quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Capacitar com Wikis

capacitar com wikis Empower com WikisBy Google Translate

"Imagine um mundo em que cada ser humano pode compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. Esse é o nosso compromisso "( Wikimedia Foundation ).
Wiki meio rápido
220px Ward Cunningham Commons 1 Empower com Wikis
Wiki significa rápido em havaiano. O wiki foi criado por Ward Cunningham em 1994 e instalado na Internet em 1995.O exemplo mais famoso de um Wiki é a Wikipédia, uma extensa encylopedia on-line que permite que qualquer pessoa para adicionar e editar suas entradas.Wikipedia vem em multi-idiomas e tem mais de 4 milhões de artigos. Foi fundada por James Wales . No entanto, o conteúdo do Wikipedia está em curso.
Ensinar a Wiki 
I facilitou cerca de 15 cursos de formação de professores sobre como editar um wiki e criar recursos educacionais abertos, tais como planos de aula, WebQuests e cursos gratuitos no Wikieducator 2008-2010. O processo de ensino e edição de um wikimedia foi muito estimulante, porque eu era capaz de aprender com e para todos os participantes.
O Caminho Wiki
A maneira wiki significa colaborar e aprender juntos. Somos aprendizes sociais e ficar animado quando podemos participar de conversas que nos permitem compartilhar informações. A popularidade da Wikipedia e outros wikis são evidentes. De acordo com estudos realizados pelo Dr. Jonah Berger (ver Contagious), as pessoas gostam de compartilhar histórias, notícias e informações com aqueles que os rodeiam. Estudos de Berger mostra que as pessoas usam "mais de 16 mil palavras por dia e cada hora, há mais de 100 milhões de conversas sobre ... coisas que os fazem parecer bem aos outros" (Contagious, p. 33).
wikimedias Empower com Wikis
Wikis para Pessoal e Collaborative Learning Environments
Em 04 de setembro de 2013, eu dei uma aula de formação de professores em Wikis  (clique na palavra hiperlink para obter a gravação). Wiki pode ser usado para ambientes de aprendizagem pessoais e profissionais (PLE) e para ambientes de aprendizagem colaborativa (gos). Existem muitos tipos de Wikis (Wikispaces, PBworks e Wikimedia). O apresentador focado em suas experiências com Wikispaces e Wikieducator.
Wikis para Aprender
Wikis são uma ótima maneira de aprender juntos. Tenho vindo a utilizar wikis para envolver os alunos na aprendizagem colaborativa. Cada um de nós tem algo a oferecer. Nós todos sabemos que algo que pode ser de interesse para os outros por que não adicioná-lo a um ambiente de aprendizagem coletiva, um documento ou um wiki, onde todos podem contribuir. Conhecimento é poder e, juntos, possamos ser mais poderoso do que os indivíduos.

Iniciar um Wiki
Qualquer pessoa pode agora iniciar a sua própria wiki e convidar outras pessoas e mantê-lo para armazenar informações. Eu recomendo os três sites wiki seguintes (clique na palavra para acessar o site da wiki):
Wiki vs Blogs
Wikis são superiores aos blogs. Wikis oferecem uma maneira eficaz de se conectar com membros de organizações de colaboração. Os membros podem interagir na wiki. Eles também podem receber apoio, que incluem Perguntas Frequentes (FAQ) sobre a empresa, um produto, ou fazer sugestões. Um wiki permite que todos possam iniciar ou adicionar a uma página em vez de simplesmente adicionando comentários, como em um blog.

Misturando e lançando Classes
professores podem agora dar uma livre  curso de desenvolvimento profissional sobre como integrar tecnologias web para totalmente on-line, misturado, e capotou classe. O curso inclui participantes de todo o mundo. Os destaques do curso está blogando e utilizando Wikis para o ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)