomyLab, um aplicativo para iPhone e iPod Touch que apresenta o corpo humano na tela do celular. 

Utilizando a tecnologia dos dispositivos móveis, esse aplicativo permite que o usuário dê zoom, disseque virtualmente e rotacione as imagens reais do corpo humano disponibilizadas pelo aplicativo. Pode virar um bom aliado para estudantes de anatomia, profissionais de saúde e interessados em geral pelo tema, até porque foi pensando nesse público que pesquisadores da Universidade de Utah desenvolveram o recurso digital. 

Além de disponibilizar as imagens ¬–que exigem estômago, uma vez que são feitas a partir de um cadáver real–, o aplicativo ainda tem boas ferramentas de busca e um breve resumo das informações relativas ao órgão ou tecido selecionado. 


O Google Body Browser é online e gratuito
Os mesmos desenvolvedores do AnatomyLab apresentam também o Real Anatomy, software para Mac e Windows que traz mais de 600 mil imagens reais do corpo humano e áudios com a pronúncia dos órgãos, que podem ser utilizados facilmente em apresentações. 

Outra opção para melhorar as aulas de ciências e biologia é o Google Body Browser. Nesse serviço gratuito oferecido pelo Google, é possível navegar pelo corpo humano sem precisar instalar qualquer programa, basta um navegador compatível (Google Chrome, Mozilla Firefox 4, entre outros). Com um computador conectado à internet, o professor terá acesso às diversas imagens. 



Ficha técnica
Público alvo: interessados em anatomia, profissionais e estudantes da área

Produção: AnatomyLab.com / Google

Endereço online: http://www.anatomylab.com/iphone/ ouhttp://bodybrowser.googlelabs.com/index.html

Distribuição: paga (US$ 9,99) / gratuita

Idioma: inglês

Fonte: https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/na-tela-de-pcs-tablets-e-celulares-o-estudo-do-corpo-humano-ganha-novas-possibilidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)