quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Educação a Distância Ensina o Cérebro a Aprender Melhor!!



Está demonstrado que sim. As redes sociais podem ser uma ferramenta de TI útil. Elas favorecem o diálogo e a interação, assim como originam comportamentos mais solidários e respeitosos.
Universia Costa Rica revela, em um texto sobre um estudo realizado pela consultora EMarketer, que 1 em cada 5 pessoas no mundo usou alguma rede social pelo menos uma vez este ano. O estudo, que indica, além disso, um crescimento de 14% no número de pessoas que utilizam as redes desde 2012, tem pendente um crescimento quanto ao âmbito educativo.
Redes sociais na educação
Embora muitos pais e professores acreditem que esta ferramenta não é totalmente recomendável para os estudantes, os especialistas fazem um apelo para a inversão desta perspectiva e para o uso destas ferramentas a serviço de um ensino mais didático. Deste modo, tanto os telefones quanto os tabletes e as redes sociais podem ser utilizados na sala de aula para favorecer a criação e a difusão de conteúdos, com os quais estariam sendo promovidos a cooperação, o respeito e a solidariedade, entre muitas outras qualidades.
Muitos de vocês agora mesmo estão pensando nas redes sociais sem nenhuma temática definida e sem nenhum tipo de usuário, como é o exemplo do Twitter ou Facebook, mas existem outros tipos de rede social. Há um amplo leque de possibilidades para escolher, como, por exemplo, a rede profissional ou mista. As redes profissionais são aquelas destinadas a gerar relações profissionais entre os usuários. Ao contrário, as mistas oferecem aos usuários e às empresas um ambiente específico para desenvolver atividades tanto profissionais quanto pessoais, dependendo de seus perfis. Por isto, devemos verificar qual delas pode contribuir mais para a educação.
Quais redes sociais ou plataformas educativas são as que mais podem me beneficiar?
Bem, existem várias, elas evoluíram incluindo novas ferramentas colaborativas, como blogs, chats, fóruns, etc. Mas, entre elas, as plataformas mais famosas são: Edmodo , Schoology ,Course Sites By BlackboardLectrioUdemy , RCampusTwiducateHootcourseMoodle, entre outras.
Por outro lado, não existem apenas redes que se dedicam à educação propriamente entendida como aprendizagem, mas há também aquelas que podem ser úteis para muitas outras coisas, como encontrar trabalho. Existem plataformas, coloquemos como exemplo o Linkedin, que é um site orientado aos negócios, para rede profissional. Através desta rede, é possível investir ações na bolsa de valores e estabelecer contato com profissionais com os quais você tenha relação, entre outras opções. Outro site conhecido é o Infojobs, um site privado de emprego.
Rede de blogs
Por último, através dos blogs, podemos nos beneficiar dos conhecimentos de outros usuários da rede ou escrever o nosso próprio. Há diferentes tipos de blogs, como o blog educativo, composto por materiais, experiências, reflexões e conteúdos didáticos. Estes blogs permitem aos professores a exposição e a comunicação entre diferentes educadores e alunos. Mas não existem apenas blogs educativos; também existem os blogs corporativos e organizacionais. Os blogs corporativos são os que costumam fazer parte de uma estratégia de marketing de conteúdos, com a finalidade de atrair a visita de buscadores e diretórios de Internet para o site da empresa e conseguir clientes interessados em um produto ou serviço.
Por tudo isso, recomenda-se a todo o mundo usá-las não só como entretenimento, mas também como ferramenta didática e profissional.
Por María Reguero

Fontes:


Fonte: http://www.educacao-a-distancia.com/educacao-a-distancia-ensina-o-cerebro-a-aprender-melhor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)