Legislação Federal
A Educação a Distância é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/1996, por meio do artigo 80, bem como pelo Decreto nº 5.622/2005, entre outros decretos e portarias. Os órgãos que atuam na regulamentação dessa área são: Presidência da República e Casa Civil, Ministério da Educação, como também Conselho Nacional de Educação.
Portaria nº 4.068/2005-MEC (credencia a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a oferta de cursos superiores a distância).
Decreto nº 5.773/2006 (dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino).
- Resolução nº 1/2001-CNE/CES (estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação).Portaria nº 1/2007-MEC (Calendário de avaliações SINAES 2007/2009).Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007-CNE/Câmara de Educação Superior (estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu)
Pós-Graduação Stricto Sensu
- Resolução nº 1/2001-CNE/CES (estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação).Portaria nº 7/2009-MEC - página 1; Portaria nº 7/2009-MEC - página 2 (dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES) substituída pela Portaria nº 17/2009.Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009-Ministério Público (Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES).
UAB - Universidade Aberta do Brasil
Portaria nº 78 de 14 de abril de 2010-CAPES (Dispõe sobre os Fóruns de Área do Sistema Universidade Aberta do Brasil).
- Portaria nº 79 de 14 de abril de 2010-CAPES (Dispõe sobre os Fóruns Nacional e Regionais de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB).Decreto nº 5.800 de 8 de junho de 2006-UAB (Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB).Instrução nº 01/2011 - DED/CAPES (Dispõe sobre os procedimentos para análise de propostas de articulação/oferta entre IES e polos presenciais para oferta de cursos no âmbito da UAB da diretoria de EAD da CAPES).
Resolução nº 02 - SEAD/UFRGS, de 4 de janeiro de 2012 (Trata dos critérios para manutenção e seleção de tutores na UFRGS).Ofício nº 195/DED-CAPES, de 17 de outubro de 2013 (Esclarece os critérios de admissibilidade da tutoria no sistema UAB). Bolsas
- Lei nº 11.273/2006 (autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica).Lei nº 11.502/2007 (modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e altera Leis que autorizam a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica).Resolução nº 44/2006-FNDE (estabelece orientações e diretrizes para a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes dos cursos e programas de formação
superior, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil). - revogadaResolução nº 49/2006-FNDE (estabelece orientações e diretrizes para a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa para participantes do Pró-Licenciatura).Resolução nº 26/2009-FNDE (estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e execução dos cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES).Portaria nº 01/2009 - CAPES/CNPq (autoriza concessão de adicional para bolsistas produtividade Produtividade em Pesquisa - PQ e de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT do CNPq que atuarem como formadores nos cursos e ações do Plano Nacional de Formação de Professores).Portaria normativa nº 9/2010-CAPES, de 26 de abril de 2010 (Dispõe sobre a concessão de bolsas de estudo em Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu aos estudantes concluintes dos cursos de graduação que obtiveram as melhores
notas no ENADE em 2007 e 2008).Resolução nº 8/ 2010-CD/FNDE, de 30 de abril de 2010 (Altera os incisos I a V do art. 9º, o § 1º do art. 10 e o item 2.4 do Anexo I da Resolução CD/FNDE nº 26/2009, que estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e execução dos cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).Portarias conjuntas nº 1 e 2/2010-CAPES/CNPq (Tratam do acúmulo de bolsas com rendimentos de atividades remuneradas).Ofício circular 060/2010 MEC/SESu/DIFES/CGEG (Trata sobre as bolsas REUNI de Assistência ao Ensino).Portaria nº1/2007-CAPES/CNPq (Trata da autorização para os bolsitas atuarem como tutores).Portaria nº 26/2009-CD/FNDE Anexo I (Manual de atribuições dos bolsistas).Resolução nº 45/2011-CD/FNDE, de 29 de agosto de 2011 (Estabelece diretrizes para o pagamento de bolsas concedidas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e pagas pelo FNDE/MEC a profissionais que atuam em cursos ofertados pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica).Ofício circular 20/2011 - DED/CAPES (Apresenta decisões e ncaminhamentos procedentes do 5° Encontro Nacional de Coordenadores UAB).Ofício circular 21/2011 - DED/CAPES (Complementa informações sobre o vínculo da tutoria do Sistema UAB).Resolução nº 45 CD-FNDE, de 29 de agosto de 2011 (Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa concedidas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) e pagas pelo FNDE/MEC a profissionais que atuam em cursos nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos; educação do campo; educação escolar indígena; educação em áreas remanescentes de quilombos; educação em direitos humanos; educação ambiental e educação especial, ofertados pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (Renafor).Portaria conjunta nº 02 - CAPES/CNPq, de 10 de abril de 2013 (Trata sobre o acúmulo de bolsas e bolsa de Coordenação de Programas de Pós-Graduação).
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