EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
- Blog´s:
www.Blogspot.com
- COIED - “Conferência Online de
Informática Educacional” Portugal – Evento Internacional voltado para TIC´s na
Educação: http://www.coied.com/
- DIIGO - marcador de paginas web onde se
pode trabalhar com grupos de pesquisadores de assuntos afins: www.diigo.com
- Google Doc´s: http://docs.google.com
- Impress – um dos sites que ensinam a
criar apresentações: http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2006/01/16/ult2888u135.jhtm
- LMS – possuem características mais
administrativas, diferem dos PLE -
Ambiente de Aprendizagem Pessoal, que são sistemas que ajudam os alunos a
controlarem e gerenciarem sua própria aprendizagem:
- Machinima - “Máquina” e “Animação” -
permite a educadores, pesquisadores e estudantes criarem filmes e animações em
um ambiente virtual: www.machinima.com
- Mendeley - gerencia referências
bibliográficas e extrai metadados de arquivos PDFs automaticamente: www.mendeley.com
- MEEZ (da PUCRS) – versão alternativa do
SL que pode ser integrado a qualquer AVA que suporte o padrão SCORM, como o
Moodle: http://sites.google.com/site/sleucacional/meez
- Mídias na
Educação (MEC): http://webeduc.mec.gov.br/
- MOOC - “métodos de aprendizagem em
rede”: http://www.mooc.ca/ / Sobre MOOC: http://iliveisl.com/whats-a-mooc/
(traduzido por Google Translator: http://translate.google.com/translate?js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Filiveisl.com%2Fwhats-a-mooc%2F)
/ Exemplo de MOOC: http://cck11.mooc.ca/ http://edfutures.com/
- MOODLE - um dos AVA´s mais utilizados atualmente: http://www.moodle.org.br
- NanoGong –
grava e reproduz voz em página web. Quando a gravação é reproduzida, o usuário
pode acelerar ou desacelerar o som sem alterá-lo: http://gong.ust.hk/nanogong/info_applet.html
- OA´s/OE´sBanco
Internacional de Objetos Educacionais/Objetos de Aprendizagem (MEC) - Objetos
de Aprendizagem – “unidade de instrução/ensino reutilizável”: http://rived.mec.gov.br/
e http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/
exemplo http://www.fisicavivencial.pro.br/
- Pandorga: Ambiente com jogos e programas
de aprendizado. http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=12702936
- Pedagogia
Vivencionista: http://www.vivencionismo.com.br
- PLE - Ambiente de Aprendizagem Pessoal -
sistema que ajuda os alunos a controlarem e gerenciarem sua própria
aprendizagem – diferem dos LMS que
possuem características mais administrativas: http://elgg.org/
- Portal do
Professor (MEC) - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
- Prezi - ferramenta que cria
apresentações online criativas: http://prezi.com
- QIM - Quadro Informativo Multimídia:
- Screencast: http://www.Screencast.com
- Second Life - SL - mundo virtual 3D
utilizado por grandes universidades internacionais em conferências
educacionais, etc / “Second Life é o Google dos Mundos Virtuais” (COIED): http://secondlife.com/
- Sloodle - união do AVA Moodle com o Second Life:
http://www.sloodle.org/moodle/
- Squeak - software/mídia educacional para
criações visuais: http://www.squeak.org
- Softwares Públicos: http://www.softwarepublico.gov.br/ListaSoftwares
- Webquest – Metodologia de pesquisa
orientada: http://www.Webquestbrasil.org/ / Passo-a-passo
nos seguintes endereços: http://Webquest.sp.senac.br/textos/como/#publique-a-Webquest e http://webeduc.mec.gov.br/Webquest/index.php
- Wiki´s: www.Wikispaces.com
P.S. Diversos
sites possuem links para livros com download
gratuito por todo o mundo, principalmente na área de educação (a maioria sob
licença Creative Commons[1]).
http://www.educacaoeciberespaco.net/Blog/?p=2655 e www.dominiopublico.gov.br http://www.livrosgratis.net/ http://livroseafins.com/download-baixar-livros-gratis/
http://www.reidoebook.com/wordpress/
http://www.lendo.org/baixar-livros-gratis-download/
http://www.pdfebooksdownloads.com/Castells-a-era-da-informa%C3%A7%C3%A3o.html
Pandorga
- http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=12702936
O
Pandorga GNU/Linux é uma distribuição educacional criada em 2006 especialmente
para crianças, pré-adolescentes e escolas de ensino infantil e fundamental.
