sexta-feira, 4 de setembro de 2015

EaD: o futuro da educação é agora


O ensino a distância se destaca cada vez mais como uma opção prática a quem precisa conciliar estudo e trabalho. Saiba mais sobre este recurso que fortalece a noção de formação contínua e une tecnologia, autonomia e conhecimento


Frequentar uma instituição de ensino e estudar sem estar fisicamente presente é possível hoje graças à evolução das tecnologias de informação e comunicação (TICs). A Educação a Distância (EaD) surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podem frequentar um curso de forma presencial. Atento à ampliação do conceito de EaD, o Pense Empregos oferece neste espaço um canal sobre o tema, com cursos, notícias e perspectivas educativas, pois o conhecimento e o aprendizado constantes são cada vez mais importantes na vida das pessoas e das empresas.EaD
A EaD é um recurso que contempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do aluno, uma peça-chave do processo de aprendizagem. O aluno possui neste processo um papel fundamental, pois o professor apenas o orienta em sua aprendizagem. O aluno é quem escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais. Não é necessário nem que o professor ou o aluno estejam presentes em um local específico: a formação acontece por meio de dispositivos que fornecem o material didático, tais como CD-ROM ou o ambiente virtual. A correção e o acompanhamento do aprendizado do estudante são feitos através da Internet, em plataformas específicas ou mesmo por e-mail. No entanto, a avaliação pode requerer a presença do aluno em alguns casos.
No ensino à distância, a comunicação é realizada através de múltiplas vias e a tecnologia é uma aliada para ampliar e superar limites de tempo e espaço. A comunicação e os estudos se dão por teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, blogs, plataformas virtuais específicas, enfim, em um ambiente multimídia que possibilita a interação entre alunos e professores.
Mas o simples uso de tecnologias avançadas não garante um ensino de qualidade: a metodologia e as estratégias de ensino devem incorporar o potencial de informação da Internet. A educação deixa, assim, de ser concebida como um processo de transferência de informações para ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno. Na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina.
A EaD também fortalece a noção de educação contínua ou continuada, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre. A teoria é aliada à prática, e a reflexão sobre as próprias experiências ampliam os horizontes e as possibilidades.

Cada vez mais, a EaD se destaca como um caminho estratégico que vai trazer transformações profundas na educação. É, ainda, uma opção prática, afinada com os novos tempos, para fomentar o crescimento profissional, conciliando estudo e trabalho. Baseada nos quatro pilares da Educação do Século XXI, publicados pela Unesco (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser), a EaD se estabeleceu para ficar, e é vista hoje não apenas como modalidade de ensino, mas como o próprio futuro da educação no Brasil e no mundo.

Fonte: http://revista.penseempregos.com.br/noticia/2012/01/ead-o-futuro-da-educacao-e-agora-3618452.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)