segunda-feira, 21 de abril de 2014

Microsoft Office vs. LibreOffice vs. Google Docs

Descubra quem vence esta batalha e qual a melhor opção!
Comparar os pacotes de aplicativos para escritório Microsoft Office 2010 Em português Ouro No ranking semanalLibreOffice Em português No ranking semanal e Google Docs pode parecer uma heresia, dado a verba investida em alguns deles e o próprio foco de cada uma destas ferramentas. Mesmo assim, é inevitável se questionar sobre qual delas é de fato a melhor opção nos assuntos que precisamos no dia a dia. E estamos aqui, nesta matéria, para provar que é possível comparar os 3 pacotes de forma racional e produtiva.
Diante da grande quantidade de ferramentas presentes nos três pacotes, o comparativo será voltado aos programas mais usados, que são os editores de textos e planilhas eletrônicas.

Os concorrentes

Microsoft Office - Word e Excel

Efeitos e edição de imagens em questão de segundos
O pacote de ferramentas de escritório da Microsoft é considerado referência no assunto, principalmente pela grande quantidade de recursos e pela forma prática com que permite a produção de documentos com qualidade profissional. Outro fator de destaque é que suas ferramenas introduziram o polêmico menu Ribbon, responsável por oferecer suas ferramentas em forma de abas, como se o usuário estivesse em um navegador Web.
A grande crítica ao pacote de escritório da Microsoft ainda é o preço de sua licença que, no mundo corporativo, alcança a casa dos milhares de reais. Desde a versão 2007, o consumidor doméstico passou a encontrar preços mais populares, a partir de R$150,00 na versão Student, que traz Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

LibreOffice - Writer e Calc

Tudo o que você precisa para editar seus textos
A história do pacote LibreOffice começa a partir do rompimento de membros da comunidade de desenvolvedores do OpenOffice com o modelo adotado pela Sun (comprada pela Oracle), a então detentora dos direitos da ferramenta de código aberto. Depois desta ruptura, a suíte de programas passou a ter atualizações mais frequentes e ainda mais atenção da comunidade entusiasta de programas open source.
O kit, assim como o OpenOffice, é totalmente gratuito e comumente citado por empresas e orgãos do governo como estratégia para eliminar os custos com a aquisição de licenças para aplicativos de escritórios. Quem costuma prestar concurso, com certeza já se deparou com o LibreOffice ou OpenOffice em meio aos editais, pelo menos em se tratando de órgãos públicos federais.
Sempre existiu um certo preconceito por parte de algumas pessoas com as ferramentas do LibreOffice, principalmente por seu visual meio ultrapassado e por não trazer o peso de uma grande empresa em seu nome. Será que isso realmente afeta a qualidade dos recursos nas tarefas mais comuns do dia a dia?

Google Docs - Documentos e Planilhas

A grande sacada do Google Docs é o conceito de trabalho em nuvem

Este kit de ferramentas para escritório difere das anteriores por oferecer os recursos diretamente pelo navegador. Basta acessar um computador conectado à Internet, ou até mesmo um celular, para conseguir ver e editar documentos, planilhas e apresentações; tudo isso sem qualquer uso de espaço local, pois os arquivos ficam nos servidores do Google.
As ferramentas do pacote se destacam principalmente pelo nível de colaboração remota, que permitem a várias pessoas editar o mesmo documento ao mesmo tempo, sem gerar conflitos ou corromper arquivos; algo comum em compartilhamentos de redes locais. Muitas pessoas já trocaram os pacotes de ferramentas locais pelo Docs, mas será que é possível usá-lo sem recorrer ao Microsoft Office ou LibreOffice?

