sábado, 2 de janeiro de 2016

Banco de Propostas Inovadoras em Avaliação da Educação Básica

Para facilitar o acesso de estudantes de escolas públicas a informações sobre avaliações da educação básica, o Inep criou o Banco de Propostas Inovadoras em Avaliação da Educação Básica.
O Banco de Propostas agrega plataformas on-line gratuitas que permitam o acesso a conteúdo didático e simulado de avaliações da educação básica organizadas pelo Instituto.
O objetivo do banco é disseminar ferramentas, com base no uso de tecnologias da informação, que qualifiquem o acesso de estudantes de escolas públicas a processos inovadores que envolvam as aferições da educação básica do Inep. Além disso, pretende aumentar a participação da comunidade nos processos de avaliação educacional desenvolvidos pelo instituto.
 

Propostas:
 

O portal Geekie Games tem por objetivo dar acesso gratuito ao Geekie Lab, uma plataforma online de aprendizado adaptativo que possibilita que todos os estudantes se preparem para o Enem por meio das ferramentas inovadoras de diagnóstico e estudo personalizado.
A ideia do site é facilitar o acesso às informações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além de entender como o índice foi gerado, o portal permite acompanhar e entender a qualidade da educação brasileira.
 QEdu 

O QEdu é um portal no qual o público irá encontrar informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil.
Fonte: http://portal.inep.gov.br/banco-propostas-inovadoras

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Obras Raras - O "Novo" "Velho"

O Centro de Informação e Biblioteca em Educação – Cibec reúne em seu acervo uma coleção de exemplares de obras raras – abrangendo várias áreas do conhecimento – e obras especiais consideradas de caráter histórico para a Educação.
Saiba mais sobre os critérios de classificação de uma obra em rara ou especial. Clique aqui!
Exposições realizadas
 

FolderTemaPeríodo
-A exposição "Inep 70 anos" conta com obras raras, fotografias e documentos históricos, que lembram os principais fatos marcantes na trajetória do órgão e da educação brasileira.
- Veja a galeria de fotos da exposição
Janeiro a fevereiro de 2007
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XVI Exposição de Obras Raras - Organização do ensino secundário e superior nos Boletins do Inep.
Veja a galeria de fotos da exposição
Novembro a fevereiro de 2005
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XV Exposição de Obras Raras - Organização do ensino primário e normal nos Boletins do Inep.
Veja a galeria de fotos da exposição
Ler notícia
Abril a agosto de 2004
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XIV Exposição de Obras Raras - BalzacAgosto a dezembro de 2003
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Exposição de Obras Especiais - O Negro - Em comemoração ao mês da consciência negra17 a 24 de novembro de 2003
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XIII Exposição de Obras Raras - O Livro e a InformaçãoMaio a Agosto de 2003
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XII Exposição de Obras Raras - Em Marcha para a Democracia09/12/2002 a 09/04/2003
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XI Exposição de Obras Raras - Índios do Brasil01/05/2002 a 31/07/2002
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X Exposição de Obras Raras - Independência do Brasil03/09/2001 a 31/12/2001
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IX Exposição de Obras Raras - O Negro no Brasil02/05/2001 a 31/08/2001
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VIII Exposição de Obras Raras - Homenagem à Mulher01/01/2001 a 12/04/2001
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VII Exposição de Obras Raras - Anísio Teixeira03/07/2000 a 04/01/2001
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VI Exposição de Obras Raras - Brasil 500 Anos14/02/2000 a 14/05/2000
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V Exposição de Obras Raras - Lourenço Filho23/09/1999 a 24/01/2000
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IV Exposição de Obras Raras - J. J. Rousseau01/07/1999 a 31/10/1999
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III Exposição de Obras Raras03/05/1999 a 31/08/1999
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II Exposição de Obras Raras22/02/1999 a 02/07/1999
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Exposição Inaugural da Coleção de Obras Raras26/11/1998 a 31/12/1998
Fonte: http://portal.inep.gov.br/obras-raras

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: 3 PASSOS IMPORTANTES

“Mais tecnologia e computadores”. Esta foi a terceira resposta mais frequente dada por alunos e pais à pergunta sobre fatores que podem melhorar a educação na Pesquisa sobre a Qualidade do Ensino nas Escolas Públicas do Estado de São Paulo, divulgada pela Apeoesp (Sindicato do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) em março de 2014. Para o sindicato, a resposta revela a percepção da dificuldade que a escola tem hoje de gerar interesse e engajamento nos estudantes.
Mas, se há demanda, por que a oferta ainda é insuficiente? A resposta envolve um conjunto de fatores, que vão da capacitação de professores à frustração causada por experiências malsucedidas de adotar a tecnologia pela tecnologia, deixando de lado aspectos pedagógicos importantes.
Independentemente da tecnologia utilizada, é importante que a escola tenha clareza de seu projeto pedagógico, dos objetivos que deseja alcançar e do plano de introdução dos novos recursos. Sem essa clareza, corre-se o risco de criar uma solução simplificada para um processo complexo, que envolve muitas outras variáveis além da tecnologia em si.
Para contribuir com esta transição de forma estruturada e eficiente, listamos 3 passos importantes que vão transformar a tecnologia em sua aliada na sala de aula:

