segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Publicações Eletrônicas

Publicações Eletrônicas
Para obter o ISBN é necessário o cadastro na Agência como editor pessoa física ou editor pessoa jurídica (ver link de cadastramento).
Uma publicação eletrônica (livro eletrônico, CD ROM ou disponível na internet) receberá ISBN desde que:
  1. Contenha texto;
  2. Esteja disponível ao público;
  3. Não haja nenhuma intenção de que a publicação seja um recurso continuado
Tais publicações podem ser também compostas de figuras e sons.
Material de link como por exemplo, hipertexto, só será considerado coberto pelo mesmo ISBN se fizer parte da publicação.
NÃO SE ATRIBUI ISBN PARA AS SEGUINTES PUBLICAÇÕES:
  1. Publicações sujeitas a frequentes atualizações e em que seja possível acessar e fazer mudanças quase imediatas, como bancos de dados on-line;
  2. Sites de internet;
  3. Materiais promocionais e propagandas;
  4. Quadros de anúncios;
  5. E-mails e outras correspondências eletrônicas;
  6. Mecanismos de busca;
  7. Jogos;
  8. Documentos pessoais (curriculum ou perfil pessoal);
  9. Agendas / diários / calendários;
  10. Jornais / revistas
SOFTWARE
É atribuído ISBN para identificar um produto de software específico para fins educacionais e instrutivos, como um software de treinamento por computador, contanto que não seja personalizável e que não precise de dados para funcionar. Todos os outros produtos de software, como jogos de computador, não poderão receber ISBN
ATRIBUIÇÃO DE ISBN
  1. Quando uma publicação ou produto específico estiver disponível com um sistema operacional e/ou linguagem de comandos diferentes cada formato em separado receberá um ISBN exclusivo.
  2. Sistemas operacionais e dispositivos de leitura não recebem ISBN.
  3. Quando a publicação ou produto for atualizado, revisado ou alterado e as mudanças forem suficientemente significativas, será considerada uma nova edição e um novo ISBN será atribuído.
  4. Um ISBN deve ser atribuído a um produto de software seja qual for a sua forma física.
  5. Quando os formatos forem diferentes, cada formato receberá seu próprio ISBN. Por exemplo, PDF - HTML - OEB
LOCAL DE EXIBIÇÃO DO ISBN NA PUBLICAÇÃO
  1. Na tela de exibição do título,
  2. Na primeira tela ( CDs, publicações on line )
  3. Na tela de exibições equivalentes.
  4. No caso de filmes educativos/instrutivos e outros vídeos o ISBN aparecerá nos créditos
SOLICITAÇÃO DO NÚMERO DO ISBN É OBRIGATÓRIO:
  1. A Solicitação do ISBN deve ser encaminhada junto com o formulário de Cadastramento;
  2. Preencher todos os campos especificados no formulário, EXCETO, o item 7 (prefixo editorial). Este prefixo será atribuído pela agência ao Editor no ato do cadastro;
  3. Preencher o Código e Tabela de Assuntos;
  4. Enviar a cópia da Folha de Rosto da publicação (modelo abaixo) a ser editada;
  5. O envio do comprovante bancário original (o Editor deverá guardar uma cópia para caso de perda ou extravio);
OBS: As Solicitações enviadas incompletas serão devolvidas.
SOLICITAÇÃO DO ISBN
  1. É obrigatório enviar o formulário de solicitação de ISBN junto com o formulário do cadastramento.
  2. Preencher todos os campos, exceto o item 9 (prefixo editorial). Este prefixo será atribuído pela Agência ao editor no ato do cadastramento.
  3. Preencher o código do campo "Tabela de Assuntos" no formulário (ver abaixo link da tabela para acesso).
  4. É obrigatório o envio da cópia da folha de rosto da obra a ser publicada (modelo abaixo).
  5. Enviar depósito bancário original referente ao serviço do número do ISBN
  6. Não é necessário o envio da boneca do livro.Caso seja enviada, será encaminhada para o Setor de Intercâmbio da Fundação Biblioteca Nacional para ser distribuída como doação para outra instituição.
