domingo, 23 de fevereiro de 2014

Laboratório brasileiro investe no Google Class

O Voxar Labs, laboratório do Centro de Informática (CIn) da UFPE, começou a trabalhar com o Google Glass – plataforma computacional vestível em formato de óculos. O dispositivo está sendo utilizado pelo Voxar Labs para o desenvolvimento do projeto de Realidade Aumentada e de interfaces interativas, foco do Laboratório. Com o aperfeiçoamento da tecnologia disponível no Glass, o Voxar Labs pretende fazer com que o usuário do dispositivo possua experiências completas de interatividade.

“Utilizando o Glass como um display see-through, poderemos desenvolver uma nova gama de aplicações de realidade aumentada altamente móveis. O usuário pode estar em qualquer lugar vestindo o Glass e utilizando a aplicação de realidade aumentada de acordo com as suas necessidades, e com as mãos livres sem precisar segurar nenhum dispositivo adicional”, afirma  a professora do CIn/UFPE, Verônica Teichrieb.

“Toda aplicação de realidade aumentada prevê que o usuário está em um ambiente real qualquer e pode necessitar de informações adicionais que não estão facilmente disponíveis naquele local. O Glass pode ser utilizado como meio de visualização para realidade aumentada, facilitando a realização de tarefas e ajudando na tomada de decisão, por exemplo”, completa. Mais informações estão disponíveis no site do Voxar Labs: http://www.cin.ufpe.br/~voxarlabs/GoogleGlass.html.

A realidade aumentada está entrando no dia a dia da tecnologia. Segundo Gartner, essa tecnologia que aproxima o mundo real do virtual pode fornecer aos negócios a capacidade de promover e facilitar a inovação à medida que habilita a tomada de decisões em tempo real por meio da visualização de conteúdos e criação de protótipos virtuais.

Assim, informações em tempo real em forma de texto, gráficos, áudio, entre outras, podem ser integradas a objetos, conforme explica o analista Tuong Huy Nguyen. Segundo ainda o analista, a realidade aumentada permite melhorar e otimizar o uso de tecnologias como mobilidade, localização, conteúdos 3D e tecnologias de imagem e reconhecimento especialmente no ambiente móvel, uma vez que o suporte de instrumentos digitais aos usuários pode prover respostas mais rápidas.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35816&sid=3#.UwJ10vldVqA

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