1. MAPEIE AS TECNOLOGIAS

É preciso fazer um mapeamento do que é realmente válido e vai fazer diferença no ensino, trazendo inovação ou facilitando o aprendizado. Muito mais do que analisar os aspectos técnicos e tecnológicos, cabe ao educador entender se a tecnologia foi construída em cima de conceitos pedagógicos coerentes.
Para isso é preciso pesquisar a respeito do que existe no mercado. O MEC (Ministério da Educação) publica anualmente o Guia de Tecnologias Educacionais, que auxilia na decisão de escolha de soluções tecnológicas por parte de escolas de educação básica. O guia inclui várias abordagens do uso da tecnologia: gestão da educação, formação de profissionais da educação, educação inclusiva e portais educacionais. Para mais exemplos, consulte listas como as do UOL e do Canal do Ensino.
Outra estratégia é a troca de ideias com outros professores. O próprio MEC criou um espaço onde esse intercâmbio é possível, o Portal do Professor.

2. PLANEJE CADA PASSO

É necessário consolidar o emprego das novas tecnologias na rotina diária. Por meio do esforço diário e da aplicação consistente em sala de aula, será muito mais fácil atrair a atenção dos seus alunos. A partir do momento em que se pensa sobre o que será ensinado, é importante já incluir no planejamento quais ferramentas serão utilizadas e de que forma. A tecnologia não deve ser usada em um momento isolado ou com horário marcado, mas atrelada ao plano de aula e de forma contínua. A tecnologia não pode ser “enfeite” ou funcionar como atrativo da aula, ela precisa fazer parte do núcleo de propostas pedagógicas que se pretende desenvolver.
Outro aspecto relevante nesse planejamento é compreender que a tecnologia é uma ferramenta e, portanto, não substitui a figura do professor. Antes de levá-la para a sala de aula é importante que o educador compreenda não apenas tecnicamente o recurso, mas as possibilidades pedagógicas que ele permite. O professor pode, por exemplo, ser mais ativo no Facebook do que seus alunos, mas não é a simples atitude de criar uma página online da sala que contribuirá para solucionar o problema de engajamento da classe. Quais são as diretrizes para que os alunos participem na página da sala nas redes sociais? Qual será a frequência de atualização da página? Como ela se integra com o currículo vigente?
vídeo “Tecnologia e Metodologia”, da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), ilustra esta problemática de forma divertida.

3. ANALISE OS RESULTADOS E MELHORE A PARTIR DELES

Várias startups têm uma regra de ouro que pode ser aplicada a outros segmentos: aprender com o que os números revelam. Antes de introduzir a tecnologia na sua escola, é essencial fazer algumas perguntas: qual é o problema que você gostaria que fosse resolvido a partir dessa solução? Quais indicadores vão mostrar que você está no caminho certo? Qual indicador vai comprovar que você atingiu o sucesso pretendido? Qual é o tempo médio que outras escolas ou educadores levaram para atingir esses mesmos resultados?
É importante ter a disciplina de avaliar cada passo do processo de implantação da tecnologia e ter a coragem de alterar a estratégia planejada quando os resultados obtidos não estiverem coerentes com os que você estabeleceu como meta. Baseada em dados concretos essa decisão será mais fácil e, sem dúvida, mais assertiva.
Levar esses passos em conta aumentará a chance de sucesso de projetos de introdução de novas tecnologias na sala de aula. É importante destacar a importância de os professores trocarem experiências nesse processo. Cada um tem conhecimento e constribuições próprios a dar a esse processo. Por meio da interação, todos podem encontrar seus próprios caminhos e superar as dificuldades. Quais dicas você teria para  compartilhar com a gente? Participe e contribua!
Fonte: http://info.geekie.com.br/tecnologia-na-sala-de-aula-3-passos-importantes/

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

IBGE abre concurso público para 600 vagas; organizadora é FGV


São 140 vagas de nível superior e 460 de nível médio.
Os salários vão de R$ 3.319,45 a R$ 9.396,88.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu dois concursos públicos para o total de 600 vagas: 140 vagas para os cargos de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e de tecnologista em informações geográficas e estatísticas, ambos de nível superior de escolaridade, e 460 para técnico em informações geográficas e estatística, de nível médio.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Inscrições
De 4 a 28 de janeiro de 2016
Vagas
600
Salário
De R$ 3.319,45 a R$ 9.396,88
Taxa de inscrição
R$ 49 e R$ 69
Prova
10 e 17 de abril