  7. A Agência solicitará, sempre que necessário, o envio da cópia das 15 primeiras páginas da obra a ser editada ou o envio da obra completa, para análise.
MODELO DA FOLHA DE ROSTO
A folha de rosto de uma publicação deve conter as seguintes informações:
- Autor
- Título e Subtítulo (se houver)
- Edição
- Local
- Nome do Editor
- Ano da publicação
OBS: O ano de edição é o ano no qual a obra será efetivamente publicada.
Este formulário está disponível no formato XLS (EXCEL) para preenchimento (digitação) do mesmo no próprio programa. E também está disponível no formato PDF (Acrobat Reader) as instruções para o preenchimento.
  1. TABELA DOS CÓDIGO DE ASSUNTOS
VALOR DO SERVIÇO DE SOLICITAÇÃO DE NÚMERO DE ISBN(ver dados bancários no link Tabela de Preços)
Atenção
  1. Informamos que assim que o ISBN é atribuído pela Agência aparece automaticamente no site para consulta
  2. Toda documentação deve ser enviada por correio ou entregue na própria Agência.
  3. As documentações enviadas incompletas ou em desacordo com as normas da Agência serão devolvidas ao solicitante por correio para sua regularização.
Livros eletrônicos e ISBNs: ensaio e pontos de ação da Agência Internacional do ISBN
Histórico e ações do ISBN
Desde a sua criação nos últimos anos 60, o propósito do ISBN tem sido facilitar cadeias de abastecimento de livros que, por sua natureza, irão evoluir e criar novas demandas com o passar do tempo. No ambiente digital, tornou-se menos claro como as cadeias de abastecimento irão se desenvolver, e por causa disto, há, entre alguns editores, incertezas quanto ao papel do ISBN neste mercado.
Um dos princípios do ISBN é o de identificar um único produto (ex.: uma edição de um livro). Isto tem facilitado descobertas e aquisições, e possibilitado o comércio eletrônico, a distribuição e a agregação de informações de produtos e informações de relatórios de venda.
A norma padrão do ISBN, ISO 2108, sempre solicita que as diferentes formas de um produto de uma publicação, quando disponibilizadas separadamente, tenham números de ISBN separados.
Quando a norma foi revisada em 2005, tivemos discussões consideráveis sobre o nível apropriado de granularidade para publicações eletrônicas. Ficou acordado que as mesmas regras que tinham sido aplicadas aos livros impressos deveriam ser aplicadas aos livros eletrônicos. A atual edição da norma do ISBN, ISO 2108:2005, diz:
"Cada formato diferente de uma publicação eletrônica (ex.: '.lit', '.pdf', '.html', .pdb') que seja publicada e disponibilizada separadamente deverá ter um número de ISBN separado."
Números de ISBN e livros eletrônicos
Do ponto de vista da Agência Internacional do ISBN, esta regra é tão importante para livros eletrônicos quanto é para os diferentes formatos de livros impressos, especialmente quando os modelos comerciais envolverem parceiros múltiplos. Entre outros benefícios:
a utilização de números de ISBN separados para cada formato garante que o livro eletrônico solicitado seja o correto para o leitor eletrônico do usuário e/ou para a plataforma do software, facilita o comércio eletrônico de livros eletrônicos, particularmente quando formatos múltiplos são vendidos através do mesmo canal. Por exemplo, sem uma identificação única do produto, um varejista ou uma biblioteca que queiram pedir formatos específicos, teriam que adicionar vários campos de metadados adicionais que poderiam requerer um processamento extra de cada link na cadeia de abastecimento, possibilita relatório de vendas do produto em níveis e uso e facilita o gerenciamento dos produtos de livros eletrônicos por editores o ISBN fornece um sistema global confiável que é simples de usar e não envolve novo trabalho de integração para se adequar aos sistemas já existentes
Recomendação da Agência Internacional do ISBN
A Agência Internacional do ISBN continua a recomendar que editores dêem números de ISBN para cada formato de livro eletrônico que estejam separadamente disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)