Processos Sustentáveis (desambiguação)
Sustentabilidade é o conceito que está na moda, isso se já não cansou os ouvidos e os olhos de muitos. Mas como diversos conceitos, sustentabilidade muitas vezes é entendida como ambientalismo ou uma das variações que chegarão perto do equivocado sentido.
Sustentabilidade está relacionada a processos. Um processo é considerado sustentável quando seu ciclo é fechado, onde seus mecanismos irão promover a manutenção de todo o movimento reduzindo ou eliminando pressões ao meio externo.
Do ponto de vista econômico, a produção é um processo e será sustentável quando puder se manter ao longo dos ciclos sem agredir as outras esferas (social e ambiental) e sem perder eficiência. Daí que sustentabilidade tem a ver com as questões sociais, ambientais e econômicas.
E por que é tão importante que esse ciclo reduza seus impactos no sistema externo? O caminho é uma via de mão dupla, a produção econômica afeta as condições sociais e alteram características ambientais e essas transformações causam impactos no próprio sistema de produção. Portanto, se criarmos um processo que não agrida o meio externo, garantiremos que a vida útil da produção se estenda.
Se a produção não agride o ambiente e nem destrói as condições sociais, excelente para o ambiente e a sociedade. E se os mecanismos da sustentabilidade permitem manter a eficiência do processo de produção e ainda que o mesmo seja prolongado, melhor para a economia.
O desafio é como tornar um processo de produção sustentável. Mas antes de buscar esta resposta é necessário que os preconceitos sobre o assunto sejam eliminados.
Fonte: https://academiaeconomica.com/2012/02/processos-sustentaveis-desambiguacao.html
A
Visão sob a ótica de Processos
Hammer e Champy
(1994):
processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem, ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. Davenport (1994): processo é uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, inputs e outputs claramente identificados, tais atividades são estruturadas com a finalidade de agregar valor aos inputs, resultando em um produto para um cliente. |
Oliveira (1996):
processo é um conjunto de atividades sequenciais que apresentam relação
lógica entre si, com a finalidade de atender e suplantar as necessidades e
expectativas dos clientes externos e internos da empresa. Dicionário
Michaelis: Série de ações sistemáticas visando a certo resultado. Ex: o
processo de fazer vinho. Dicionário Houaiss: modo de fazer alguma coisa;
método, maneira, procedimento.
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Gonçalves (2000)
Processo é qualquer atividade que toma um input, adiciona valor a ele e
fornece um output a um cliente específico. Destaca também a característica de
interfuncionalidade dos processos. A maioria dos processos empresariais,
especialmente os processos-chave ou primários, atravessa as fronteiras das
áreas funcionais da organização.
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Gonçalves (2000)
Pode envolver não só aspectos intraorganizacionais (interação entre os
processos internos da empresa), mas também interorganizacionais (interação
com os processos de outras organizações).
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Gonçalves (2000)
Abordagem alinha-se com a de Porter (1992): em uma organização, a importância
da sua cadeia de valores e do seu sistema de valores para a criação de
vantagem competitiva. A cadeia de valores é definida como o conjunto de
atividades físicas e tecnologicamente distintas através das quais uma empresa
cria um produto valioso para os seus compradores.
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Gonçalves (2000) O
sistema de valores representa a integração da cadeia de valores da
organização com as cadeias de valores dos fornecedores e dos canais de
distribuição.
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José
Ernesto Lima Gonçalves – EAESP/FGV RAE – Revista de Administração de Empresas
– Jan./Mar. 2000 São Paulo, v.40 – n.1, p.6-19
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Adair e Murray
(1996) Processo consiste em um conjunto de tarefas executadas sequencialmente
com a finalidade de gerar um resultado identificável, que pode ser um bem, um
serviço, dados, ou informações O resultado do processo é sempre direcionado a
um cliente – seja ele interno ou externo – que é quem define e avalia esse
resultado.
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Processo consiste em
um conjunto de atividades executadas sequencialmente e que apresentam relação
lógica entre si.
Tais atividades
adicionam valor aos inputs (insumos) do processo, gerando um resultado
identificável sob a forma de bens, serviços ou informações: os outputs.
Seu resultado é
sempre direcionado a um "cliente", seja ele interno ou externo.
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Qualquer atividade,
ou conjunto de atividades, que:
1- toma uma entrada,
2- adiciona valor a
ela e
3- fornece uma saída
a um cliente específico.
Para tanto, os
processos utilizam recursos da organização. As entradas e saídas podem ser
diversas, até informações.
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Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/395939/
O uso do termo "sustentabilidade" difundiu-se rapidamente, incorporando-se ao vocabulário politicamente correto das empresas, dos meios de comunicação de massa, das organizações da sociedade civil, a ponto de se tornar quase uma unanimidade global.
Por outro lado, a abordagem do combate às causas da insustentabilidade parece não avançar no mesmo ritmo, ainda que possa estimular a produção de previsões mais ou menos catastróficas acerca do futuro e aquecer os debates sobre propostas de soluções eventualmente conflitantes.
De todo modo, assim como acontecia antes de 1987, o desenvolvimento dos países continua a ter como principal indicador, o crescimento econômico, traduzido como crescimento da produção ou, se olhado pelo avesso, como crescimento (preponderantemente não sustentável) da exploração de recursos naturais.
As políticas públicas, bem como a ação efetiva dos governos, ainda se norteia basicamente pela crença na possibilidade do crescimento econômico perpétuo e essa crença predomina largamente sobre a tese oposta, o decrescimento econômico, cujas bases foram lançadas no início dos anos 1970, por Nicholas Georgescu-Roegen.12
Segundo Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia 1998:
"Não houve mudança significativa no entendimento dos determinantes do progresso, da prosperidade ou do desenvolvimento. Continuam a ser vistos como resultado direto do desempenho econômico."13