Nível superior
Para nível superior, são 90 vagas para o cargo de analista e 50 vagas para o cargo de tecnologista.
A seleção contempla aplicação de provas objetivas para todas as áreas de conhecimento dos cargos de analista e de tecnologista; aplicação de prova discursiva para o cargo de analista - área de conhecimento de análise de sistemas/desenvolvimento de sistemas; aplicação de prova prática para o cargo de analista - área de conhecimento de design instrucional e para o cargo de tecnologista - área de conhecimento de programação visual/webdesign.
As vagas para técnico em informações geográficas e estatística são para várias cidades do país.
O total da remuneração bruta para técnico em informações geográficas e estatística poderá chegar a R$ 3.319,45 para os servidores sem gratificação de qualificação, que ocorre de acordo com os cursos que o candidato possuir, e a R$ 4.858,61 para os que possuem cursos de graduação ou pós-graduação, em nível de especialização, mestrado ou doutorado.
As inscrições devem ser feitas de 4 a 28 de janeiro de 2016 pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibge. A taxa é de R$ 69 para os cargos de nível superior e de R$ 49 para nível médio.
Aos candidatos que se declararem negros será reservada a cota de 20% das vagas para cada cargo.
Para o cargo de analista há vagas nas áreas de análise de projetos, análise de sistemas/desenvolvimento de aplicações - web mobile, análise de sistemas/desenvolvimento de sistemas, análise de   sistemas/suporte operacional, análise em biodiversidade, auditoria, ciências contábeis, design instrucional, educação corporativa, engenharia agronômica, engenharia civil, geoprocessamento, jornalismo/redes sociais, orçamento e finanças, planejamento e gestão, processos administrativos disciplinares, recursos humanos - administração de pessoal, recursos humanos -  desenvolvimento de pessoas e recursos materiais e logística.
Para tecnologista, as vagas são em biblioteconomia, economia, engenharia  cartográfica, engenharia  florestal, estatística, geografia e programação visual/web-design.
O total da remuneração bruta poderá chegar a R$ 7.662,49 para os servidores sem titulação, a R$ 8.055,41 para os portadores de certificado de especialização, a R$ 8.448,33 para os portadores de título de mestre e a R$ 9.396,88 para os portadores de título de doutor.
As vagas são para o Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Cuiabá, Florianópolis, Manaus, Macapá, Belém, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre, São Paulo, Goiânia e Salvador.
A prova objetiva para os cargos de analista e tecnologista, exceto analista - área de conhecimento de análise de sistemas/desenvolvimento de sistemas, será realizada no dia 10 de abril de 2016, das 13h às 17h, segundo o horário oficial da cidade de Brasília-DF.
A prova objetiva para o cargo de analista - área de conhecimento de análise de sistemas/desenvolvimento de sistemas será realizada na cidade do Rio de Janeiro no dia 10 de abril de 2016, das 13h às 18h, juntamente com a prova discursiva.
Nível médio
A seleção será feita por meio de prova objetiva, que será no dia 17 de abril, das 13h às 17h.
Inscrições
Os candidatos inscritos realizarão as provas no município no qual optaram por concorrer às vagas.
Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/12/ibge-abre-concurso-publico-para-600-vagas-organizadora-e-fgv.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Nota do Enem: 8 de janeiro ou 27 a 31/12? Confira

As notas do Enem 2015 vão sair no dia 8 de janeiro, segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (24). 
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/12/nota-do-enem-2015-sera-divulgada-no-dia-8-de-janeiro-diz-mec.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

Versus

Segundo a informação que está no Portal do Inep, os resultados individuais do Enem são divulgados 60 dias após a disponibilização do resultado do exame. Como o resultado do exame foi divulgado no 3º dia útil seguinte ao da realização das últimas provas, dia 28 de outubro, é de se esperar que o resultado do Enem 2015 seja divulgado nos próximos dias, mais precisamente entre os dias 27 (domingo) e 31 (quarta-feira) de dezembro de 2015 pois, neste prazo, serão contabilizados mais de 60 dias da divulgação do resultado.

Fonte: http://enem.com.vc/2015/12/16/quando-sera-divulgado-o-resultado-do-enem-2015/

Ministério postou mensagem no Facebook com o 'presente' dos candidatos.
Neste ano, a Justiça afirmou que espelho da redação deve sair com a nota.

