quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Wikipédia como recurso nas universidades

Funiber wikipedia universidades

Enciclopédia livre que nasceu em meio à desconfiança de professores hoje é considerada uma aliada de objetivos docentes

Há 15 anos nasceu Wikipédia, a enciclopédia virtual cujo conteúdo é elaborado de forma livre e coletiva entre os seus usuários. No início, seu uso gerou muita desconfiança entre os professores, que estavam acostumados a trabalhar com informações retiradas de livros ou enciclopédias físicas, as quais usufruíam de prestígio e reconhecimento acadêmico.
A grande questão de aceitar as informações da Wikipédia como referências era a dúvida respeito à sua fiabilidade, aliada à inexistência da figura concreta de editor, que pudesse controlar os conteúdos publicados. Por isso, durante muitos anos a Wikipédia foi ignorada ou desprezada em sala de aula, em sentido contrário ao caminho dos alunos, que passaram a utilizá-la de forma cada vez mais frequente.
Mudança
De acordo com Eduard Aibar, coautor do Guía de Buenas Prácticas para el uso docente de Wikipedia en la Universidad, “as coisas mudaram nos últimos anos e agora inclusive existe uma minoria crescente de professores que, ao invés de ignorar o uso intensivo da Wikipédia por parte dos alunos, passaram a utilizá-la como uma ferramenta para realizar atividades docentes nas aulas“.
Para medir essa transformação e conhecer mais sobre os usos reais da Wikipédia feitos pelos professores, foi realizado um estudo com 3.000 docentes. E a resposta foi surpreendente: a maioria deles é usuária frequentequase tanto como os estudante, só que esta informação normalmente não é revelada.
Grande parte dos entrevistados estimula os alunos a melhorarem as entradas da Wikipédia e a escreverem eles mesmos novos artigos, sobre algum tema relacionado à matéria. O maior estímulo é ver que, ao publicar na Wikipédia, os seus trabalhos ganham transcendência e não ficam guardados no computador ou restritos às atividades em sala.
Aibar defende também que, ao preparar um novo artigo para a Wikipédia, os alunostrabalham competências básicas, como “a capacidade de síntese, de informar-se bem antes de escrever, de consultar muitas fontes de informação e de aprender a se comunicar com um público general”.
Por isso, ao invés de olhar a Wikipédia com desconfiança, Aibar propõe que os docentes tentem utilizá-la como uma ferramenta para alcançar os objetivos docentes. Com a colaboração da comunidade de “wikipedistas”, que faz um controle constante sobre o que é publicado, há um ambiente propício para a elaboração de artigos de qualidade.
O uso de plataformas de conhecimento colaborativo tende a aumentar nos próximos anos. P
Foto: Todos os direitos reservados

Fonte: http://blogs.funiber.org/pt/formacao-professores/2016/01/21/funiber-wikipedia-recurso-universidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)