sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Diretores de escolas: entre a gestão e a liderança pedagógica


Funiber diretores

Pesquisador do Instituto de Estudos Peruanos apresenta um retrato da realidade dos diretores, que se dividem entre a tarefa administrativa e a liderança escolar.

O dia a dia dos diretores da maioria das escolas da América Latina é caracterizado por um descompasso entre a liderança pedagógica, presente no discurso, e as tarefas administrativas, necessárias ao bom funcionamento da gestão educativa.
Ricardo Cuenca, diretor e pesquisador do Instituto de Estudos Peruanos (IEP), falou sobre este tema em uma conferência no Seminário Internacional Liderança e Inovação na Educação, realizado em São Paulo em setembro deste ano.
Apesar de haver aumentado a ideia de liderança pedagógica por parte dos diretores nos últimos anos, Ricardo Cuenca afirma que na América Latina este novo papel ainda disputa espaço com uma ideia antiga, que limita a atuação do diretor à gestão de documentos e rotinas administrativas.
De acordo com Estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) apresentados por Cuenca, o diretor é considerado como um dos fatores mais importantes para o êxito da escola. Mas a prática é diferente e, longe de exercer um papel de liderança, mais da metade do trabalho realizado pelos diretores latino-americanos – e estabelecido em normas – ainda é de caráter administrativo. Além disso, há poucas políticas de formação específicas para esses profissionais, não há representação sindical específica nem plano de carreira e escalas salariais.
Para que esta situação mude, o pesquisador sugere a adoção de uma liderança distribuída entre diretores e gestores, acompanhada de uma redefinição do papel do diretor a partir da realidade e dos instrumentos presentes no dia a dia das escolas.
Durante a conferência, Cuenca indicou ainda qual seria o perfil geral dos diretores de escolas da América Latina, de acordo com dados da UNESCO:
– Tem 47 anos de idade, em média
– Está no cargo há 9,8 anos
– É mulher (62,5%)
– Trabalha em área urbana (56,6%)
– Trabalha em escola pública (71,6%, com exceção do Chile)

Fonte: http://blogs.funiber.org/pt/formacao-professores/2015/12/11/funiber-diretores-escolas-entre-gestao-lideranca-pedagogica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)