Seu propósito é fazer do laboratório de informática um ambiente de segurança, diversão e aprendizado, com muitos jogos e programas que exercitem a mente sem perder o prazer em estudar.
Querida pelos educadores, pais e alunos, a distribuição educacional Pandorga tem uma trajetória de sucesso, realizações, trabalho e diversão garantida desde o desenvolvedor até o usuário final, os alunos!
Seu propósito é fazer do laboratório de informática um ambiente de segurança, diversão e aprendizado, com muitos jogos e programas que exercitem a mente sem perder o prazer em estudar.
Querida pelos educadores, pais e alunos, a distribuição educacional Pandorga tem uma trajetória de sucesso, realizações, trabalho e diversão garantida desde o desenvolvedor até o usuário final, os alunos!
O i-Educar
é um software de gestão escolar. Centraliza as informações de um sistema
educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade
de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do
servidor público.
O i-Educar foi desenvolvido inicialmente pela
prefeitura de Itajaí-SC e fora disponibilizado como software livre através de
uma parceria tecnológica com a Cobra Tecnologia.
Com o i-Educar é possível controlar todo o cadastro
de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. Funcionalidades
como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas,
suspensões, quadro de horários e relatórios gerenciais são realizados de forma
integrada. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão
de bibliotecas de cada escola.
Ginga é a
camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de
aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de
hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes).
Resultado de anos de pesquisas lideradas pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginga reúne um conjunto de tecnologias
e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais
avançada e, ao mesmo tempo, mais adequada à realidade do país.
O Middleware Ginga pode ser dividido em dois
subsistemas principais, que permitem o desenvolvimento de aplicações seguindo
dois paradigmas de programação diferentes. Dependendo das funcionalidades
requeridas no projeto de cada aplicação, um paradigma possuirá uma melhor
adequação que o outro.
Para
permitir que iniciantes pudessem ter uma ferramenta para criar sons,
representá-los em forma gráfica, escrever músicas e ouvir efeitos sonoros, era
necessário um software voltado para atender estas facilidades.
Este software de edição de partituras é sem similar
mundial. Possui todas as características de um editor de partitura
convencional, acrescido de facilitadores em vários níveis, visando sempre
permitir ao iniciante partir de ações reais, para o mundo técnico da música.
Sistema
de gestão de aprendizagem para Educação a Distância baseado no conceito de
blended learning (uma mistura de aulas a distância com presenciais). O Amadeus
permite ampliar as experiências para diversas plataformas como Internet,
desktop, celulares, PDAs e TV Digital, de forma integrada e consistente,
permitindo a execução de novas estratégias de ensino e de aprendizagem
orientadas por teorias construtivistas ou sócio-interacionista do
desenvolvimento humano.
O
EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de
promover uma integração pedagógica entre computadores e educação utilizando
software livre. O projeto visa a construção de materiais didáticos para
professores e alunos do ensino fundamental que auxiliem na integração das aula
à tecnologia. Também temos como objetivo a construção de oficinas práticas que
serão aplicadas nas escolas tendo como público alvo os professores e pedagogos
da escola.
[1] Creative Commons - organização não
governamental sem fins lucrativos (São Francisco, Califórnia, EUA). Visa
expandir obras criativas disponíveis, através de licenças que permitem a cópia
e compartilhamento. Existem diversas licenças chamadas Creative Commons oriundas
dessa organização.
Fonte: FAJOSES, Zilda Cristina V., G.
Tecnologias de Comunicação e Informação: (Re)Significando Conhecimentos no
Ensino. 2011. 78 f. Monografia (Especialização) TIC´s no Ensino. Universidade
Federal de Juiz de Fora, 2011.
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