quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Brasil terá cursos a distância em parceria com os Brics

Cursos de pós-graduação adotarão a língua inglesa e diplomas serão válidos nos cinco países:
O Ministério da Educação publicou hoje, no Diário Oficial da União, o edital para as instituições de ensino superior interessadas em participar do programa de pós-graduação a ser lançado em conjunto pelos países do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Os cursos serão ministrados em língua inglesa, em conjunto com os demais países, e serão híbridos, com parte presencial e parte a distância.
Para participar do edital, é necessário que a instituição tenha pontuação 6 ou 7 pelos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que reduz o grupo de possíveis participantes, no Brasil, a cerca de sessenta instituições públicas e privadas. Elas serão convidadas a participar, segundo o ministro Aloizio Mercadante.
Ele afirmou que o projeto será prioritário: “Teremos o compromisso de mais alto nível desses programas e os diplomas serão emitidos em regime de cotutela, ou seja, serão válidos nos cinco países. O Ministério da Educação dará prioridade a este programa, tratando-o como estratégico.”
O Brasil já enviou estudantes à China e à Índia por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, porém o relacionamento acadêmico com os Brics ainda é precário.
Os mestrados e doutorados serão oferecidos em seis áreas: economia, energia, tecnologia da informação e segurança da informação; mudança climática e efeito estufa, estudos sobre o Brics e recursos hídricos e poluição. Para cada uma delas serão oferecidas dez bolsas de doutorado e dez de mestrado, e os estudantes terão dois orientadores, um brasileiro e um estrangeiro.
A seleção dos programas ocorrerá até o fim de fevereiro de 2016. A inscrição das propostas deve ser feita até 29 de janeiro e o início das atividades está previsto para o mês de março.
Para ler o edital no DO, clique aqui.
Fonte: Acheseucurso e http://www.ibdin.com.br/?p=6302

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)