terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Renda será Critério de Desempate no Sisu 2016

Renda Sisu 2016: O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma nova regra de renda do Sisu 2016 – Sistema de Seleção Unificada. A partir da próxima edição do programa, a renda familiar será utilizada como um dos critérios de desempates nos processos de seleção do Sistema que permite o acesso às universidades federais do Brasil.
A Lei nº 13.184, sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 04 deste mês de novembro, já está em vigor e prevê o rendimento familiar mensal como um novo critério de desempate para o processo seletivo do Sisu 2016 e anos seguintes. Segundo a notícia publicada no site oficial do MEC, a nova Lei é originada do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 174/2005.

Renda Sisu 2016: novo critério de desempate nos processos seletivos

INSCRIÇÕES SISU 2016
INSCRIÇÕES SISU 2016
Quem fizer a inscrição do Sisu 2016estará concorrendo a vagas em cursos superiores de diversas universidades federais do país. O primeiro critério de desempate é a nota do candidato no Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. A partir de agora, no entanto, o estudante com renda familiar inferior a dez salários mínimos terá a preferência na seleção.
O novo critério ainda prevê que, persistindo o empate entre candidatos com renda menor do que os dez salários, quem comprovar menor rendimento familiar continuará com a preferência. É sempre importante ressaltar a importância de prestar informações fidedignas durante as inscrições, visto que o candidato é o único responsável por tudo o que informa e o MEC tem total direito de exigir todos os documentos necessários para comprovar a veracidade das situações.
Até 2016, todas as instituições federais de educação superior e de educação profissional e tecnológica, que utilizam o Sisu em seus processos de seleção, serão obrigadas a oferecer 50% de suas vagas aos candidatos que concluíram integralmente o ensino médio em escolas da rede pública. Tudo isso em cumprimento à Lei de Cotas, nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que previa a separação gradual de vagas desde o referido ano, elevando gradativamente até completar a exigência máxima dos 50% em 2016.
Metade das vagas reservadas devem, obrigatoriamente, ser destinadas a candidatos com renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 salário mínimo por pessoa. Ainda, a distribuição das vagas precisa respeitar as proporções de pretos, pardos e indígenas da população no estado em questão.
O resultado do Enem 2015 deverá ser publicado no fim de dezembro ou no início de janeiro. A partir daí os candidatos já terão a oportunidade de consultar as vagas do Sisu 2016 em todos os cursos e instituições disponíveis.

período de inscrições do Sisu 2016 primeiro semestre deverá ter início em meados de janeiro, com término previsto para o fim do mesmo mês. Os resultados serão divulgados, provavelmente, a partir do início de fevereiro.
Fonte: http://www.sisu2016.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)