segunda-feira, 19 de maio de 2014

Saiba o que levar em consideração na hora de escolher um tablet

O que é necessário levar em consideração na hora de escolher um tablet e sobre o fim do suporte do Windows XP. Mande suas perguntas na área de comentários do blog.

Tablets- Saiba o que levar em consideração na hora de escolher um tablet

Olá! Pretendo comprar um tablet para estudar para concursos. O iPad possui a tela retina que facilita a leitura e gostaria de saber se aparelhos dos outros concorrentes, como os da Samsung, possuem função parecida.

Amanda Borbahá

Olá, Amanda! Em questão de qualidade em que as imagens e vídeos são exibidos na tela, qualquer modelo de tablet atual atende bem necessidades como ler ou navegar na internet.

Agora, você também precisa levar em consideração as seguintes características:

Peso – Quanto mais leve for o tablet, mais prático será de carregá-lo. Além da vantagem de poder segurá-lo confortavelmente por inúmeras horas.

Tamanho da tela – O tamanho da tela é uma escolha pessoal. Você deve testar os modelos disponíveis e avaliar qual é o tablet que oferece o tamanho de tela mais confortável para a leitura.

Sensibilidade da tela – A sensibilidade da tela está relacionada diretamente à experiência de uso que o tablet irá lhe proporcionar. Existem alguns modelos de baixo custo que apresentam tela com pouca sensibilidade, o que pode se tornar um limitador no seu uso, além de tornar a experiência frustrante.

Capacidade de processamento e memória RAM – Embora o seu objetivo seja usar o tablet para leitura, é preciso levar em consideração qual é o hardware do dispositivo, pois é provável que você não irá restringir o seu uso apenas para visualizar documentos no formato digital padrão. Os documentos no formato PDF, dependendo da maneira que foram criados, podem ser muito grandes e ocasionar travamento enquanto você estiver navegando entre as suas páginas. O resultado disso será uma péssima experiência de uso.

Conectividade – Todos os modelos possuem conexão com a internet através da rede Wi-Fi, porém nem todos permitem usar um plano de dados de internet móvel. Se você optar por um modelo que ofereça suporte ao 3G, é preciso levar em consideração o custo adicional e a disponibilidade de sinal nos principais lugares que você irá acessar a internet. Mas se o objetivo principal é somente leitura, um tablet sem suporte a internet 3G irá atender a sua necessidade.

Autonomia da bateria – O emprego do tablet como ferramenta de auxílio aos estudos se torna ainda melhor se ele consegue ficar o máximo de horas possível longe da tomada. Por isso, observe esse detalhe nas especificações técnicas do produto.

Capacidade de armazenamento – Se você for utilizar o tablet também para armazenar e reproduzir vídeo-aulas, o mínimo é que ele possua pelo menos 16GB de espaço livre. O ideal é 32GB ou mais. Alguns modelos de tablet permitem a adição de cartão de memória, se você precisar ainda mais de espaço.

Durabilidade – É importante sentir a “pegada” do tablet, pois alguns modelos podem atender a todos os requisitos mencionados acima, mas ter uma construção frágil. Isso pode reduzir a vida útil do dispositivo, principalmente se você transportá-lo com frequência.

>>> Dúvida sobre o fim do suporte do Windows XP

"A solução paliativa é recorrer a outros navegadores, como Google Chrome ou Mozilla Firefox, porém não existe garantia alguma de que esses navegadores permanecerão recebendo atualizações regulares pelos seus desenvolvedores" - Que ameaça idiota. Você está ameaçando o usuário da possibilidade de sofrer com os outros o quer a Microsoft já fez com ele. Quem não estará mais dando atualizações regulares é a Microsoft.

Sandro Múciohá

Olá, Sandro!

É da responsabilidade da Microsoft disponibilizar as atualizações, porém no momento em que o sistema operacional fica incompatível com os navegadores mais modernos, além de ser tornar mais vulnerável a ataques de vírus, a tendência é de que muitos sites deixem de ser exibidos corretamente ou, em casos extremos, a navegação fica inviabilizada. Cada desenvolvedor de navegador adota a sua própria política de desenvolvimento. Embora o fim do suporte do Windows seja responsabilidade da Microsoft, a ausência de um navegador de internet compatível com os padrões atuais também é um problema que deve ser levado em consideração.

>>> Windows XP em caixas eletrônicos

Descobri, outro dia, que todos os caixas automáticos dos USA usam Windows XP e que a ficha só caiu quando a Microsoft anunciou que não daria mais suporte, o que mostra a confiabilidade desta versão.

Darci

Olá, Darci! É preciso distinguir o emprego de computadores com o Windows XP instalado. O emprego dessa versão do sistema operacional em caixas de auto atendimento bancário também é realidade aqui no Brasil. Mas é preciso levar em consideração o cenário computacional em que esses equipamentos são utilizados e quais programas são executados. Um terminal de auto atendimento geralmente é conectado a uma rede segura e executa alguns poucos programas específicos que são desenvolvidos pelo próprio departamento de TI do Banco ou adquiridos sob encomenda. Nesse caso, as limitações que irão surgir com a ausência de suporte ao sistema operacional são menores do que se forem comparadas num desktop doméstico.

A decisão de migrar todo o parque de máquinas é estratégica de cada instituição, mas o fato de que muitos equipamentos ainda estejam operando com a versão mais antiga do Windows não serve necessariamente de indicador de confiabilidade do sistema, mas uma escolha individual de migrar rapidamente para um versão com suporte ou não. Também é preciso levar em consideração o alto custo de migração de centenas, se não milhares de computadores e o tempo necessário para a conclusão da migração. Já para um usuário doméstico, o impacto e o custo são muito menores, além de se tornarem indispensáveis justamente devido à sua necessidade de uso.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)