Qualidades e fraquezas

Google Docs

Compartilhar a edição de um documento é divertido e produtivo
Dentre os 3 pacotes, o mais limitado acaba sendo o Google Docs quanto à quantidade de recursos disponíveis e o próprio poder de edição. Isso acontece, pois suas ferramentas suportam arquivos de no máximo 2 MB; sejam eles criados pelo próprio kit ou importados a partir de outros formatos, como os utilizados pelo Microsoft Office ou LibreOffice.
Principais desvantagens:
  • Não possui adição e personalização avançada de estilos;
  • Faltou um corretor gramatical, tem apenas o ortográfico;
  • Não traz cliparts e formas de desenho mais avançadas;
  • Não permite usar fontes instaladas no PC, apenas podem ser usados modelos hospedados online;
  • Não é possível fazer uma personalização avançada da ferramenta, quanto ao seu funcionamento;
  • Faltou um editor de formulas matemáticas, para simplificar a exibição de símbolos especiais;
  • Gera gráficos simples e apenas em 2D;
  • Não exibe corretamente conteúdo HTML, colado a partir de sites;
  • Faltou poder - planilhas podem ter no máximo 256 colunas e 400 mil células. Edita arquivos de no máximo máximo 2 MB;
  • Depende de conexão com a Internet, podendo sofrer com a interrupção ou baixa qualidade do serviço. Tende a ter um desempenho ruim em conexões mais lentas.
A principal qualidade é o acesso online, que permite ao usuário acessar seus documentos onde quer que esteja; além de usufruir de um compartilhamento eficiente dos arquivos criados.
Principais vantagens:
  • Totalmente gratuito, inclusive para empresas;
  • Edição simultânea de documentos por vários usuários; oferece ainda um sistema de bate-papo rápido durante a edição;
  • Armazena todas as alterações feitas e quem as realizou;
  • Salva os arquivos a cada palavra inserida, evitando perdas;
  • Permite criar formulários de pesquisa, anexados às planilhas, e distribui-los facilmente para preenchimento pela Internet.
A importação e exportação de arquivos pode ser feita tranquilamente e com boa qualidade, dependendo da complexidade do documento. Arquivos repletos de recursos avançados do Word ou Excel, por exemplo, não serão criados ou importados a contento.
O fato de restringir fortemente o tamanho de documentos e planilhas impede a manipulação de arquivos mais extensos; uma barreira importante para consolidar o pacote no mundo corporativo.

LibreOffice

O Calc, do LibreOffice, tem praticamente os mesmos recursos que o Excel
O simples fato de ser um pacote gratuito já merece uma atenção especial, mas as qualidades não param por aí. Se antes ele era visto como um patinho feio (enquanto OpenOffice), agora surge como uma importante alternativa para quem usa Linux e Mac, além do próprio Windows.
Principais desvantagens:
  • Faltou um visual amigável para editar configurações avançadas dos documentos, como estilos, paginação e os próprios ajustes da ferramenta. A aparerência é muito carregada;
  • Menus ultrapassados. A falta de ícones grandes e organizados dificulta a localização dos recursos e opções, como os existentes no Microsoft Office 2007 ou superior;
  • Desenvolvedores não informam ao certo as limitações quanto ao tamanho máximo de arquivos e quantidade de informações. O usuário pode descobrir apenas ao chegar tamanho "X", algo um tanto perigoso;
  • Gráficos, formas e modelos visuais poderiam ser mais atrativos para destacar melhor o conteúdo;
  • Falta de suporte corporativo do desenvolvedor;
  • Estabilidade: a ferramenta costuma apresentar travamentos frequentes. Mesmo não estragando ou corrompendo os arquivos na maioria das vezes, corre-se este risco;
  • Falta de corretor gramatical, traz apenas o ortográfico. Caso queira, o usuário precisa instalar através de plug-in, como o Corretor Gramatical CoGrOO.
Principais vantagens:
  • Gratuito para todos;
  • Compatível com os arquivos do Microsoft Office. Dentre eles, os criados nos formatos DOC, XLS, PPT, DOCX, XLSX, PPTX e dezenas de outros;
  • Atualizações constantes por parte da comunidade de desenvolvedores;
  • Visual clássico - bom para quem ainda não se adaptou ao menu Ribbon, da Microsoft;
  • Código aberto - qualquer pessoa pode ajudar no projeto ou adaptá-lo às suas necessidades, desde que tenha conhecimento de programação ou pague alguém que tenha.
Depois de usar um pouco o visual Ribbon do Microsoft Office, percebemos o quanto é complexo encontrar os recursos no modelo de exibição antigo. Ao invés de recursos e opções mostrados por ícones bem destacados, temos uma cascata de palavras ou um monte de opções em uma única janela, como no caso das configurações avançadas.
Outra fragilidade do aplicativo, desenvolvido sem o apoio de uma grande empresa, é a falta de um suporte técnico rápido. Ao encontrar um problema ou uma dúvida, o usuário precisa enviar uma mensagem no fórum de desenvolvedores (comunidade) e esperar indefinidamente. Lembre-se: contamos apenas com a boa vontade das pessoas que dedicam seu tempo livre ao projeto.
A instabilidade da ferramenta também é preocupante, mas, durante os testes feitos pelo Superdownloads, nem mesmo um documento de 800 páginas foi corrompido. Desta forma, basta apenas manter um bom backup dos arquivos mais importantes para evitar problemas; uma boa alternativa é usar um serviço como Dropbox.

