Calcule sua Aposentadoria
Aqui você ou alguém que você conhece pode calcular sua aposentadoria.
Simulador de Aposentadoria do Servidor Público
O Simulador de Aposentadoria do Servidor Público foi desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo inicial de facilitar a auditoria e a fiscalização dos processos de concessão de aposentadoria dos servidores públicos regidos pela Lei nº 8.112/1990.
Contudo, como a ferramenta simula todas as possibilidades de aposentadoria previstas constitucionalmente, a CGU vislumbrou o grande auxílio que o sistema traria a todos os servidores públicos interessados em conhecer as condições de sua aposentadoria, tendo decidido assim ampliar o objetivo inicial e compartilhar o Simulador externamente, inclusive com os servidores públicos estaduais e municipais, também abrangidos pelas Emendas Constitucionais nº 20/1998, 41/2003 e 47/2005.
A CGU esclarece, no entanto, que o relatório gerado pelo Simulador não tem eficácia legal e nem pode ser utilizado como documento para iniciar processo de concessão de aposentadoria, ou de abono de permanência, tratando-se apenas de uma ferramenta que permite ao servidor público verificar as regras constitucionais de aposentadoria e uma data provável, de acordo com os dados incluídos no Simulador, que são de inteira responsabilidade do servidor.
Todos nós deveríamos conhecer nossa Constituição. Ela é o fim e o princípio de tudo em termos de direito. Nada, nunca, pode contrariá-la. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
Não deixe de ler sobre a Semana 5 e 3.
Links interessantes / Importantes:
Para não ter surpresas na hora de se aposentar e para decidir qual o melhor momento de pedir o benefício, o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode usar o simulador da Previdência para fazer uma estimativa do valor da aposentadoria a que tem direito.
Ele precisará de um computador com acesso à internet para acessar, no site www.inss.gov.br, a "Simulação de Cálculo da Renda Mensal". Veja ao lado o passo a passo para utilizar o simulador da Previdência.
O primeiro passo é pedir no INSS um Cnis detalhado, que é o extrato que traz a lista de salários do segurado, explica o advogado Roberto de Carvalho Santos, do site Ieprev (www.ieprev.com.br ). É possível agendar um horário na agência para cadastrar uma senha e verificar o extrato sempre que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)