terça-feira, 14 de outubro de 2014

Professores dão 11 dicas para se dar bem em provas dissertativas

Dica prova

Em provas dissertativas, nenhuma resposta é dada como opção e a única alternativa é confiar no próprio aprendizado, estudo, dedicação. Como afirma a coordenadora pedagógica do curso Objetivo Vera Lúcia da Costa Antunes, “é uma luta, o desempenho tem que ser o melhor. Por muito pouco, um candidato está dentro ou fora da briga”. Confira 11 dicas de professores dos cursinhos Anglo, Objetivo e Etapa para realizar uma prova dissertativa com segurança:

  
1. Leia com atenção cada questão e direcione a resposta para o que está realmente sendo perguntado. “Se a pergunta é qual é o nome, a resposta deve ser o nome, se é identifique tal coisa, a resposta deve ser uma identificação. Não adianta escrever mais ou escrever aquilo que não foi questionado”, diz Vera Lúcia.


2. Seja objetivo e conciso, o que não significa ser lacônico. “Não adianta nada ficar enchendo linguiça, mas também não se deve dar respostas muito secas. Deve-se achar um meio termo, que demonstre conhecimento sobre o tema de maneira prática mesmo”, afirma Alberto Francisco do Nascimento.
  
3. Utilize apenas o espaço destinado para cada resposta. “Nada de desenhar flechinha com vide verso ou continua ou qualquer coisa do gênero. O espaço é suficiente e nenhum corretor vai ficar fazendo malabarismos para encontrar a resposta completa”, reitera Vera Lúcia.

 4. Capriche na letra e nos números. Pode ser bastão ou cursiva, “feia ou bonita”, o que importa é que seja facilmente compreendida. “Ninguém vai ficar decifrando nada. Não adianta inventar também, querer usar um tipo de letra com o qual não se está acostumado bem no dia da prova”, lembra Edmilson Motta.
  
5. Não fique preso a uma questão que você não sabe. A média de tempo por questão não deve ultrapassar 10 minutos. “Não conseguiu resolver, passe para outra. Muitas vezes o aluno deixa de resolver questões mais fáceis porque não teve tempo nem de vê-las na prova”, comenta Edmilson.
  
6. Evite fazer rascunho. “É correr risco demais. Nesta etapa, as provas são trabalhosas demais. A da Unicamp, por exemplo, é longa, sempre traz mais de um item por questão. A melhor solução é treinar bastante em casa e tentar resolver questões como se estivesse fazendo mesmo um vestibular. Isso evita imprevistos e riscos”, diz Vera Lúcia.
  
7. Eventuais erros de português não comprometem notas nas questões de ciências exatas, como química, física, matemática, por exemplo. “O foco do corretor não é esse. Se o candidato cometeu um deslize aqui ou ali de ortografia mas acertou a questão, é o que importa”, diz Alberto do Nascimento.
  
8. Invista no estudo de matérias que você não gosta. “É óbvio que não é o que os alunos mais gostam de fazer mas, na maioria das vezes, essas matérias acabam sendo decisivas nos vestibulares, já que as provas hoje são cada vez menos específicas. As questões de exatas para quem presta humanas, por exemplo, podem ser o grande diferencial na concorrência”, explica Edmilson Motta.
  
9. Busque informações nos sites das universidades. Sempre há dicas, questões de vestibulares anteriores e outras curiosidades. “O da Unicamp tem até uma seção de respostas esperadas pela banca. Dá para se ter uma ideia da expectativa dos corretores”, indica Alberto do Nascimento.
  
10. Continue estudando. Mas estude para aprender e não apenas com o objetivo de passar. “Resolva provas anteriores, faça redações, tire dúvidas, utilize professores, plantonistas. Faça bom uso desses recursos, pois ainda dá tempo”, recomenda Vera Lúcia.

 11. E por fim, lembre-se: 10 é uma nota quase inexistente no vestibular. “Estude. Dedique-se. Confie. Mas não queira saber tudo, pois ninguém sabe”, lembra Alberto do Nascimento.

Evite erros comuns de português na hora de redigir uma redação


Ser coerente e saber argumentar é essencial para escrever um bom texto. Para a maioria dos estudantes a maior dificuldade na hora de fazer uma redação e evitar erros gramaticais.
Confira os erros mais comuns e evite-os:
1)Dificuldade na utilização de mau email : mau é posto de bom e mal e o oposto de bem. Quando tiver duvida em qual utilizar, troque a palavra pelo seu oposto e veja qual se encaixa melhor.
2)Pleonasmo: não deve ser utilizado há e atrás na mesma frase. Criar e novas também trazem a mesma ideia, então o correto seria apenas uma das duas nos exemplos citados acima.
3)Regência: implicar e transitivo direto no sentido de acarretar. Não pode ser utilizado da seguinte forma: “Desigualdade social implica em desemprego.” Para evitar esses e outros erros, a dica e ler muito e também treinar a escrita.


Fonte.: Uol http://www.preabsoluto.com.br/professores-dao-11-dicas-para-se-dar-bem-em-provas-dissertativas
e http://www.preabsoluto.com.br/evite-erros-comuns-de-portugues-na-hora-de-redigir-uma-redacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)