Microsoft Office 2007 ou posterior

Depois que se acostuma com o menu Ribbon, é dificil viver sem ele
O pacote de ferramentas de escritório da Microsoft conta com grandes investimentos para facilitar a vida do usuário, bem como deixar a aparência dos documentos cada vez mais profissional. Com isso, qualquer pessoa (ou quase) pode criar um conteúdo atrativo com apenas alguns cliques do mouse.
Principais desvantagens:
  • Preço alto, principalmente no mundo corporativo;
  • Não trabalha bem com formatos de documentos alternativos, como os do LibreOffice;
  • Cada nova versão lança recursos incompatíveis com as anteriores, exigindo a atualização de todas as licenças já adquiridas ou o uso de licenças novas;
  • Trabalho colaborativo simultâneo, sem um servidor próprio, normalmente causa problemas nos arquivos. A solução é usar o servidor Microsoft Sharepoint, também pago.
Tal como era esperado, a principal desvantagem do Office é o seu preço. Algo compreensivel, tendo em vista que as suas ferramentas são referências em seu ramo de atuação, e dificilmente surgirá alguma que supere as suas funcionalidades.
Principais vantagens:
  • Permite adicionar belos efeitos em imagens e vídeos, tudo em questão de segundos;
  • Produz um ótimo visual para gráficos, textos e formas, sem grandes complicações;
  • Traz um extenso banco de imagens online para uso, os famosos Cliparts;
  • Suporte técnico oferecido pela Microsoft;
  • Suporta arquivos gigantescos: Word pode abrir docs de até 512 MB, enquanto que o Excel suporta planilhas com até 1.048.576 linhas e 16.384 colunas;
  • Menu Ribbon facilita a localização dos recursos, através de abas e ícones.
Diante das vantagens das ferramentas do pacote, seu uso é recomendado para pessoas ou empresas que realmente precisem de documentos com um visual bem elaborado, feitos em pouco tempo. O pacote é recomendável também para aqueles que precisam manipular arquivos extremamente grandes, como planilhas e documentos que passam da casa das milhares de páginas.
Outro beneficio que pesa na hora da escolha, pelo menos no mundo corporativo, é o suporte técnico oferecido pelo desenvolvedor; além de que, por ser referência e o mais usado do mercado, dificilmente uma empresa vai deparar com alguém que não saiba usar pelo menos o básico do pacote. Isso quando a função realmente exige o uso de um editor de textos ou planilhas avançados.

Conclusões

Diante das vantagens e desvantagens apontadas:
  • Microsoft Office 2010 Em português Ouro No ranking semanal - bom para quem está disposto a pagar a licença e realmente precisa de documentos com visual atraente ou manipular de forma estável arquivos realmente monstruosos, em tamanho ou complexidade (no caso das fórmulas em planilhas).
  • LibreOffice Em português No ranking semanal - indicado para quem quer reduzir custos e não precisa de documentos com visual tão bem elaborado, nem editar arquivos realmente grandes. Pode substituir o Microsoft Office tranquilamente, desde que observadas estas condições e que a adoção seja integral (no caso de empresas), por questões de compatibilidade.
  • Google Docs - primeira opção para quem trabalha com documentos e planilhas simples e deseja acessá-los a partir de qualquer lugar, ou trabalhar de forma colaborativa com outras pessoas. Nada de anexar documentos em e-mails ou gerar um monte de arquivos duplicados no HD. Os recursos visuais e de processamento não chegam perto das outras ferramentas, mas este provavelmente ainda não é o seu objetivo.
Com isso, a melhor ferramenta é definida de acordo com as suas necessidades e pelo que você realmente está disposto a pagar por aquilo que precisa. Portanto, não diga coisas inadequadas àquele seu amigo que defende incansavelmente uma das alternativas; talvez, para ele, aquela seja realmente a melhor opção. 
E para você? Qual destas ferramentas supre melhor as suas necessidades? Já passou por uma daquelas estranhas migrações visionárias de uma ferramenta para outra em uma empresa? Compartilhe sua opinião e experiência nos comentários abaixo!

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/microsoft-office-vs-libreoffice-vs-google-docs.html

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