O extrato CNIS se destaca como um dos serviços online mais procurados do INSS. Os segurados podem emitir esse documento pela internet, seguindo apenas alguns passos bem simples. Leia a matéria e veja como fazer a consulta ao extrato CNIS, utilizando o computador, tablet ou smartphone.
Qualquer trabalhador que deseja dar entrada na aposentadoria, ele precisa providenciar o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais. Somente esse documento reúne todos os dados a respeito das contribuições realizadas pelo segurado. O documento também ajuda a fazer o cálculo do benefício corretamente.
O que é o extrato CNIS do INSS?
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é considerado o principal documento do INSS. Ele funciona como uma espécie de relatório, que mostra todos os vínculos que um determinado CPF (Cadastro de Pessoa Física) tem com a Previdência Social.
A consulta online ao extrato CNIS permite verificar informações como nome do empregado, período trabalhado, salário e contribuições do INSS, realizadas por meio do pagamento do GPS. Portanto, é um documento informativo que serve tanto para trabalhador com carteira assinada da iniciativa privada como também para contribuinte individual ou prestador de serviços.
Há, basicamente, duas formas de emitir o extrato CNIS. O segurado pode acessar o portal Meu INSS e gerar o documento, mediante ao cadastro de uma senha na central de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social. Também é possível tirar o extrato direto no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, desde que o segurado seja um correntista.
Como consultar o extrato CNIS pela internet?
O serviço de consulta online ao extrato CNIS foi criado para o segurado do INSS não precisar se dirigir até uma agência e enfrentar fila para atendimento. Até mesmo a criação do login para ter acesso ao relatório pode ser efetuada através da internet.
Veja a seguir o passo a passo para consultar o extrato CNIS pela internet:
1. Acesse o endereço eletrônico www.servicos.inss.gov.br
2. Clique no primeiro tópico da página, ou seja, “Extrato CNIS”
3. O portal abrirá uma nova aba, na qual estará escrito “Essa página precisa de autenticação”. Caso você já tenha uma senha cadastrada no INSS, clique no ícone “fazer login”.
4. O usuário que não possui login deve clicar no espaço destinado ao cadastro de senha.
5. Na sequência, é preciso informar nos campos em branco o número do CPF, o nome completo do segurado, a data de nascimento, o nome da mãe e o estado de nascimento.
6. Após o preenchimento do pequeno formulário, o sistema do INSS exibirá uma mensagem com o número de acesso.
7. O segurado deve telefonar para a Central 135, informar o número de acesso e validar a sua senha para utilizar os serviços online do INSS. Vale ressaltar que o atendimento fica disponível de segunda à sexta-feira, das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).
8. O atendente pode fazer algumas perguntas a respeito do cadastro. Caso as informações sejam divergentes com aquelas que constam no cadastro, será preciso comparecer a uma agência do INSS pessoalmente. Esse procedimento de segurança é adotado como uma forma de evitar fraudes.
9. Somente após a validação da senha é possível acessar o extrato CNIS pela internet.
Emitir o extrato CNIS no banco
Os segurados do INSS, que também são clientes do BB ou da Caixa, podem emitir o extrato CNIS no caixa eletrônico ou via home-banking. Nesse caso, não é preciso gerar uma senha de acesso, basta acessar as opções “Previdência Social”, no Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário”, na Caixa Econômica Federal. Se houver dúvidas, converse com o gerente.
Fonte: http://inss.blog.br/servicos-online/extrato-cnis/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)