- O que é o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Criado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) possibilita a oferta de vagas em instituições públicas de educação superior a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Quando acontece
O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.
Como funciona
A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.
Etapas para a realização deste serviço
CANAIS DE PRESTAÇÃO
Após a divulgação das notas do Enem 2015, abrem as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas sem precisar fazer vestibular. Em seguida, será possível concorrer a uma bolsa de estudos em faculdade privada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Caso não consiga o ProUni, você poderá ainda tentar um financiamento estudantil a juros baixos pelo FIES.
Veja como fazer para consultar seu desempenho no boletim individual, como é calculada a nota do Exame e o que você poderá fazer com o seu resultado do Enem 2015!
Como descobrir se você foi bem no Enem 2015
Para descobrir se você foi bem no Enem 2015, você deve consultar seu Boletim de Desempenho Individual pela internet, no Portal do Enem, a partir do dia 8 de janeiro de 2016. Consultar a nota é fácil. Basta acessar o site do Exame e inserir alguns dados: CPF, número de inscrição no Exame, nome, data de nascimento e estado onde mora.
O Boletim de Desempenho Individual traz o resultado das cinco provas que compõem o Enem 2015:
- Matemática e suas Tecnologias
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Redação
Ao consultar seu Boletim de Desempenho Individual você fica sabendo se tem nota suficiente para se inscrever e passar em programas como Sisu, ProUni e FIES.
Como é calculada a nota final do Enem
O Enem é composto por 180 questões objetivas divididas em quatro áreas do conhecimento e uma prova de Redação.
É importante você saber que o cálculo da nota final do Exame é bastante complexo. Ele leva em conta diferentes variáveis e não apenas a soma dos acertos. Por isso, a conferência dos gabaritos oficiais das provas pode dar apenas uma ideia do seu desempenho geral. A nota final é que vai determinar o seu resultado.
A correção das provas objetivas considera fatores como o padrão de conhecimento dos participantes, a dificuldade das questões e o desempenho individual comparado aos demais candidatos. Dessa forma, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distintas, dependendo de quais itens estão certos e errados. O modelo de avaliação do Enem, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), também consegue reconhecer os “chutes”.
No caso da Redação, que vale de 0 a 1.000 pontos, a correção exige leitura e avaliação criteriosa de cada texto. Este processo é feito por corretores independentes que consideram cinco competências na execução desta prova, cada uma valendo 200 pontos:
- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
O que fazer com o resultado do Enem 2015
Criado em 1998, o Enem foi reformulado em 2009 e se tornou o maior processo seletivo do país. Um número cada vez maior de instituições de ensino está adotando a nota do Exame como critério para escolha de novos alunos.
Algumas faculdades já deixaram de realizar o vestibular tradicional e passaram a utilizar a nota do Enem como critério único de seleção. Vale muito a pena se preparar bem para as provas!
Veja o que é possível conseguir por meio da nota do Enem:
- Bolsa do Prouni: o Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas integrais e parciais para estudantes de baixa renda em cursos de universidades particulares.
- Vaga na universidade pública: Existem universidades públicas que já substituíram completamente o vestibular pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outras que oferecem uma parte de suas vagas por esse sistema. O Sisu usa a nota do Enem para classificar os candidatos e não tem limite de renda para participar.
- Financiamento para a faculdade privada: O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é uma iniciativa do governo federal que oferece crédito estudantil a juros mais baixos para estudantes que tenham feito o Enem a partir de 2010.
- Certificado de conclusão do Ensino Médio: é preciso marcar esta opção no ato da inscrição e ter 18 anos ou mais na data da prova (quem está matriculado em uma escola regular não precisa pedir o certificado pelo Enem, pois receberá o documento automaticamente, ao se formar no terceiro ano).
Veja também:
Enem 2015
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/18369/1/Resultado-do-Enem-2015/Paacutegina1.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)