Receita
para ser um bom tutor:
·
Lidamos com pessoas. Carinho,
consideração e respeito são primordiais.
·
Precisamos saber de onde eles “vieram“ e onde
pretendem “chegar” (objetivos/expectativas) e recordá-los sempre que estejam
cansados ou “desistindo”.
·
Ajuda lembrar como foi ser um
estudante. Mais ainda se já tiver experiência como aluno EaD.
Sugestão: há diversos cursos com
e sem tutoria, gratuitos e de curta duração disponíveis. Aqui tem algumas
dicas:
·
Colocar-se no “lugar” do aluno:
facilitar os processos, dar dicas, exemplos, lembrar as possíveis dificuldades
e alertá-los. Fornecer” estratégias” para ser um bom aluno EaD.
·
Maior contato com outros tutores
para um fortalecimento e criação de espírito de grupo, autoajuda e troca de
ideias e experiências.
·
Sempre deixar bem claro os
horários disponíveis para atendimento online (principalmente se houver
disponibilidade semanal síncrona = Chat).
·
Cada aluno “conquistado”,
“reproduzirá/defenderá” o que o tutor “passa” e haverá aprendizagem
colaborativa e solidária.
·
Sempre responder a todas as
mensagens.
·
Toda dúvida pode ser também de
outros alunos. Montar um arquivo “Dicas” reunindo-as e postar.
·
Lembrar que os momentos de
pausa/lazer/família também são importantes para TODOS.
·
Estar alerta para a importância
de algumas disciplinas para o Relatório de Estágio.
·
Não esquecer de elogiá-los pela
persistência e esforço.
·
Usar o modelo de questionamento
socrático: boas perguntas que fazem com que eles encontrem as respostas por
eles mesmos.
·
Um tutor que incentiva e mostra
que acredita em seus alunos ajuda esses alunos a enfrentar as situações
difíceis e acreditar em si mesmos.
·
Verificar periodicamente o
relatório de suas atividades e de seus alunos.
·
Dedicar algum tempo semanalmente
para ajudar a alguns alunos a darem o seu melhor (com mais dificuldades).
Tem mais dicas? Aceito!!! :)
Cris.
Olá a todos.
ResponderExcluirEstou recebendo boas respostas/colaborações e "repassando" as melhores publicadas nos diversos locais. Assim será de forma colaborativa. :)
Abraços.
Cris.
Dessa vez foi da Gilda Aquino (Linkedin):
"•Corrigir as atividades e avaliações, dar o feedback necessário, em tempo hábil, para que o aluno saiba como está o seu crescimento.
•Elaborar feedbacks no processo avaliativo, conduzindo o aluno a refletir sobre seus erros e acertos, motivando-o a construção e reconstrução do seu próprio conhecimento."