As notas do Enem 2015 vão sair no dia 8 de janeiro, segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (24).
Em um post bem humorado publicado no perfil oficial do ministério no Facebook, o MEC confirmou pela primeira vez a data exata de divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até então, a única informação confirmada era a de que as notas sairiam "no início de janeiro".
Na mensagem, o MEC respondeu a diversos questionamentos dos estudantes, que usavam as redes sociais para perguntar sobre a tão esperada data. "Nós entendemos a ansiedade de vocês e não poderíamos passar o Natal sem divulgar a data do resultado do ‪#‎Enem2015‬!", afirma o "post presente" do ministério. "Aproveitem as festas, dia 8 de janeiro está logo ali."
Enem 2015: notas vão sair no dia 8 de janeiro, segundo o MEC (Foto: Reprodução/Facebook)Enem 2015: notas vão sair no dia 8 de janeiro, segundo o MEC (Foto: Reprodução/Facebook)
O Enem 2015 foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro.
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/12/nota-do-enem-2015-sera-divulgada-no-dia-8-de-janeiro-diz-mec.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1
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Resultado do Enem 2015 pode ser divulgado ainda este ano

Muitos estão divulgando na internet que o resultado do Enem 2015 será divulgado apenas em janeiro de 2016, porém, há uma informação no site do Inep que mostra que o resultado pode sim ser divulgado ainda este ano.
Segundo a informação que está no Portal do Inep, os resultados individuais do Enem são divulgados 60 dias após a disponibilização do resultado do exame. Como o resultado do exame foi divulgado no 3º dia útil seguinte ao da realização das últimas provas, dia 28 de outubro, é de se esperar que o resultado do Enem 2015 seja divulgado nos próximos dias, mais precisamente entre os dias 27 (domingo) e 31 (quarta-feira) de dezembro de 2015 pois, neste prazo, serão contabilizados mais de 60 dias da divulgação do resultado.
único meio oficial de consulta às notas do Enem 2015, é no portal do Inep. No site é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha.
Caso você não se lembre da senha, poderá recorrer ao link “Esqueci minha senha”, disponível na própria página. Para a recuperação da senha são exigidos o CPF, a data de nascimento e a forma de envio da nova senha: mensagem de texto (SMS) ou e-mail.

Fonte: http://enem.com.vc/2015/12/16/quando-sera-divulgado-o-resultado-do-enem-2015/

domingo, 27 de dezembro de 2015

Design de Visual Thinking – Abordagem que Liga Idéias a Elementos Visuais

Em nosso ramo de atuação devemos estar sempre ligados no que acontece em termos de tecnologia à fim de adaptarmos a instrução à usabilidade das ferramentas que renovam constantemente.  O Design Visual do Pensamento refere-se a uma abordagem de aprendizagem que liga idéias ou conceitos complexos de elementos visuais, como imagens, mapas mentais, infográficos etc. e é utilizado pelos novos designers instrucionais para criar conteúdos mais significativos, de modo a  representar visualmente as idéias e pensamentos dos alunos durante o processo educacional virtualizado.
Veja alguns dos benefícios do Design de Visual Thinking:
1. Simplifica conceitos complexos.
Um dos benefícios mais significativos do pensamento visual no processo educacional online é que ele pode simplificar processos e idéias mais complicadas. Ao invés de tentar explicar a relação entre dois conceitos, por exemplo, você pode criar um gráfico que compara as informações para o aluno. Assim, o seu público pode receber de imediato as peças-chave de informações em um formato visual, que permite que os seu cérebro processe o conhecimento de forma mais rápida e eficaz.
2. Incentiva os alunos virtuais para organizar ideias-chave.
Pensamento visual (no formato EaD) dá aos alunos a capacidade de organizar seus pensamentos e idéias, sem terem que armazenar cada bit de conhecimento dentro de suas mentes. Eles podem criar uma representação visual da informação que estão adquirindo e usá-las como referência e ferramenta de estudo mais tarde. Ele também permite que assimilem e fixem os seus pensamentos e opiniões sobre um tópico específico, de modo que possam “mergulhar” em todos os aspectos do assunto.
3. Aumenta a retenção de conhecimento.
Quando a informação é apresentada de forma visual, o aluno é muito mais propenso a absorvê-las e guardá-las para uso no mundo real. Isto ocorre devido ao fato de que o seu cérebro é capaz de ver a ligação entre novos conceitos e os conhecimentos aprendidos anteriormente. Eles também podem compreender mais eficazmente a ligação entre os conceitos relacionados, bem como todos os sub-temas que estão associados com a ideia. Por exemplo, eles podem mapear todas as características de um assunto ou de cada passo de uma tarefa relacionada ao trabalho.

Mais adiante postarei algumas dicas de como desenhar o visual thinking. Acompanhe.
Fonte: http://www.ibdin.com.br/?p=6307