Inscrições do Enem 2016: O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já estuda as melhores datas para serem adotadas no cronograma do próximo Exame Nacional do Ensino Médio. A expectativa é de que o período de inscrição do Enem 2016 tenha início em maio e fique aberto durante 12 dias.
O edital do Enem 2016 será divulgado pelo Inep no mês de abril. No documento, além de todas as regras do Exame, estará disponível o cronograma do período de inscrição, data de aplicação das provas, divulgação dos gabaritos, etc. A expectativa é de que a publicação do edital ocorra em meados do mês de abril e, além disso, não são esperadas muitas mudanças nas regras das provas.
Como se inscrever no Enem 2016?
As inscrições do Enem 2016 terão início às 10h do primeiro dia e permanecerão abertas até às 23h59min do último dia estipulado. A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, na página http://enem.inep.gov.br/. Lembrando que, em todo o processo do Exame, sempre é levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.
Para fazer a inscrição do Enem 2016, o estudante precisa ter em mãos o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade (RG). As outras informações necessárias para efetuar o registro são:
- Endereço de e-mail válido;
- Necessidade de atendimento especializado e/ou específico (se for o caso);
- Pretensão de obter o certificado de conclusão do ensino médio Enem 2016, utilizando a nota no Exame (se for o caso);
- Preenchimento do questionário socioeconômico, com detalhes de informações pessoais e do grupo familiar.
Também é durante o período de inscrição que o candidato escolhe a cidade do local de prova do Enem 2016. Milhares de municípios brasileiros são disponíveis para uma escolha mais cômoda do participante.
Como pedir isenção da taxa nas inscrições do Enem 2016?
A expectativa é de que o valor da taxa de inscrição do Enem 2016 seja mantido em R$ 63,00, que foi o valor cobrado na última edição. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública recebem isenção automática do valor. Candidatos de baixa renda, sem condições de cobrir a quantia, podem declarar carência no Enem 2016, no ato da inscrição, pedindo isenção do pagamento. A declaração de carência é feita mediante preenchimento de um formulário, que deve conter informações fidedignas do participante.
Quem não conseguir isenção deve pagar a taxa dentro do prazo que será estipulado pelo Inep. Todos os candidatos que obedecerem às exigências do edital e se registrarem corretamente terão acesso, via internet, ao cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015. O documento contém informações importantes: horário, local, data das provas, etc.
Assim como vem acontecendo nas últimas edições, as provas do Enem 2016 deverão ser aplicadas no fim de outubro ou início de novembro, nas tardes de sábado e domingo. Ao todo, serão 180 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) e uma redação de caráter dissertativo-argumentativo.
Fonte: http://www.enem2016.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)